Definir a missão, a visão e os valores de uma empresa é um passo importante na gestão do negócio. Afinal, é assim que o propósito e os objetivos futuros do empreendimento ficam claros para todos os que fazem parte da empresa e, também, para as pessoas impactadas por ele ou com quem se faz negócios.
Mas definir o propósito da empresa não é só escolher o que soa bonito. A missão, a visão e os valores precisam estar conectados à identidade do empreendimento, às aspirações, além de representar um diferencial competitivo. Eles também precisam ser seguidos em todos os processos de tomada de decisão e levados em conta na hora de abrir novas frentes de negócio.
Conheça abaixo um pouco mais sobre essas ferramentas.
O que é missão, visão e valores da empresa?
A missão, a visão e os valores são a base da cultura organizacional. Mesmo nas micro ou pequenas empresas, ter essa definição pode ser um diferencial no engajamento dos colaboradores e parceiros do negócio.
Veja o que é cada um dos aspectos do propósito empresarial abaixo:
Missão da empresa
A missão é a razão de ser da empresa. Ela resume a estratégia de crescimento, metas e objetivos do negócio, mas de uma forma clara. A maneira de fazer isso é esclarecendo os benefícios que o negócio traz para o seu cliente, para o mercado e para os parceiros.
De acordo com o Sebrae, a missão é a base da construção estratégica de uma empresa. Uma boa missão “é inspiradora e desafiadora para haver engajamento de colaboradores e parceiros comprometidos em levar um benefício cada vez melhor para o público-alvo”.
Em outras palavras, a missão é a premissa sob a qual a empresa existe.
Veja o exemplo fictício abaixo.
O PopEduca é um cursinho pré-vestibular com valores sociais, baseado em Recife (PE). A partir de uma lógica híbrida de ensino (presencial e EaD), ele oferece ensino de qualidade para jovens e adultos de baixa renda que pretendem ingressar na Universidade.
A missão do PopEduca, portanto, é “Democratizar o ensino e promover o acesso a cursos superiores para pessoas de baixa renda na cidade de Recife”.
Se observarmos empresas mundialmente conhecidas, como o Google, é possível visualizar premissas parecidas como a do exemplo fictício. No caso, a missão do Google é: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
Visão da empresa
A visão já está conectada aos objetivos do negócio. Ou seja, onde a sua empresa quer chegar no futuro.
Isso quer dizer que é a visão que estabelece muitos dos parâmetros de decisão dentro do negócio e a partir dela se estabelecem metas de pequeno, médio e longo prazo.
De acordo com o Sebrae, a definição da visão é mais complicada do que a missão. Isso porque “é difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Além disso, em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas de ‘prometer’ resultados para os investidores”, destaca um trecho deste documento.
Continuando no exemplo acima, no caso do cursinho, uma possibilidade de visão seria: “Ser o maior e um dos melhores cursinhos populares do nordeste brasileiro”.
Já no exemplo real do Google, a visão da companhia é: “Criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas”.
Valores da empresa
Por fim, os valores são os princípios, comportamentos ou ideais que precisam ser absorvidos pelos colaboradores da empresa e se expressarem nas relações com clientes, fornecedores ou parceiros.
É por meio dos valores que as organizações definem a sua estratégia de pessoas. Ou seja, os valores são fundamentais para a contratação e para criar uma identidade mais clara e diferente da concorrência.
No caso do cursinho fictício PopEduca, uma possibilidade de valores seria: “Equilíbrio, igualdade e distribuição do conhecimento de forma ética e socialmente responsável”.
Já o Google, tem como valores: “Foco no usuário, inovação, ética, transparência e responsabilidade”
Como e por que construir o propósito da empresa?
Ter missão, visão e valores definidos no negócio é bom para empresas de todos os tamanhos. Afinal, servem como direcionamentos estratégicos e como forma de motivar a equipe, permitindo também a quem participa do negócio refletir sobre os papéis e o impacto das ações na sociedade.
Para definir o propósito do seu negócio, primeiro é necessário um conhecimento profundo sobre a forma como ele surgiu e as características que o tornam único. Depois, vale seguir algumas dicas:
- Seja objetivo. O propósito da empresa precisa ser simples e assimilado por todos: colaboradores e parceiros. Se você complicar muito, ninguém vai saber dizer qual é ele com clareza e facilidade;
- Foque no seu diferencial competitivo. Em todos os três aspectos do propósito, ter o seu diferencial claro facilita na hora de definir. Além disso, o diferencial competitivo é essencial para uma estratégia de crescimento de sucesso;
- Utilize frases curtas. Nada de escrever um parágrafo para cada item. Frases curtas que sintetizam as ideias e que tenham fácil assimilação são o caminho ideal;
- Valide com os colaboradores e principais parceiros de negócio. Antes de deixar público o propósito do negócio, valide com as pessoas que serão impactadas por ele se a estratégia faz sentido;
- Divulgue e internalize. O propósito da empresa precisa ser claro para todos que fazem parte dela e deve ser usado todos os dias na forma de trabalhar e na tomada de decisão.
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