Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

5 ações sustentáveis par...

5 ações sustentáveis para adotar na sua empresa

A sustentabilidade do negócio é muito importante e faz com que a empresa enfrente menos dificuldades perante o mercado. Confira como adotar ações sustentáveis.



Foto de três pessoas, um homem branco de óculos, uma mulher ruiva e um senhor negro com barba branca. Eles estão em uma padaria, perto de pães e grãos de café.

A sustentabilidade, ou ESG, se mostra cada vez mais relevante dentro e fora das empresas. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% dos brasileiros praticam ações sustentáveis sempre ou na maioria das vezes em seu dia a dia. 

E tem mais: dados divulgados pela Forbes consideram que 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes. Por isso, é importante considerar que, ao não adotarem ações sustentáveis, as empresas terão dificuldades de crescer em um mercado preocupado com as questões socioambientais.

Abaixo, confira 5 ações sustentáveis simples para adotar na sua empresa.

1. Verifique a origem da matéria prima

A origem dos materiais utilizados no processo de fabricação dos produtos oferecidos pela sua empresa deve ser considerada. Procure por aqueles que sejam frutos de práticas que considerem a preservação do meio ambiente e relações saudáveis de trabalho. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode optar por peças – como calças jeans e camisetas – que utilizem o algodão orgânico. Diferentemente do algodão convencional que, apesar de ser uma fibra natural, é produzido de maneira que agride o meio ambiente, o cultivo do algodão orgânico não faz uso de agrotóxicos e tem um consumo muito menor de recursos naturais.

ISE B3: conheça o índice de sustentabilidade

2. Cheque o histórico dos fornecedores

Para garantir que as ações sustentáveis se amplifiquem, é fundamental contar com parceiros que adotem políticas preocupadas com os recursos. Afinal, de que adianta estabelecer no seu negócio a redução dos impactos no meio ambiente e na sociedade e, ao mesmo tempo, financiar práticas contrárias aos valores da empresa?

Por isso, é importante analisar o histórico dos seus fornecedores, buscando o máximo de informações possível sobre eles. Você pode fazer a consulta pelo site do Jusbrasil, inserindo CPF, CNPJ ou nome da pessoa ou empresa. Dessa forma, é possível escolher melhor os fornecedores baseado em critérios técnicos, financeiros e de sustentabilidade.

3. Escolha produtores locais

Pequenas e médias empresas costumam atender uma comunidade específica, geralmente na mesma região (ou arredores) em que estão localizadas. 

Entre as ações sustentáveis possíveis, incentivar produtores locais ajuda no crescimento do comércio, facilita a entrega e o armazenamento dos produtos, além de garantir itens mais frescos em estabelecimentos como restaurantes, cafeterias e supermercados, por exemplo. 

No caso de mercadorias exclusivas, como cerâmicas, decoração, móveis, e serviços personalizados, o prazo de entrega costuma ser bem mais rápido e as chances de ter algum problema com o produto reduz drasticamente por ele não ter que enfrentar uma longa viagem até você.

Consumo consciente: o que é e por que você deve se importar?

4. Reduza o desperdício

De materiais, tempo e dinheiro. Uma gestão eficaz do tempo pode ajudar a organizar melhor as tarefas do dia a dia da empresa e tornar o negócio mais produtivo – e rentável. Para organizar entregas e ter visibilidade sobre o andamento das tarefas do time, por exemplo, os aplicativos de gerenciamento de projetos, como o Miro e o Monday.com, ajudam bastante, pois permitem criar listas de afazeres com prazos de entrega em um lugar só.

Automatizar os processos mantém a rotina mais equilibrada. O objetivo dessa prática é alcançar melhores resultados a partir de ações que envolvem implementação de processos, controle das finanças, administração dos recursos humanos e materiais, e o que mais for necessário para o funcionamento adequado da empresa.

5. Opte por serviços digitais

Será que é realmente necessário ter vários textos, relatórios, contratos e outros documentos impressos? Tanta papelada dificulta a organização e ainda gera desperdício de recursos.  Sempre que possível, opte por soluções digitais. Com um sistema eletrônico, sua empresa pode reduzir o consumo de papel e economizar espaço de arquivamento.

As soluções do Nubank PJ, por exemplo, são: a Conta PJ do Nubank, que é 100% digital, sem burocracia e sem tarifas de manutenção. Ela foi desenvolvida para empreendedores tipo societário MEI, EI, EIRELI ou LTDA Unipessoal, e também para quem tem múltiplos sócios. Entre as vantagens, está a facilidade em receber pagamentos dos clientes usando diferentes soluções, seja por meio de link de pagamento, NuPay ou usando o seu próprio celular como maquininha com o Tap to Pay.

Tap to Pay no iPhone: como aceitar pagamentos por aproximação sem maquininha usando o iPhone e a conta PJ do Nubank

Leia também: 

Calendário do empreendedor 2025: oportunidades para considerar no planejamento da sua empresa

Antecipação de recebíveis: como funciona essa modalidade de crédito para empresas?

5w2h: o que é esse plano de ação e como usar na sua empresa

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.33 / 5

Você já votou neste post