É tanta zebra e placares impensáveis nesta edição da Copa do Mundo da FIFA™, que os palpiteiros do NuBolão, o bolão do Nubank, estão fazendo cada vez mais contas para tentar acertar o resultado em cheio. E, quando o jogo é da Argentina, os brasileiros se dividem entre palpitar um placar realista e aquele que beneficie a seleção brasileira.
Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, os palpiteiros estarão de olho no embate Polônia X Argentina, que vai acontecer às 16h no estádio 974, em Doha (Catar). O jogo pode levar os hermanos para as oitavas de final, aumentando as chances de uma partida com o Brasil.
O Bolinha, mascote do NuBolão, já tem um palpite para esta partida. Veja os dados, o histórico de desempenho dos times e as probabilidades para Polônia X Argentina na Copa do Mundo da FIFA™.
Polônia X Argentina: quem ganha?
As duas seleções lideram o Grupo C, que não é considerado um dos mais fortes do mundial, e precisam vencer para avançar. O jogo deve ser disputado, mas a Argentina tem nível técnico melhor e tradição no mundial.
Já a Polônia vai precisar suar mais. Das 22 edições da Copa do Mundo da FIFA™, a equipe polonesa se classificou apenas para nove delas, e o atacante Robert Lewandowski, o maior artilheiro da história da Polônia e promessa desta edição, chegou a errar uma cobrança de pênalti no jogo contra o México.
Segundo a FIFA, Polônia e Argentina se enfrentaram duas vezes na história do mundial e há muito tempo, com uma vitória para cada lado:
- 1978: Polônia 0 X 2 Argentina
- 1974: Polônia 3 X 2 Argentina
Para Polônia X Argentina, o placar mais provável é de 0 X 1, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. Para ele, as chances são de 64,5% para a vitória argentina. O Bolinha, mascote do NuBolão, concorda e palpita na vitória argentina.
Quais as chances da Polônia e da Argentina na Copa do Mundo da FIFA™?
Segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção argentina são maiores do que as da Polônia.
Polônia
- Chances de passar da fase de grupos: 70,96%;
- Probabilidade de ganhar o mundial: 0,58%.
Argentina
- Chances de passar da fase de grupos: 78,3%;
- Probabilidade de ganhar o mundial: 9,76%.
Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience considera, ao menos, 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.
Polônia: histórico e desempenho no mundial
A Polônia não chegou como grande favorita na Copa do Mundo da FIFA™. Nas últimas três edições do mundial que participou (2002, 2006 e 2018), a seleção polonesa não passou da fase de grupos. Ainda assim, o time do técnico Czesław Michniewicz também não é considerado lanterninha.
No jogo de estreia, contra o México, a Polônia não conseguiu furar a defesa forte do time mexicano e até Lewandowski perdeu um penâlti. A partida terminou em 0 X 0. Já contra a Arábia Saudita, na segunda rodada, os poloneses conseguiram vencer por 2 X 0, e puderam respirar um pouco mais aliviados.
Contra a Argentina, a Polônia vai precisar ser mais ofensiva para garantir uma vitória que poderá levá-la para as oitavas de final – um feito que não ocorre desde o mundial de 1986. Veja os principais números da equipe:
- Posição no ranking da FIFA: 26º lugar
- Títulos do mundial da FIFA: nenhuma. As melhores campanhas da Polônia no mundial foram em 1974 e 1982, quando a seleção conseguiu ficar em terceiro lugar.
- Desempenho nas eliminatórias: foram 10 jogos (6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). A seleção polonesa só conseguiu vaga na repescagem das eliminatórias da Europa.
Argentina: histórico e desempenho no mundial
A Argentina começou a Copa do Mundo da FIFA™ com um susto: perdeu por 2 X 1 da Arábia Saudita – a primeira zebra do mundial de 2022. Mas a equipe se recuperou na segunda rodada e conseguiu uma vitória pouco sofrida contra o México, por 2 X 1, com direito a gol de Lionel Messi.
Com esse resultado, a seleção argentina sai da última posição do Grupo C para vice-liderança, atrás apenas da Polônia, e precisa vencer o jogo para entrar na briga por uma vaga nas oitavas de final. Veja os principais números da equipe:
- Posição no ranking da FIFA: 3º lugar
- Títulos do mundial da FIFA: dois, de 1978 e 1986
- Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (11 vitórias e 6 empates)
Conheça o Bolinha, o palpiteiro oficial do NuBolão.
Leia também
Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?
12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar
Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?
15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.