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O que acontece se estour...

O que acontece se estourar o limite do cartão Nubank?

Resposta rápida: zerar o limite do cartão de crédito roxinho ou Ultravioleta não tem problema. Mas se a sua compra for um valor maior do que seu limite disponível, a transação não será concluída.



Visão das costas de uma mulher negra segurando com sua mão direita um celular e visualizando sua conta no aplicativo Nubank, ao fundo um homem negro de barba sentado em uma cama de casal e olhando para um notebook.

Quando alguém é aprovado para ter o cartão de crédito Nubank – nos moldes comuns -, liberamos um limite pré-aprovado. Para isso, fazemos uma projeção dos gastos dessa pessoa, análises de risco, perfil de uso e usamos dados externos, como score (a pontuação usada pelo Serasa, que indica a probabilidade de as pessoas atrasarem ou não o pagamento de uma conta), por exemplo, para definir um patamar inicial e seguro de crédito.

O limite do cartão de crédito é um valor pré-pago concedido ao cliente pelo banco ou instituição financeira e funciona como uma espécie de empréstimo, portanto, precisa ser devolvido no pagamento da fatura. Vale dizer que o limite é a quantia máxima que você consegue gastar no seu cartão.

Mas e se você gastar tudo antes do fim do mês? Abaixo, saiba o que acontece se você estourar o limite do cartão Nubank.

Primeiro: como saber o limite do cartão de crédito Nubank?

É fácil e rápido:

  1. Abra o app do Nubank no seu celular;
  2. Vá até o painel de “Cartão de Crédito“;
  3. Nesse tela, você verá o valor da sua fatura atual, e, abaixo, o limite disponível para uso.

“Estourei o limite do cartão de crédito Nubank, e agora?”

Se você zerou o seu limite – ou seja, gastou todo o saldo disponível -, o que acontece é que você vai ficar sem esse valor para utilizar nas compras com o cartão de crédito até pagar a fatura. 

É importante ressaltar que o limite também se aplica às compras parceladas. Por exemplo, se você tem R$200 de limite disponível e faz uma compra de R$200 em duas vezes, o seu limite vai ficar zerado. Quando a primeira parcela for paga, você volta a ter R$100 de limite e, ao efetuar o pagamento da segunda parcela de R$100, aí sim o seu limite é totalmente restabelecido.

Lembrando que não é preciso esperar a data de vencimento para efetuar o pagamento. Ele pode ser feito a qualquer momento. Se for pela conta do Nubank, o limite é liberado em alguns segundos, se optar por pagar por boleto, o prazo para que o valor seja compensado é de até um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Como pagar o cartão de crédito usando a conta do Nubank?

“Por que meu limite do cartão de crédito está negativo?”

Geralmente isso acontece quando há muitos parcelamentos de fatura e atrasos no pagamento, já que em ambos os casos são cobrados juros – e os juros comprometem o limite do cartão. Por isso, dependendo da sua situação, o seu saldo pode acabar ficando negativo. 

Se tiver qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o nosso atendimento, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se você tem um cartão de crédito, veja, abaixo, como se organizar financeiramente para que suas contas não saiam do controle.

Como descobrir gastos que estão comendo o limite do cartão de crédito?

Guia para organizar as contas se você tem um cartão de crédito

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