Cuidar da saúde financeira de um negócio pode ser complexo – e quem empreende sabe disso. Além do trabalho em si, existe uma série de outras questões que fazem parte da rotina, como a gestão do fluxo de caixa, o pagamento de funcionários, a apuração dos impostos, a compra de matéria prima… São tantas coisas pra dar conta que, muitas vezes, ter ajuda especializada pode ser a melhor solução para te salvar de apuros.
Nessas horas, ter um contador ao seu lado para delegar ações mais complexas permite que você ganhe tempo para as atividades essenciais que só você pode fazer. Descubra, a seguir, como um contador pode te ajudar a se livrar de burocracias.
O que faz um contador?
O contador é um profissional que cuida das questões financeiras, fiscais e patrimoniais de pessoas físicas e jurídicas. No caso das empresas, ele pode auxiliar desde o momento de criação do negócio até seus estágios mais maduros.
Contadores podem te ajudar, por exemplo, a entender qual é o melhor regime tributário para a empresa, como os impostos serão apurados e declarados, qual é o melhor método de organização das notas fiscais, quais são os regulamentos de planos de saúde e previdência, entre outras funções de gestão de negócio.
Em empresas de grande porte, esse profissional também pode trabalhar de forma multidisciplinar com outras áreas, como o RH, agilizando processo de pagamento de colaboradores, orientando em relação às obrigações trabalhistas que a empresa deve cumprir e garantindo que os recursos financeiros de cada área estão protegidos.
Ao longo do processo de crescimento do seu negócio, o contador estará vai atuar junto para fazer alterações contratuais e informar órgãos regulatórios sobre o status atual da empresa. E, se por acaso, o negócio não der certo, ele também te auxilia com os papéis necessários para conduzir o processo de fechamento da empresa.
Quais empresas precisam contratar um contador?
Todas as empresas podem se beneficiar do serviço de um contador – e, com exceção do MEI, todas são obrigadas a ter um serviço de escrituração contábil que garanta que a empresa está cumprindo com suas obrigações legais, incluindo micro e pequenas empresas, segundo o Novo Código Civil.
Sou MEI, posso ter um contador?
Os MEIs (microempreendedores individuais) podem dispensar a participação de um contador na rotina do negócio. A Lei Complementar n.º 128/2008 que determina os modos de atuação das empresas enquadradas nesse regime não prevê essa necessidade.
Em geral, trabalhadores autônomos conseguem dar conta da gestão do negócio sozinhos – isso acontece porque os MEIs têm um regime de apuração de impostos diferente, onde tudo é cobrado em um único boleto, de valor fixo mensal: o DAS MEI. No entanto, caso você precise de uma assessoria contábil, pode buscar por ajuda profissional para lidar com casos pontuais.
Leia mais:
Como consultar a situação do meu CNPJ?
Como calcular a alíquota do Simples Nacional?
Como se proteger de um Pix falso se você é PJ?
Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.