O cartão Nubank surgiu em 2013 para simplificar a vida das pessoas: sem anuidade, transparente e completamente controlado por um aplicativo. Desde então, continuamos pensando em novos produtos, melhorias e funções muito pedidas pelos nossos clientes – como o débito e o saque Nubank.
Nossos produtos são totalmente digitais, mas sabemos que o saque da conta do Nubank ainda é importante para parte de nossos clientes. Por isso, por meio de parcerias, conseguimos disponibilizar o saque direto do saldo da NuConta através das redes Banco 24Horas e Saque e Pague.
Para que isso seja possível, entretanto, existe uma tarifa de saque de R$6,50 por cada saque realizado da NuConta. Essa tarifa apenas cobre os custos que temos com a operação e os impostos envolvidos no saque – e, desde que anunciamos o débito Nubank, sempre comunicamos de forma muito clara que essa cobrança existia e demos detalhes de como ela funcionava.
Mas, então, qual é a confusão?
Além da tarifa de saque de R$ 6,50, os clientes que forem sacar podem ou não ter que pagar, também, uma taxa de conveniência pelo saque, cobrada pela rede que administra e controla o terminal onde o saque é realizado.
Como tarifa e taxa são termos que geram bastante confusão, explicamos abaixo o que cada um deles significa e quais as diferenças.
Tarifa de saque
Essa tarifa, cobrada pelo Nubank, é somente um repasse dos custos que temos com a rede externa de terminais de autoatendimento (o “caixa automático”) onde são realizados os saques. Os R$6,50 são, portanto, apenas a soma dos custos que o Nubank paga em cima de cada saque, acrescido de impostos.
É importante ressaltar: a Tarifa de saque cobrada do Nubank e repassada para os clientes para arcar com os custos da estrutura física de nossos parceiros.
Por lei, o Nubank não deveria oferecer saques gratuitos?
O pacote de serviços essenciais descrito pela resolução 3919 do Conselho Monetário Nacional (CMN) refere-se apenas a conta de depósitos à vista, que conhecemos como conta corrente, e conta de depósitos de poupança.
A conta do Nubank, NuConta, é uma conta de pagamentos pré-paga e, portanto, não se enquadra nessa regra. Segundo o Banco Central, para essa categoria, não há padronização do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central para a cobrança de tarifas, inclusive em relação a saques, extratos e transferências.
No Nubank, a gente trabalha para eliminar a burocracia ao máximo e livrar nossos clientes de tarifas abusivas – não cobramos taxa de manutenção ou de transferência na NuConta, por exemplo. Todo cliente pode fazer TEDs gratuitas para qualquer banco.
Porém, utilizar uma rede externa de terminais implica um custo a cada operação. A tarifa de saque, de R$ 6,50, é somente um repasse dos custos que temos com a rede externa de terminais de autoatendimento (o “caixa automático”) onde são realizados os saques.
Taxa de Conveniência
No caixa eletrônico ou terminal de autoatendimento, ao realizar o saque, nossos clientes podem se deparar com a mensagem de que será ou não cobrada uma Taxa de Conveniência pelo saque, diferente dos R$ 6,50 cobrados pelo Nubank.
A Taxa de Conveniência pode ou não ser cobrado pelo fornecimento de um saque em um terminal, o caixa eletrônico. Seu valor e a sua cobrança são determinados pela rede que controla aquele terminal e serão somados ao valor sacado pelo consumidor: se ele sacar R$ 100 e a taxa for de R$ 21, essa taxa vai aparecer no feed de sua NuConta somado ao valor total sacado – diferente da tarifa de saque, que aparece separadamente.
Ou seja: além dos R$ 6,50 cobrados pelo Nubank, o cliente pode ou não pagar também uma Taxa de Conveniência, a depender da máquina onde realizar o saque.
Vale ressaltar: essa informação sempre será mostrada para o cliente antes de ele confirmar o saque e o Nubank não tem nenhum controle sobre a Taxa de Conveniência cobrada.
Ficou com alguma dúvida? Pode conversar com a gente pelo chat do applicativo ou deixar seus comentários aqui no Blog ou na NuCommunity – a comunidade oficial do Nubank.
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