Na segunda-feira, 16 de novembro, o Pix – meio de pagamentos instantâneos do Banco Central – começou a funcionar em todo o Brasil. E o PagTesouro, plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional, agora permite que taxas, contribuições e demais serviços públicos sejam pagos dessa maneira.
O que é o PagTesouro
O PagTesouro é um sistema online, que permite que a pessoa realize pagamentos de serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes e taxa de emissão de passaporte, às entidades da administração pública federal. Além disso, pelo PagTesouro é possível pagar, também, multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos e no Enem.
Vale dizer que a plataforma funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, dá para pagar a qualquer momento – seja usando o Pix ou boleto.
O que é o Pix mesmo?
O Pix é um novo meio de pagamentos, anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020. Ele vai permitir transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira.
Em outras palavras: pessoas – jurídicas e físicas – vão poder enviar e receber dinheiro por meio do Pix, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.
Lembrando que o Pix não é um app nem é exclusivo de uma instituição específica. Centenas de instituições do país vão oferecer o novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes já estão acostumados a usar, como o app.
Veja aqui tudo sobre as chaves Pix
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.