A S&P Global Ratings, uma das mais respeitadas agências classificadoras de risco de crédito do mundo, atribuiu ao Nubank a nota ‘BB’ em escala global e ‘brAAA’ em escala nacional em maio de 2024. Esta é a segunda melhoria atribuída pela agência à NuFinanceira em menos de um ano.
A classificação que foi concedida ao Nubank é a mesma de algumas das maiores instituições financeiras do Brasil e do país como um todo.
De forma simplificada, a classificação de crédito de uma empresa é o grau de confiança de que a companhia vá honrar com seus compromissos financeiros.
Essa é uma informação importante principalmente para investidores, já que uma boa nota indica que a empresa é sólida e tem boas perspectivas futuras.
[O Nubank] manteve um forte crescimento de crédito, com evolução dos resultados e uma melhor posição competitiva na indústria bancária do Brasil, sendo uma instituição financeira digital não bancária (NBFI). A posição de mercado do Nubank não é apenas mais forte do que outras NBFI brasileiras, mas agora é mais comparável aos maiores bancos domésticos da indústria
S&P Report
Agências como a S&P Global Ratings fazem extensas análises sobre a empresa, desde o ambiente macroeconômico em que ela está inserida até as características do negócio, situação financeira, governança e estrutura.
Com a nota ‘BB’ internacional, o Nubank se iguala às maiores instituições financeiras e bancos do país e ao risco soberano do próprio Brasil. Ela é mais uma confirmação aos nossos clientes, reguladores e investidores da nossa solidez.
Leia mais: Nubank é a quarta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes
Por que a classificação de crédito importa?
A classificação de crédito da empresa ajuda a refletir o grau de confiança que o mercado tem na instituição.
Isso impacta diretamente no negócio, já que tem o potencial de atrair mais investidores, reduzir os custos de captação de recursos e ampliar o acesso, tanto ao mercado brasileiro quanto ao global. Para os clientes, é mais uma demonstração da solidez do Nu e da crescente confiança dos agentes financeiros em nossa capacidade de entrega.
Em seu relatório, a S&P Global Ratings destacou o crescimento da carteira do Nubank e a fidelidade da nossa ampla base de clientes (chegamos a mais de 90 milhões de clientes na América Latina em 2023).
Outro ponto importante sobre o negócio foi a crescente eficiência e as melhores margens financeiras como sendo fatores que fortalecem o posicionamento do Nubank no mercado.
A carteira de crédito – que consiste 80% em cartões de crédito e 20% em empréstimos pessoais – cresceu 49% anualmente (base neutra) em relação às taxas de câmbio até dezembro de 2023. Isso se deve em parte à base de 78 milhões de clientes ativos, um crescimento de 27% ano a ano até a mesma data.
A elevação da S&P Global Ratings reconhece a sólida posição de capital do Nubank, juntamente com nossos modelos exclusivos e superiores de análise de crédito. Temos confiança em nossa combinação única de tecnologia proprietária, tomada de decisão orientada por dados e gerenciamento disciplinado de riscos para oferecer os melhores produtos com taxas mais competitivas aos clientes, ao mesmo tempo em que geramos retornos cada vez mais robustos aos acionistas
David Vélez, fundador e CEO do Nubank
Em setembro de 2023, a S&P atribuiu rating inicial do Nubank para ‘BB-‘ em escala global. Um pouco antes, em junho de 2023, a classificação na escala local do Nubank Brasil havia subido de ‘brAA’ para ‘brAA+’.
Leia mais:
Nubank vence o Prêmio Reclame Aqui pela sétima vez, em 2023, e recebe dois prêmios especiais
Nubank é uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company
TIME100: Nubank é uma das empresas mais influentes do mundo segundo a revista americana