O Pix está ganhando forma. No dia 12 de junho, o Banco Central publicou a Circular nº 4.027 que, além de instituir o Sistema de Pagamentos Instantâneos e regulamentar seu funcionamento, cria a Conta Pagamentos Instantâneos – a Conta PI, voltada para as instituições financeiras
Apesar do nome, essa não é uma conta como outras que fazem parte do dia a dia dos brasileiros – como conta digital, conta de pagamento, conta corrente e conta poupança.
Entenda, abaixo, o que é Conta PI e qual seu papel no Pix.
Primeiro, o que é Pix?
De forma resumida, Pix é um novo meio que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades.
A grande diferença é a rapidez e a disponibilidade deste meio: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.
Veja aqui como o Pix vai funcionar e como serão as transações
O Pix vai funcionar por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos, o SPI. Ele é gerido e operado pelo Banco Central, por meio do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), e está conectado às contas PI das instituições participantes – como fintechs, bancos e cooperativas de crédito.
Entenda o que é o SPI, quando ele começa a funcionar e quem vai fazer parte
Mas, afinal, o que é Conta PI, a Conta Pagamentos Instantâneos?
Basicamente, Conta PI é a conta que o participante direto do Sistema de Pagamentos Instantâneos – como instituições financeiras – deverá manter no Banco Central para realizar as transferências em tempo real.
Ou seja: Conta PI é uma conta para instituições, não para usuários finais.
Por isso, não se preocupe: se você já tem conta em banco ou fintech, provavelmente não terá que abrir mais uma para usar o Pix. Afinal, bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão se adequar à nova tecnologia.
Para que serve uma Conta PI?
De acordo com o Banco Central, a Conta Pagamentos Instantâneos tem o objetivo de:
- Fazer o registro do saldo mantido no BC para liquidar as operações instantâneas do Pix;
- Fazer o registro das transferências de fundos correspondentes à liquidação dos pagamentos instantâneos processados pelo SPI e dos mecanismos de provimento de liquidez para a Conta PI.
Quem pode ter uma Conta PI?
- As instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que participem de forma direta do Sistema de Pagamentos Instantâneos – como fintechs, bancos e cooperativas de crédito;
- As câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação autorizados pelo BC a prestar serviço privado de intermediação de liquidez;
- A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), caso opte por participar do SPI.
Entenda a diferença entre um participante direto e indireto do SPI
Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.