A Receita Federal anunciou novas regras de fiscalização de transações feitas com Pix e cartão de crédito, e os golpistas não perderam tempo: já espalharam a falsa notícia de que os brasileiros precisariam pagar taxas ao fazer operações via Pix, e ainda enviam um boleto para você pagar. Cuidado: isso é um golpe.
Importante reforçar que as mudanças na fiscalização não criaram nenhuma taxação sobre o Pix. Ou seja, o Pix continua gratuito como sempre foi. E a Receita Federal reforça que “não existe tributação sobre Pix, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”.
Por isso, se você receber alguma mensagem por e-mail, SMS ou mesmo por WhatsApp, fazendo alguma cobrança de taxa sobre o Pix, ignore a mensagem porque é um golpe. A seguir, entenda como funciona o golpe da fiscalização do Pix.
O que é o golpe da fiscalização do Pix ou da cobrança da taxa do Pix?
O golpe da fiscalização do Pix foi criado a partir das mudanças anunciadas em 2025 pela Receita Federal nas regras de acompanhamento das transações financeiras dos brasileiros. A partir do anúncio, as movimentações acima de R$ 5 mil feitas via Pix e cartão de crédito por meio de operadoras de cartão e instituições de pagamento passam a ser fiscalizadas.
Mas essa alteração na fiscalização não muda nada no dia a dia dos brasileiros, e nem implica em qualquer tipo de taxação. A intenção do órgão com essa medida é de monitorar os dados para checar se a movimentação de pessoas e empresas corresponde aos valores declarados no Imposto de Renda.
No Nubank, por exemplo, você pode fazer transações Pix tradicionais e com o seu cartão de crédito direto pelo aplicativo, de forma simples e sem burocracia. Na prática, as novas regras da Receita não mudam a forma como você utiliza esses produtos. Você pode continuar usando essas funcionalidades para facilitar os seus pagamentos e para organizar a sua vida financeira do seu jeito.
Os fraudadores estão aproveitando este momento para fazer as pessoas transferirem dinheiro. O golpe funciona de duas maneiras:
Boleto de pagamento de taxa
Os criminosos têm enviado mensagens com um boleto de pagamento falso, se passando pela Receita Federal. Eles afirmam que existiria uma suposta cobrança de taxa sobre transações realizadas com Pix e que, se a pessoa não efetuar o pagamento, o CPF dela será bloqueado.
Essas mensagens podem chegar até você via e-mail, SMS e até por ligação, mas o canal mais comum tem sido o WhatsApp. A Receita Federal publicou um exemplo de como esse golpe acontece no aplicativo de mensagens. Para tornar a fraude ainda mais convincente, os criminosos utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.
Contudo, é importante reforçar que a Receita Federal não se comunica com os contribuintes por WhatsApp, SMS ou redes sociais. E também não faz qualquer tipo de cobrança por esses canais. O site oficial da Receita e o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) são os canais exclusivos de comunicação da instituição com os brasileiros.
Liberação de valores pagos
Está começando a crescer também outra forma de golpe criado na onda das novidades sobre fiscalização da Receita: aqueles ligados à cobrança de taxa para liberar falsos valores pagos no cartão de crédito.
O golpe não é novo: é o chamado golpe do saque social ou do resgate social. Nesse golpe, em postagens em redes sociais e mensagens compartilhadas em aplicativos, os criminosos afirmam que o governo federal teria criado um benefício chamado de saque social ou resgate social, que devolveria supostos valores por CPF.
Em mensagens, eles afirmam que, com a fiscalização, a Receita detectou que você teria valores a receber por ter pagado taxas indevidas sobre o uso do cartão de crédito, por exemplo. E que para receber esse dinheiro, as vítimas teriam de fornecer dados sensíveis em um site cujo link é enviado na própria mensagem. Mas o site é falso e foi criado para roubar os seus dados. A novidade agora, com o golpe do Pix, é que os criminosos podem usar as novas regras da Receita como falso argumento para aplicar a fraude.
Lembre-se de que todas as informações sobre programas sociais federais estão reunidas nesta página do site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Se você receber alguma comunicação sobre um benefício federal, antes de fazer qualquer coisa, cheque no site a existência dele, bem como as regras de cadastro e obtenção desse benefício.
Não é a primeira vez que o Pix é alvo de criminosos para aplicar golpes. Conheça aqui alguns deles e evite prejuízos.
Leia também
Phishing, Vishing e Smishing: o que são esses golpes?
O que é o golpe da falsa central de atendimento?
Golpe do WhatsApp: como funcionam os golpes financeiros por mensagem?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.