Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Seguro-desemprego: como ...

Seguro-desemprego: como solicitar o benefício online

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Trabalho do Brasil suspenderam o atendimento presencial. Saiba como dar entrada ao seguro-desemprego pela internet.



Seguro-desemprego online: fundo preto com círculos roxos e uma moeda de um real

Seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), como medida para conter a propagação do novo coronavírus, Covid-19, o SINE/IDT (Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) suspendeu o atendimento presencial nas unidades de todo o país.

Porém, trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício de forma online: pelo computador, através do portal gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

É importante lembrar que o seguro-desemprego é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

Para pedir o benefício, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador.

Veja como solicitar o seguro-desemprego online.

Solicitar seguro-desemprego pelo site

  1. Acesse o site gov.br/trabalho;
  2. Efetue o cadastro e crie uma conta para obter login e senha;
  3. Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego;
  4. Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-desemprego;
  5. Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;
  6. Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego;
  7. Clique em localizar;
  8. Cheque se as informações estão de acordo com seus dados pessoais. Leia as regras legais para habilitação ao benefício, concorde com os termos e clique em concluir;
  9. Confirme a solicitação do seu benefício;
  10. Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Número do requerimento para seguro-desemprego

Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

Solicitar seguro-desemprego pelo aplicativo

  1. Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
  2. Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
  3. Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Clique em  “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
  4. Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
  5. Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
  6. Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;
  7. Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado, em que constam número do CNPJ, o cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
  8. Leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;
  9. O app irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Vale ressaltar que a liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema.

Problemas para pedir o seguro-desemprego online?

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, alguns trabalhadores têm enfrentado problemas para recuperar o login e senha necessários para pedir o seguro-desemprego online.

O problema pode ser solucionado através da página de atendimento do Ministério da Economia: basta preencher o formulário com os dados pessoais e indicar o problema – recuperar senha, cadastrar senha ou não conseguir criar um login e senha.

Depois de enviar o formulário, será enviado para o e-mail do trabalhador um passo a passo para criar uma nova senha e conseguir fazer a solicitação normalmente.

Veja mais sobre o seguro-desemprego

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.27 / 5

Você já votou neste post