O Nubank nasceu para combater a complexidade no sistema financeiro, descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Como parte dessa missão, lançamos a conta do Nubank para menores de 18 anos do Nubank, solução que é o início da jornada financeira dos jovens. Nesse caminho, os pais podem ficar tranquilos, pois eles contam com o controle parental.
As ferramentas de controle parental permitem que os pais acessem, a partir da conta deles, o histórico de transações da conta dos filhos e recebam em seus celulares notificações das movimentações realizadas pelos jovens. Acreditamos que aprender sobre organização e controle financeiro é algo que deve começar cedo. Queremos incentivar os adolescentes a aprender a lidar com suas finanças, dando segurança e tranquilidade para os adultos.
Abaixo, entenda como funcionam as ferramentas de controle parental e o que os pais podem checar, sem precisar acessar o aplicativo do Nubank no celular dos filhos.
Como funcionam as ferramentas de controle parental?
As ferramentas de controle parental permitem que o responsável pela conta do menor de idade tenha acesso, em tempo real, ao histórico de movimentações da conta. O adulto consegue checar as entradas e saídas de dinheiro, os gastos feitos com o cartão de débito, as compras de Gift Cards, transações via Pix e o saldo, rendimento e movimentações feitas nas Caixinhas das crianças e adolescentes.
Todas as informações que você precisa sobre seus filhos estão no mesmo lugar. Somente o adulto que abriu a conta para o menor de idade tem acesso ao Controle Parental e pode solicitar as notificações para cada movimentação na conta do jovem.
Falar sobre dinheiro com as crianças não deve ser um tabu. É importante ter transparência e confiança, e deixar claro que pais e filhos são parceiros nesse processo de aprendizagem e introdução à vida financeira.
O Controle Parental permite que os pais tenham tranquilidade sobre como os filhos usam a conta, e também informações para que eles consigam orientar os jovens sobre como lidar com o próprio dinheiro.
Controle parental para clientes Nubank Ultravioleta
O acesso ao controle parental é diferente entre clientes Nubank e clientes Nubank Ultravioleta. Para clientes Nubank, somente o adulto que abriu a conta para o menor de idade tem acesso ao controle parental.
Já entre clientes Ultravioleta, esse acesso pode ser compartilhado com mais de um adulto. É que quem é Ultravioleta tem acesso ao Espaço Família, uma área do aplicativo que permite gerir as contas da casa e compartilhar os benefícios Ultravioleta com até quatro pessoas, incluindo o jovem menor de 18 anos.
Os responsáveis podem adicionar os filhos a esse espaço para, assim, compartilhar o acesso ao controle parental com outra pessoa adulta. Dessa forma, ambos os responsáveis pela criança podem acompanhar suas movimentações da conta para menor de 18 anos.
Como monitorar as movimentações dos menores de idade?
Para acessar as informações das movimentações dos filhos no app, os pais devem fazer o seguinte:
- Na tela inicial do aplicativo, toque no ícone de perfil (na sua foto);
- Depois, entre em “Conta para menor de 18 anos”;
- Caso você seja responsável por mais de uma Conta, selecione de quem você deseja checar as movimentações e toque em “Continuar”;
- Na tela seguinte, você poderá acessar o Histórico de Movimentações do mês.
Além desse acesso ativo, os pais também recebem notificações de cada movimentação feita na conta dos jovens, de transações com Pix, compra de Gift Cards com descontos a aplicações ou resgates nas Caixinhas,
Quem pode pedir a conta do Nubank para menores de 18 anos?
A conta para menor de idade do Nubank é para jovens de 10 a 17 anos, e o acesso deve ser solicitado por um dos responsáveis legais da criança – ou seja, os adolescentes não podem pedir uma conta e cartão com função débito sozinhos. O processo começa nos pais.
Qualquer cliente do Nubank que tenha filhos nessa faixa etária pode solicitar a conta digital para menores de 18 anos.
Pais e mães que ainda não são clientes do Nubank precisam primeiro abrir uma conta para si próprios, para depois pedirem a conta para seus filhos. Depois de aberta a conta, eles recebem notificações de cada movimentação feita pelos adolescentes com a conta.
Importante: em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e para proteger os melhores interesses dos menores de idade, os pais e mães devem ler atentamente as informações de privacidade apresentadas ao solicitar a abertura de conta para seus filhos.
Também em cumprimento à LGPD, não temos informações sobre quais de nossos clientes têm filhos na faixa dos 10 aos 17 anos. Por isso, é possível que você receba a opção de abrir uma conta para adolescentes mesmo que não tenha filhos nessa idade. Neste caso, basta desconsiderar o aviso.
Educação financeira de pais para filhos
A educação financeira tem um papel fundamental para formar adultos que tenham uma relação melhor com o seu dinheiro, e estimular esse aprendizado também é importante para quem quer abrir uma conta para seu filho ou filha.
Aqui no nosso blog, você encontra conteúdos que ensinam desde termos do mundo financeiro até dicas práticas sobre como organizar sua renda – da mesada até a aposentadoria. Para os pais que querem começar a falar sobre o assunto com os filhos, recomendamos a seguinte trilha de conhecimento:
Brincadeiras de criança: por que elas são tão importantes?
7 Brincadeiras de criança que podem ajudar os seus filhos a entender sobre economia e dinheiro
O que é consumismo infantil e como lidar com ele?
Educação financeira infantil: hábitos para ensinar aos filhos
Como e quando começar a dar dinheiro para as crianças?
Educação financeira infantil: quais investimentos os pais podem fazer para as crianças?
Menor de 18 anos de idade pode investir na Bolsa de Valores?
Cartão de crédito para menor de 18 anos: quando vale a pena liberar essa ferramenta?