Agora, quem perder volta para casa. A Copa do Mundo da FIFA 2022™ entra na fase final e a seleção brasileira está provando porque é uma das grandes favoritas ao título. O time do Brasil enfrenta a Croácia, pelas quartas de final, nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 12h, no estádio Cidade da Educação, em Doha (Catar).
A Croácia, apesar de ser a atual vice-campeã da competição, sofreu para chegar até esta fase. Na partida contra o Japão, nas oitavas de final, a equipe suou no tempo regulamentar e na prorrogação, e só conseguiu avançar nos pênaltis.
Como todo jogo da fase final do mundial, a partida Brasil x Croácia promete ser intensa. O Bolinha, mascote do NuBolão, já está pronto para este embate e, claro, palpita na vitória da seleção brasileira. Abaixo, confira dados, histórico de desempenho e o placar provável para esta partida.
Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos
Brasil x Croácia: quem tem mais chances de ganhar?
Entre Brasil e Croácia, a seleção brasileira sai na frente. No saldo do mundial até agora, os brasileiros têm três vitórias, uma derrota, sete gols marcados e um gol sofrido. O Brasil se classificou para as oitavas de final antecipadamente e na única derrota, contra Camarões na fase de grupos, a equipe jogou com o time reserva.
Já a Croácia apanhou em todas as fases. A equipe tem uma vitória, três empates, cinco gols feitos e dois sofridos. Na última partida, contra o Japão nas oitavas de final, venceu nos pênaltis, por 3 a 1. Foram 120 minutos intensos e que mostraram que a atual vice-campeã mundial está cansada e diminuiu o ritmo.
É por isso que, para esta partida, os brasileiros seguem como favoritos, apesar de alguns tropeços no meio do caminho. Aliás, o histórico deste embate favorece a seleção canarinho. Segundo a FIFA, Brasil e Croácia se enfrentaram apenas duas vezes em jogos do mundial, com vitória brasileira nas duas partidas:
- 2014: Brasil 3 X 1 Croácia
- 2006: Brasil 1 X 0 Croácia
Para esse jogo, o placar mais provável é de 2 a 0 para o Brasil, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. De acordo com ele, as chances são de 69,5% para a vitória brasileira. Apesar disso, o jogo não deve ser fácil – afinal, ele vale uma vaga para a semifinal do mundial.
Quais as chances do Brasil e da Croácia na Copa do Mundo da FIFA 2022™?
Segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção brasileira ganhar o mundial são maiores do que as da Croácia.
Brasil
- Probabilidade de ganhar o mundial: 32,39%.
Croácia
- Probabilidade de ganhar o mundial: 2,62%.
Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience considera, ao menos, 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.
Brasil: histórico e desempenho no mundial
O Brasil entrou no mundial em sua melhor fase técnica. Nas eliminatórias, foram 17 jogos, com 14 vitórias, três empates e nenhuma derrota. No jogo de estreia, contra a Sérvia, venceu por 2 a 0. Depois, ganhou da Suíça por 1 a 0 e garantiu uma classificação antecipada para as oitavas de final.
Na última partida da chave, contra Camarões, o técnico Tite decidiu poupar os titulares e colocou os reservas para jogar. O time conseguiu criar oportunidades, mas falhou nas finalizações. O resultado foi uma derrota por 1 a 0.
Na partida das oitavas de final, contra a Coréia do Sul, a seleção passeou em campo: foram quatro gols logo no primeiro tempo e apenas um sofrido. Mas os brasileiros não chamaram a atenção apenas pelo número de gols, mas também pelo desempenho em campo. Essa partida foi, de longe, a melhor realizada pela seleção no mundial até agora.
Veja os principais números da equipe que é a única pentacampeã do mundo:
- Posição no ranking da FIFA: 1º lugar
- Títulos do mundial da FIFA: cinco, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
- Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (14 vitórias e 3 empates)
Croácia: histórico e desempenho no mundial
Por ser a vice-campeã da última edição da Copa do Mundo da FIFA™, esperava-se mais da Croácia. Os croatas, liderados pelo técnico Zlatko Dalić, estão sofrendo no mundial desde a estreia, quando empataram com o Marrocos, numa partida que terminou em 0 a 0.
O time parecia que renasceria em seguida, após vencer o Canadá por 4 a 1, mas levou um banho de água fria na partida seguinte, contra a Bélgica: esse embate também terminou em 0 a 0.
Nas oitavas de final, a equipe croata sentiu ainda mais: finalizou o tempo regulamentar da partida contra o Japão com um empate de 1 a 1, suou na prorrogação e só conseguiu desbancar os japoneses nos pênaltis, por 3 a 0.
Para vencer o Brasil, a Croácia vai precisar se reorganizar e colocar o craque meio-campista Luka Modric para jogar ainda mais. Veja os principais números da equipe:
- Posição no ranking da FIFA: 12º lugar
- Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A melhor campanha da Croácia foi na última edição do mundial, em 2018, quando conquistou o vice-campeonato.
- Desempenho nas eliminatórias: foram 10 jogos (7 vitórias, 2 empates e 1 derrota).
Entrou no clima do mundial e quer participar de um bolão? Entenda como esse jogo funciona:
Leia também
Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos
Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?
12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar
Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?
15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.