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VAR da fatura do cartão ...

VAR da fatura do cartão de crédito: como identificar suas compras?

Você estava no controle do jogo do dinheiro, mas a fatura chegou alta demais? Chama o VAR e saiba como reconhecer cada transação feita com o seu cartão de crédito.



Ilustração com fundo bege mostra um juiz roxo ao centro, segurando uma bola de futebol e usando um apito.

Tudo parecia bem com o seu orçamento: a renda que você esperava caiu no dia certo, os boletos ficaram dentro do esperado, os gastos não saíram do limite estabelecido, até que a fatura do cartão de crédito fechou. Quem nunca levou um susto ao ver o valor final? Depois dele, geralmente vem a dúvida: “que compra é essa?”. 

Antes de achar que cometeu um impedimento no jogo do dinheiro, chama o VAR. No futebol, o VAR é a sigla em inglês para Video Assistant Referee, o já popular árbitro de vídeo. Ele aparece para ajudar o juiz que está no campo a tomar uma decisão em lances duvidosos. 

Se você está com dúvidas sobre as compras que aparecem na sua fatura, veja como identificar e reconhecer cada uma. 

Confira o nome do estabelecimento

A primeira ação do VAR da fatura é olhar, com calma, compra por compra. Comece pelo nome do estabelecimento. Só essa informação já pode tirar a sua dúvida. 

É comum que os nomes que aparecem na sua fatura sejam bem diferentes daqueles que você conhece. Isso acontece porque a razão social da empresa não necessariamente corresponde ao nome fantasia

Razão social é o nome de registro da empresa na Receita Federal, e o nome fantasia é aquele que aparece para o público – que está nas redes sociais e na placa da porta da loja, por exemplo. Essa diferença pode provocar uma confusão na hora de entender cada valor da fatura do cartão de crédito. 

A primeira dica é checar na fatura do mês anterior se esse nome estranho já apareceu: às vezes, essa compra foi feita num estabelecimento que você costuma frequentar, e é possível reconhecer um padrão olhando as outras faturas. 

Não reconheceu o nome da loja na fatura do cartão de crédito? 

Há um jeito de descobrir. Basta usar a ferramenta de consulta da Receita Federal, a Redesim.

Para utilizar a ferramenta, você precisa ter uma conta na plataforma gov.br. Veja aqui como criar uma. Depois, siga o passo a passo: 

  • Busque por “Nome Empresarial”, que é o nome da razão social que aparece na sua fatura; 
  • Coloque o estado e clique em “pesquisar”; 
  • Quando aparecer o resultado, clique no ícone do setor da empresa (comércio, serviço, indústria etc); 
  • Selecione “dados da pessoa jurídica”, e pronto: um documento com informações da empresa vai abrir. 

O nome fantasia não aparece de forma direta, mas o documento traz informações que indicam esse nome, como o endereço de e-mail de contato da empresa, por exemplo. 

Cheque a data e o valor da compra 

Mesmo que você tenha encontrado o nome fantasia da empresa, é possível que ainda fique com dúvida sobre se fez mesmo a compra ou não. Uma dica é olhar para a data da transação. 

Recuperar o dia pode te ajudar a lembrar onde você estava, com quem e o que estava fazendo – gatilhos que dão pistas sobre a situação em que a compra foi feita. 

Em alguns aplicativos, como o do Nubank, por exemplo, além do dia, é possível verificar a hora em que a compra foi feita. 

Olhar o valor e se ele foi parcelado ou pago à vista também pode ajudar. É mais fácil lembrar de compras parceladas do que daquelas de baixo valor, feitas à vista. 

Não reconheci a compra mesmo, o que eu faço? 

É possível contestar esta compra – ou seja, pedir o estorno. A contestação pode ser feita quando o cliente não reconhece uma transação que aparece na fatura, recebe um produto com defeito, quando um serviço não é prestado ou uma mercadoria não é entregue.  

Para pedir o estorno, você precisa primeiro entrar em contato com o estabelecimento e pedir o cancelamento da compra. Use as dicas acima para encontrar a loja ou prestadora de serviço. Normalmente, o dinheiro pode levar de dois a 15 dias úteis para ser devolvido, mas é comum que essa devolução seja feita na fatura seguinte do seu cartão de crédito.

Se o estabelecimento não resolver, você pode contestar com a operadora do seu cartão. Para isso, reúna os motivos ou provas que levaram ao pedido – podem ser fotos do produto em mau estado, comprovante de atraso na entrega, registros dos atendimentos (e-mails, chats, gravação telefônica).

Dicas para não precisar pedir o VAR da fatura 

Dependendo do aplicativo que você usa para checar a fatura do cartão de crédito, é possível criar estratégias para não ter surpresas quando a conta fechar. Veja algumas dicas:

  • Torne as compras reconhecíveis: assim que finalizar uma transação, entre no aplicativo e cheque o nome do estabelecimento. No Nubank, é possível trocar esse nome por um que te permita identificar a compra depois. Se o cartão que você usa não tiver essa função e o nome que aparecer for o da razão social da loja, anote essa transação para não esquecer.  
  • Monitore a fatura com frequência: para evitar sustos, acompanhe a fatura do cartão de crédito sempre que realizar uma compra. Assim, você consegue controlar melhor o valor final dessa conta. 
  • Crie uma meta de gasto: se você não concentra todos os seus gastos no cartão, estabeleça um valor limite para usá-lo, para não perder o controle. Esse limite não é o do próprio cartão – é um valor que, somado a todas as outras contas da sua vida, você pode pagar totalmente, sem atrasos e sem sustos.

Quer começar a organizar sua vida financeira? Assista ao vídeo e aprenda passos simples:

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Dicionário financeiro para amantes de futebol: você é craque no jogo do dinheiro? 

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

Limite do cartão de crédito: por que cada pessoa recebe um diferente?

Renegociação de Pendências do Nubank: saiba como negociar débitos do seu cartão

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui. 

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