O Pix é o meio de pagamentos preferido dos brasileiros e foi o mais utilizado em 2022. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram 24 bilhões de transações ao longo do ano passado, superando cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheque.
Além da facilidade e do reconhecimento instantâneo do pagamento, estabelecimentos como lojas e sites de e-commerce oferecem vantagens e descontos exclusivos para quem usa o Pix na hora de pagar à vista – justificando a preferência dos brasileiros.
Saiba abaixo todas as possibilidades de usar o Pix na hora de realizar pagamentos.
Pague com Pix: compras em lojas física
Lojas, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos comerciais oferecem o Pix como forma de pagamento de seus produtos ou serviços. O pagamento pode ser disponibilizado por meio de um código QR Code estático, que normalmente fica impresso e fixado próximo ao caixa do local, ou o número da chave Pix, – normalmente é o número do CNPJ do estabelecimento.
Como funcionam as chaves do Pix?
Compras online
Diversos sites de e-commerce e de passagens aéreas oferecem descontos para pagamentos à vista usando o Pix, tornando-o ainda vantajoso. Em março de 2023, 27% das transações Pix foram realizadas por pessoas para empresas, segundo dados do Banco Central.
Além disso, o Pix é aceito em aplicativos de entrega de comida, de transporte particular e transporte público – como o bilhete digital TOP do metrô da cidade de São Paulo.
Como pagar o delivery com Pix?
Pagamento de taxas públicas
O PagTesouro, plataforma digital do Tesouro Nacional, permite o pagamento de taxas, contribuições e outros serviços públicos usando o Pix, como custas judiciais, emissão de passaporte, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DAS MEI), multas etc.
DAS MEI: como pagar pelo Pix na conta PJ do Nubank
Casas lotéricas
É possível sacar dinheiro em espécie em casas lotéricas por meio do Pix Saque e do Pix Troco, além de fazer os pagamentos das apostas nos jogos da Loteria Federal. Estabelecimentos comerciais, como padarias, lojas de departamento e supermercados também oferecem a possibilidade de sacar dinheiro usando um dos recursos.
6 situações que ficaram no passado por causa do Pix
Pedágios
Algumas rodovias do Brasil já aceitam o Pix no pagamento da tarifa de pedágio. No estado do Mato Grosso (MT), desde 2021, todas as rodovias estaduais aceitam o meio de pagamento instantâneo. Também há a discussão no Senado Federal de um projeto de lei (PL 4.463/2020) que torna obrigatória a possibilidade do pagamento da tarifa de pedágio usando o Pix e cartões de crédito e débito, mas ainda segue em análise.
Cartórios
Desde 2022, qualquer débito com a Justiça Eleitoral pode ser pago via Pix ou cartão de crédito. Além disso, muitos cartórios de registro pelo Brasil também passaram a aceitar o meio de pagamento instantâneo.
Dívidas
Empresas de serviço de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC, oferecem descontos exclusivos para negociação de dívidas e possibilitam o pagamento do acordo via Pix, agilizando o pagamento e a retirada do nome nas listas de proteção ao crédito.
Como sair das dívidas? Veja qual pagar primeiro
Tem como usar o Pix de outras formas?
Tem. Muitas instituições financeiras oferecem a possibilidade de usar o limite do cartão de crédito para fazer transferências e pagamentos via Pix, mas cobram taxas e juros sobre o valor da compra. Por isso, é importante avaliar se realmente vale a pena essa forma de usar o Pix.
Como usar o Pix com cartão de crédito sem se enrolar?
Leia mais sobre o Pix:
Siglas do Pix: afinal, quem é quem nessa história?
Como denunciar um Pix fraudulento?
Mecanismo Especial de Devolução do Pix: como funciona no Nubank?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.