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Tendências 2025: 5 movim...

Tendências 2025: 5 movimentos para se inspirar na hora de cuidar dos negócios

Movimentos que envolvem novas tecnologias e comportamento do consumidor podem ser usados para traçar estratégias para a sua empresa. Saiba como usar isso para faturar mais.



Todos os anos, consultorias ao redor do mundo lançam relatórios com as tendências que devem ditar o rumo dos negócios. Com esses estudos, é possível entender, por exemplo, como o avanço da tecnologia pode influenciar as empresas; as evoluções no comportamento do consumidor e as suas preferências na hora de escolher um produto ou serviço.

Empreendedores podem se inspirar nesses movimentos globais para traçar estratégias para os próximos anos. Por isso, confira a seguir uma lista com cinco tendências para acompanhar, baseada no Guia de Tendências 2025, produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro.

Tendências 2025: saiba o que vai pautar o mundo dos negócios

1. Negócios com propósito: uma demanda cada vez mais presente

Qual o papel de uma empresa no mundo? Qual o papel do consumo e quais seus impactos na sociedade? De acordo com o Guia de Tendências 2025, o público tem exigido cada vez mais que as empresas se posicionem em relação a causas sociais e ambientais e promovam ações diretas que contribuam para isso, incluindo a ampliação de vozes marginalizadas.

Isso significa que, de forma crescente, as empresas vão repensar seu modus operandi e impactos na sociedade e no ambiente. Elas também irão repensar sua existência e propósito, encontrando uma forma de coexistir com as demandas das pessoas e do planeta.

Para quem empreende, uma das maneiras de entrar nesse movimento é refletir sobre o propósito do seu negócio e o legado dele na sociedade. Será que existe alguma coisa que pode ser feita para diminuir os impactos ambientais ou maximizar os impactos sociais positivos?

Pode ser usar menos itens plásticos, comprar matérias-primas de produtores responsáveis, incentivar o consumo consciente entre seus clientes, fazer alguma ação com a comunidade. As possibilidades são várias e ajudam a fidelizar consumidores preocupados com essas questões.

2. Tecnologia cada vez mais presente

O uso de novas tecnologias é uma tendência que deve se consolidar no empreendedorismo ao longo dos próximos anos. O Guia de Tendências 2025 cita como exemplo a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada e prototipagem virtual (processo de desenvolvimento de produtos que utiliza softwares de computador para fazer diferentes testes). 

A promessa é que tudo isso gere mais criatividade, customização e experiências de compra para encantar mais os clientes. 

Outro tipo de tecnologia que pode ganhar espaço em 2025 são os sensores no corpo humano, com monitoramento das funções vitais e com dados que podem apontar indícios de doenças desde a infância.

De acordo com o guia do Sebrae, os consumidores também estarão mais conectados e conscientes daqui para frente. Eles buscarão dispositivos que automatizem tarefas do dia a dia, ferramentas que potencializem o bem-estar digital e mais transparência e ética nas plataformas que utilizam.

Para lidar com esse cenário, o Sebrae sugere implementar softwares de automação para tarefas repetitivas, como controle de estoque ou atendimento ao cliente, permitindo que a equipe foque em atividades mais estratégicas. Outra dica é utilizar plataformas integradas que reúnam gestão financeira, marketing e logística em um único sistema, além de ferramentas de inteligência virtual para personalizar a experiência do cliente, como por exemplo sistemas que recomendam produtos com base no histórico de compra.

“O avanço das tecnologias e a redução dos custos aumentam a competitividade de pequenos negócios em relação a grandes empresas, resultando no fomento a ecossistemas de inovação integrados”, destaca o guia.

3. Inovação para ampliar a responsabilidade ambiental

Em 2025, a tecnologia deve ser colocada a serviço da sustentabilidade. Isso deve acontecer porque, do vestuário aos eletrodomésticos, os consumidores exigirão mais práticas transparentes e produtos que minimizem o impacto ambiental. E, para atender a essa demanda, as empresas terão que desenvolver técnicas de produção e consumo sustentáveis.

Na prática, cada nicho terá de se adaptar e buscar a sua solução, seja por meio de alimentos sustentáveis, produtos cruelty-free (não testados em animais), construções inteligentes ou preservação de recursos marinhos.​​

4. Saúde e bem-estar

As novas demandas dos consumidores envolvem principalmente o seu estilo de vida e valores. Em um mundo que se move cada vez mais rápido, a tendência é que um número crescente consumidores revisem suas rotinas, priorizem uma vida menos conectada e procurem negócios que compartilhem desses valores.

Essa busca pode envolver um produto que facilite a vida do cliente e ajude a lidar com a escassez de tempo, como refeições planejadas para a semana, até serviços como aulas de meditação e app de saúde e bem-estar.

Um exemplo de produto que facilita a vida do cliente é o Assistente de Pagamentos do Nubank. A ferramenta funciona tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, e foi criada para ajudar a administrar as contas e manter os pagamentos em dia.

Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – por boleto, débito automático ou Pix –, lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no CPF ou CNPJ da empresa e quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com ele, também é possível cadastrar os compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, sem precisar se preocupar em perder prazos.

Como a ansiedade afeta seu bolso? E por que o Brasil sofre mais que o resto do mundo.

5. Empresas orientadas por dados

Uma empresa data driven (orientada por dados) é aquela que aproveita as novas tecnologias e usa as informações em tempo real para tomar decisões estratégicas.

Segundo o Guia de Tendências 2025, “ser data driven pode fazer toda a diferença na tomada de decisões, promovendo crescimento de maneira sustentável e melhor posicionamento de mercado”.

E mais uma vez a tecnologia é destaque. Para aproveitar essa tendência, a dica do Sebrae é adotar ferramentas de análise de dados para entender melhor o comportamento do consumidor, identificando oportunidades e prevendo movimentos.

Cuidados com as tendências passageiras

Além de conhecer as tendências de 2025 que vão impactar os negócios, também é importante ficar atento àqueles movimentos que surgem, se espalham e somem. Um exemplo disso são as lojas de paletas mexicanas e de frozen yogurt que invadiram as cidades a partir de 2013 e logo desapareceram. 

Para não cair em ciladas, a recomendação é fazer um estudo de viabilidade do negócio, do mercado e do público para saber se é algo que veio para ficar ou se é só uma moda passageira. 

Afinal, abrir uma empresa é algo sério demais para ser feito no calor da emoção.

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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