O Nubank nasceu com a missão de acabar com a complexidade dos serviços financeiros para devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Essa missão permeia tudo que a gente faz – do desenvolvimento de produtos práticos ao atendimento humano e eficiente.
É por isso que, ao atualizar a nossa Política de Privacidade, em agosto de 2020, decidimos explicá-la de forma descomplicada, transparente e que traduz o “juridiquês”.
Quando você usa os produtos e serviços do Nubank, está confiando a nós uma série de dados pessoais. Nós entendemos o tamanho dessa responsabilidade e trabalhamos o tempo todo para manter suas informações seguras – você pode ver mais sobre isso clicando no item “Meus dados estão seguros?” do menu.
Por que atualizamos a Política de Privacidade?
Atualizamos nossa Política para deixá-la mais clara e transparente, além de adaptá-la à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), conhecida como LGPD. Queremos que você saiba exatamente como tratamos seus dados pessoais e quais são os seus direitos sobre eles.
A LGPD traz mudanças importantes nas regras de como as empresas tratam dados pessoais. Falamos mais sobre ela no fim desse post – basta abrir o menu e clicar em “Um pouco sobre a LGPD”.
O que diz a nossa Política de Privacidade
A gente sempre prezou muito pela simplicidade: sabemos que esses documentos são normalmente complexos, o que faz com que a maioria das pessoas não leia tudo – e, consequentemente, não saiba realmente como seus dados pessoais são tratados.
Por isso, ao reformular a nossa Política de Privacidade, garantimos que ela fosse simples e direta.
O texto completo pode ser encontrado nesta página ou no seu app Nubank, seguindo estes passos:
- Abra o aplicativo Nubank;
- No topo da tela, toque no seu nome;
- Toque na seção “Me ajuda”;
- Toque em “LGPD – Privacidade”;
- Toque em “Contato”.
Abaixo, destacamos os principais pontos da Política de Privacidade e explicamos o que eles significam.
A quais dados o Nubank tem acesso?
Existem alguns tipos de dados diferentes: os que cada cliente nos informa, os que coletamos de terceiros, os de navegação e os que são originados a partir do uso dos nossos serviços.
- Dados informados pelo cliente: aqueles que a própria pessoa comunica, como nome, endereço, contato, renda e documento de identificação.
- Dados que coletamos de terceiros: aqui entram informações que usamos para entender a situação financeira de um cliente – para, por exemplo, poder oferecer crédito. Incluem dados como dívidas abertas, negativações passadas, histórico de crédito e informações que nos ajudam a prevenir fraudes e garantir a segurança dos nossos clientes.
- Dados de navegação: são informações coletadas quando um usuário navega em nossos ambientes (como site, app e blog). Entram aqui, por exemplo, endereço de IP, navegador do dispositivo usado, dados de cookies e geolocalização.
- Dados originados do uso de nossos serviços: aqueles que dizem respeito aos produtos e serviços que o Nubank oferece, como histórico de compras com o cartão, transações realizadas pela conta, remetentes e beneficiários de transações, interações com o nosso atendimento etc.
- Dados públicos: são informações sobre você que estão disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por você.
Onde encontrar mais detalhes: a lista completa de dados tratados pelo Nubank pode ser encontrada na Política de Privacidade, no item 2: “Quais dados pessoais são coletados pelo Nubank”.
Por que o Nubank precisa desses dados?
Precisamos desses dados pessoais para poder oferecer um serviço de alta qualidade – isso inclui desde entender as necessidades de nossos clientes para melhorar produtos e serviços até garantir a segurança contra fraudes.
Estes são os principais usos que fazemos dos dados pessoais:
- Identificar, verificar e autenticar um usuário quando ele acessa o aplicativo ou tenta realizar alguma operação;
- Enviar notificações, faturas, WOWs (um presente ou uma carta que pode ser enviada quando há uma conexão entre o cliente e o atendimento), ou o próprio cartão;
- Realizar comunicações de marketing, ofertas e pesquisas de mercado;
- Desenvolver e melhorar os produtos e serviços;
- Divulgar produtos e serviços prestados pelo Nubank em redes sociais, websites, aplicativos ou materiais institucionais e publicitários
- Cumprir obrigações legais e regulatórias, como a manutenção do cadastro atualizado e a colaboração em caso de ordem judicial ou administrativa;
- Prevenir fraudes e garantir a segurança dos clientes;
- Entender a possibilidade de conceder crédito ou aumentar limite de um cliente;
- Recomendar novos serviços e produtos;
- Solucionar problemas técnicos e realizar atendimento aos clientes.
Além do nosso tratamento, também podemos, em algumas situações, compartilhar dados pessoais com outras instituições – como parceiros que entregam o cartão, fornecedores de tecnologia e agências de prevenção a fraude -, sempre tomando o cuidado de garantir sua proteção.
Onde encontrar mais detalhes: mais finalidades estão detalhadas na Política de Privacidade, no item 3: “Como o Nubank usa seus dados pessoais”. O compartilhamento com outras instituições pode ser encontrado no item 4: “Compartilhamento de dados pessoais”.
“Meus dados estão seguros?”
Sim. É um dever das instituições que armazenam dados pessoais garantir sua segurança e mantê-los protegidos. E no Nubank a gente leva esse dever muito a sério.
Nós temos centenas de profissionais dedicados a criar processos e mecanismos seguros. Eles estão presentes em diversas áreas – como Infosec (Segurança da Informação), Fraude, Jurídico, Proteção de Dados – e ajudam a garantir que cada Nubanker possa proteger nossos clientes.
Se quiser saber mais sobre segurança de dados pessoais, preparamos um artigo sobre a atuação de Infosec no Nubank.
Quer saber um pouco mais sobre a LGPD?
A LGPD se apoia em dez princípios que determinam como as empresas devem tratar os dados pessoais que possuem em suas bases – incluindo desde a coleta desses dados, armazenamento, compartilhamento, até o descarte.
Alguns dos pontos principais desses princípios são:
- O tratamento de dados pessoais deve sempre obedecer a fins legítimos e necessários – ou seja, as empresas devem ter uma justificativa do porquê precisam daquelas informações e deixá-la clara e explícita aos titulares de dados.
- Os titulares têm direito de obter informações transparentes sobre a forma como seus dados pessoais são tratados.
- As empresas têm o dever de tratar os dados pessoais com segurança, evitando acessos não autorizados e situações acidentais que prejudiquem as informações.
- Os dados pessoais não podem, nunca, ser usados de forma ilegal, discriminatória ou abusiva.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo e-mail dpo@nubank.com.br ou pela seção “Me Ajuda” do app, clicando em “LGPD Privacidade” e, em seguida, “Contato”.
A nossa relação com nossos clientes sempre foi regida pela transparência e esse caso não é exceção. Nosso comprometimento de acabar com a complexidade continua firme como sempre foi.
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