2019 está chegando ao fim e as festas de família, da empresa e com os amigos estão se aproximando. E com os eventos surge a dúvida: qual o presente ideal para cada uma dessas pessoas?
Aqui no Nubank, nós temos alguns experts quando o assunto é presentear e encantar alguém. São os nossos xpeers (como nos referimos ao time de atendimento por aqui), conhecidos por enviar surpresas incríveis – os famosos WoWs – para clientes com quem têm uma conexão legal.
Conversamos com alguns deles para entender o que levam em consideração na hora de montar os mimos e tornar a experiência mais marcante.
1. Palavras podem mudar o dia de alguém
Algo que a gente faz aqui no Nubank quando envia um WoW para o cliente é mandar também uma cartinha escrita à mão. Palavras, quando bem ditas e bem escritas, podem mudar o dia de alguém.
“Eu já fiz uma cartinha em formato de berço, porque o filho do cliente tinha acabado de nascer”, conta Max M.
“Escrever à mão é como deixar claro que aquilo foi planejado, e não feito às pressas. Mostra que você dedicou parte do seu tempo para registrar algo”, diz Luiz H. “Escreve uma poesia, música ou um texto”, sugere.
2. Preste atenção na pessoa e nos seus gostos
É claro que os atendimentos e as interações variam. E as pessoas são diferentes também. Mas todos os xpeers concordam que as chances de agradar alguém são maiores quando você presta atenção nos detalhes.
“No meio da conversa, a pessoa sempre acaba comentando algo que diz respeito ao que ela é e/ou gosta de fazer. E é importante ficar atento a isso”, diz a Xpeer Caroline V.
“Uma vez, durante um atendimento, enquanto eu ajudava a cliente que tinha dúvidas quanto ao parcelamento da sua fatura, ela comentou que estava guardando dinheiro para fazer uma tatuagem”, diz Kailla S. “Então eu decidi enviar um cofrinho, assim ela poderia ir guardando até atingir o valor necessário”, conta.
3. Experiências valem mais do que objetos
“Já dei camiseta ano passado”; “Ele acabou de comprar um tênis” ou “Ela já ganhou esse vestido” são alguns exemplos de frases que podem complicar a tarefa de comprar o presente certo.
Por isso, uma dica é sair das caixas com embrulhos bonitos e optar por oferecer uma experiência para outra pessoa.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Journal of Consumer Research, nós, humanos, percebemos experiências como algo mais único do que bens materiais.
Ainda segundo a publicação, dar uma experiência de presente fortalece o relacionamento entre quem está dando e quem está recebendo o presente – mesmo que vocês dois não participem disso juntos.
“Uma vez eu pedi um carro no aplicativo de transporte para o cliente e ele ficou super grato por termos nos preocupado em ajudá-lo a chegar no seu destino na hora certa”, diz Luiz H, Xpeer de NuConta. “O gesto fez muito mais sentido para ele no momento do que qualquer objeto”.
Caroline V. surpreendeu um casal que vivenciou algo não muito bom na viagem de lua de mel.
Imagine a cena: você chega no hotel que reservou e o local não é nada parecido com as fotos disponíveis no site. Para tentar melhorar um pouco a situação desse cliente, a xpeer resolveu mandar um cartão-presente de uma rede de restaurantes famosa no Brasil.
“Ele e a esposa foram jantar e, um tempo depois, ele mandou um email pra gente, agradecendo o fato de que proporcionamos esse momento para ambos, que já tinham passado por tanta chateação para quem tinha acabado de casar.”, conta Caroline.
4. Que tal ser criativo?
Dinheiro não precisa ser um problema quando o assunto é agradar alguém. O que acha de fazer algo você mesmo?
“Presentes personalizados, feitos por você, são uma ótima saída”, diz Luiz H.
“Que tal fazer um bolo com café em um final de tarde? Talvez algumas horas de conversa sejam exatamente o que vai deixar a pessoa feliz,” diz a Xpeer Kailla S.
“Às vezes, tem muito mais peso quando você demonstra para o outro que se importa e dedica seu tempo para ouvir o que ele tem a dizer do que quando você investe seu dinheiro com algo material”, diz o Xpeer Max M.
No fim das contas, o que vale mesmo é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, e lembrar que estar ao lado de quem você gosta – em qualquer época do ano – e se alegrar com essas pessoas é o que realmente importa.
Ainda não é cliente?