Sabe aquelas intermináveis filas nas agências para pagar as contas no fim do mês? Já é possível fugir delas usando sites e aplicativos de bancos ou instituições financeiras para pagar boleto online.
Se você não souber fazer pagamento de um boleto online, não se preocupe! É só seguir as dicas abaixo.
Como faço para pagar um boleto pelo celular?
Para pagar um boleto online você só precisa:
- Acessar o site ou app da sua instituição financeira (como o banco ou operadora do cartão de crédito);
- Inserir o número da sua conta e agência. Fazer login na sua conta e procurar a opção de “pagamentos”;
- Procurar a opção de pagamento “com código de barras” ou informar o número do seu boleto;
- Inserir os dados do boleto ou posicionar o seu celular para escaneá-lo e, então, confirmar o pagamento.
O guia completo sobre como pagar boleto online
Apesar de ser um procedimento prático e rápido, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ele funciona. Além disso, é sempre bom lembrar de alguns cuidados básicos na hora de fazer pagamentos pela internet e evitar problemas no futuro.
Por isso, veja abaixo um guia simples sobre internet banking e aplicativos para entender como pagar boletos online com segurança.
1. Verifique se você já possui acesso ao aplicativo ou ao internet banking
Hoje, a grande maioria das instituições financeiras, como bancos, fintechs ou operadoras de cartão, permite que o cliente faça várias operações e tenha acesso a diversos serviços sem sair de casa. Basta usar o aplicativo ou site para abrir extratos, fazer pagamentos online de contas, transferências, etc.
Acesso ao site – ou internet banking
O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco.
Para utilizar o internet banking, é preciso ter uma senha. Em geral, esse procedimento é feito presencialmente em alguma agência, mas várias instituições financeiras mais modernas, como as fintechs ou bancos digitais, permitem que você peça a senha pelo aplicativo, site, e-mail ou telefone.
Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais.
Em alguns casos, também pode ser necessário instalar um programa de sua instituição financeira em seu computador para que o acesso seja autorizado. Tudo varia conforme o seu banco.
Acesso pelo app
Os apps (ou aplicativos) são como programas que podem ser baixados no seu celular. Eles são desenvolvidos pelos bancos ou instituições financeiras para tornar o acesso aos seus serviços ainda mais fácil e seguro.
Geralmente, ao baixar o app, o cliente deve cadastrar uma senha para poder utilizá-lo no celular com segurança. Também pode ser necessário, dependendo da instituição financeira, validar o cadastro no seu aplicativo em uma agência bancária.
Vale compartilhar uma dica: Embora sites e aplicativos sejam meios seguros de fazer pagamentos, é sempre bom checar se a página que você está acessando é mesmo a da sua instituição financeira. Confira o nome do site e endereço na barra de navegação e veja se o aplicativo é bem recomendado antes de baixá-lo.
Ficou em dúvida? Entre em contato com a sua instituição e confirme qual endereço ou app você deve usar.
2. Acesse o site ou abra o app para pagar boleto online
Tanto em sites quanto em aplicativos, costuma haver uma aba chamada “pagamentos”. Nela, é possível especificar qual tipo de pagamento você quer realizar: boletos bancários e títulos, fatura do cartão de crédito ou contas de água, luz, telefone e gás.
Escolha a opção de pagamento que você deseja e dê continuidade ao processo.
3. Tenha em mãos o boleto em papel ou em meio digital atualizado
Para fazer o pagamento dos boletos, você deve ter em mãos o próprio boleto ou o número do código de barras. Mas fique atento: o boleto não pode estar com a data vencida!
Como pagar boleto online se ele estiver vencido?
Nesse caso, é preciso emitir a segunda via para pagá-lo pela internet. A segunda via do boleto virá com a correção dos valores (os encargos e multas por atraso) e uma nova data para pagamento. Em geral, ela vale apenas para o dia em que foi emitida.
A emissão da segunda via pode ser feita nos sites das instituições responsáveis pelo boleto. Não se esqueça de verificar se o site é confiável antes de informar qualquer dado pessoal: isso é extremamente importante para a sua segurança e evita muitos problemas futuros!
4. Informe o número do boleto
O próximo passo é informar o número do boleto para fazer o pagamento. Se você estiver no internet banking pode:
- Digitar os números do boleto físico;
- Copiar e colar os números do boleto online.
No caso de aplicativos, além de poder digitar ou copiar e colar os números, a câmera do próprio celular pode ser utilizada para fazer a leitura do código de barras – um processo muito mais rápido que garante que você não errará a digitação.
5. Confirme os dados e digite a senha para completar a transação
Uma vez inserido o código de barras, o aplicativo ou site pede que você confirme os valores e a data de pagamento. Confira os dados e então digite a sua senha pessoal autorizando a transação do pagamento do boleto online.
Se o pagamento for aprovado, a tela mostrará um comprovante de pagamento que você poderá salvar em seu computador, telefone celular ou em algum serviço de armazenamento. Além disso, a transação ficará registrada e você poderá conferir se está tudo correto acessando o próprio site ou aplicativo no futuro.
Qual o prazo de compensação de um boleto?
O prazo de compensação de um boleto é de um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).
Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.
Portanto, pense nisso e nas suas necessidades antes de realizar as operações.
Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?
O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.
Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.
Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.
O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?
O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.
Leia mais:
- Pagamento de boleto: como fazer e por que demora até um dia útil?
- Como emitir segunda via do boleto do cartão Nubank
- Como pagar boleto vencido?
O Nubank é uma empresa criada para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Nossos produtos são simples, fáceis de usar, e podem ser controlados pelo seu celular.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}