O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas, principalmente quando o assunto é finanças. Oferecemos produtos e serviços simples de utilizar, confiáveis, seguros e que podem ser controlados diretamente pelo aplicativo. Isso inclui o Open Finance.
Entre setembro de 2022 e maio de 2023, o Nu chegou a mais de 7,8 milhões de autorizações de compartilhamento de usuários. Ou seja, milhares de clientes escolheram compartilhar seus dados de outras instituições com o Nubank. Com o Open Finance, o cliente tem o controle dos seus dados financeiros e escolhe o que fazer com eles.
Ao compartilhar as informações, o cliente permite que o conheçamos melhor e, assim, passa a ter acesso a novas funcionalidades, receber recomendações e ofertas personalizadas, além de ter mais chances de aumentar seu limite de crédito.
O Open Finance é seguro?
Sim! O primeiro passo na criação de um sistema de Open Finance é garantir um ambiente seguro para todas as partes envolvidas.
De acordo com o Banco Central, as instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.
É importante ter em mente que Open Finance não significa que os dados de todo mundo são públicos, mas, sim, que as pessoas têm controle para levá-los para onde quiser – isso se dá por meio de APIs, uma tecnologia que permite que “essa conversa” aconteça de forma mais simples e barata.
Quais as vantagens de compartilhar os dados com o Nubank?
Quando um cliente compartilha seus dados, o Nubank usa a tecnologia para oferecer ao usuário uma melhor experiência:
- Mais organização: Permitir que o cliente visualize os saldos que possui em outros bancos dentro do app do Nu facilita a organização financeira. Dessa forma você não precisa abrir vários aplicativos;
- Mais personalização: Quem autorizou o compartilhamento dos dados de outras instituições financeiras com o Nubank pode receber recomendações personalizadas. Como, por exemplo, notificações no aplicativo caso outras contas vinculadas ao mesmo CPF tenham entrado no cheque especial. Com isso, o cliente visualiza o saldo de cada conta e, se tiver dinheiro disponível na conta do Nubank, poderá transferir o valor necessário imediatamente para evitar os custos do cheque especial, em que os juros podem ser de até 8% ao mês (ou 150% ao ano);
- Mais chance de conseguir crédito: Com acesso ao histórico financeiro que o cliente possui em outros bancos, o Nu pode usar essas informações para te conhecer melhor. Com uma visão mais completa do perfil de cada um, aumentam as chances de conseguir seu primeiro cartão, aumentar o limite de crédito atual e ter acesso a ofertas de empréstimos.
Vale dizer que estamos sempre criando e testando novas funcionalidades, e liberando gradativamente para a nossa base de clientes. Para saber todas as novidades em primeira mão, faça parte da NuCommunity.
Como compartilhar meus dados de outros bancos com o Nubank?
O processo é simples:
- Na tela inicial do app, toque no seu perfil, no canto superior esquerdo;
- Selecione “Open Finance”;
- Clique em “Continuar” e depois em “Compartilhar”;
- Escolha a instituição da qual você deseja trazer os seus dados;
- Vá em Confirmar;
- Você será redirecionado para o aplicativo da instituição escolhida para confirmação do compartilhamento;
- No aplicativo do Nubank, você terá a confirmação de que seus dados foram compartilhados.
Para saber ainda mais sobre Open Finance, leia também:
Open Finance: conheça os seus direitos – e as responsabilidades das instituições
O que são dados e por que eles são importantes?
Open Finance: veja as vantagens de compartilhar seus dados com o Nubank