Se você é daquelas pessoas que usam Pix até para comprar pão na padaria, o Pix Agendado Recorrente pode não ser uma grande novidade. Com ele, é possível agendar pagamentos e transferências recorrentes via Pix.
Muitas instituições financeiras, como o Nubank, já ofereciam essa possibilidade. A novidade é que essa oferta passa a ser obrigatória, segundo o Banco Central.
A seguir, entenda o que é o Pix Agendado Recorrente, em quais situações usar e como utilizar a nova modalidade de pagamento a favor da sua organização financeira.
O que é o Pix Agendado Recorrente?
O Pix Agendado Recorrente permite que as pessoas agendem pagamentos e transferências de mesmo valor que são feitas de forma recorrente – mensalmente, por exemplo. Com o agendamento, a transação é feita de forma automática.
Desde o lançamento do meio de pagamento instantâneo, em 2020, o Banco Central criou novas formas de usar o Pix, como o Pix Saque, Pix Troco e, agora, o Pix Agendado Recorrente.
A modalidade de pagamento recorrente já era permitida pelo Banco Central e algumas instituições financeiras desenvolveram soluções que permitiam esse agendamento. Contudo, desde o dia 28 de outubro de 2024, todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer o Pix Agendando Recorrente.
Clientes do Nubank, por exemplo, já podem agendar pagamentos e transferências recorrentes via Pix desde 2022 com o Pix programado. Essa função permite criar e customizar transferências Pix mensais, quinzenais e semanais de forma automática e segura. Ou seja, você cadastra os Pix das pessoas ou empresas que costuma pagar com frequência e, na data escolhida, o pagamento é feito automaticamente. Assim, você tem mais tempo para fazer o que realmente precisa e garante que suas transferências Pix serão feitas no dia certo.
Quais transações podem ser feitas com o Pix Agendado Recorrente?
É possível agendar pagamentos e transferências recorrentes via Pix de mesmo valor para pessoas e empresas. O Pix Agendado Recorrente pode ser usado para o pagamento de aluguel, da mensalidade da academia, de um prestador de serviço, como terapeuta e professor de inglês, por exemplo.
Com o agendamento, o pagamento é feito de forma automática, no dia escolhido pela pessoa. Para que a transação seja concluída, é necessário que exista saldo na conta de quem fez o agendamento. Caso contrário, a operação pode não ser efetivada.
E cuidado: dependendo da instituição financeira, é possível que a transação seja efetivada, mesmo sem que exista saldo disponível. Na prática, quando isso acontece, você cai no cheque especial e fica com a conta negativa. Por isso, garanta saldo para concluir o pagamento recorrente e escapar do pagamento de juros e fugir do endividamento.
Quanto custa fazer um Pix Agendado Recorrente?
Assim como o Pix tradicional, o Pix Agendado Recorrente também não tem custo para as pessoas.
Como fazer um Pix Agendado Recorrente?
Para fazer um Pix Agendado Recorrente, você precisa das informações da pessoa ou empresa que irá receber o pagamento recorrente, como chave-Pix, valor da transferência e o período de pagamento.
O fluxo desse pagamento varia de instituição financeira para instituição financeira. Abaixo, saiba como fazer um Pix programado no Nubank:
- Na tela inicial do app, toque em “Área Pix” e, depois, em “Programar”;
- Selecione o contato que irá receber o Pix programado e toque sobre a conta para qual deseja programar a transferência;
- Selecione a data da primeira transferência, a frequência dos pagamentos (mensal, quinzenal ou semanal) e clique na flechinha roxa na parte inferior direita da tela;
- Digite o valor que será transferido em cada Pix;
- Revise as informações do pagamento;
- Clique em “Confirmar cadastro” e insira sua senha de 4 dígitos para concluir.
Quais são as vantagens do Pix Recorrente Agendado?
Com o Pix Recorrente Agendado, você simplifica a gestão das suas contas e não perde os prazos. Dessa forma, você evita o pagamento de juros e multa por atraso, e garante um controle maior do seu orçamento.
No Nubank, por exemplo, as suas transações recorrentes de Pix ficam reunidas em um só lugar, no Assistente de pagamentos, facilitando ainda mais esse controle. O Assistente de pagamentos é o seu assistente financeiro virtual. Ele te lembra das contas e dos pagamentos agendados e avisa quando um boleto é emitido no seu CPF. E você pode checar tudo em um único lugar dentro do app do Nu.
Leia também
Pix: tudo que você precisa saber sobre o meio de pagamentos
Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?
Custo de vida: o que é e como funciona o cálculo?
Categorizar gastos realmente ajuda a manter o controle do dinheiro?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.