Se você está pensando em fazer um seguro – de vida, de casa, de automóvel ou de celular – talvez sinta um pouco de dificuldade ao se deparar com tantos termos técnicos que aparecem no contrato. Prêmio do seguro, por exemplo, não é uma recompensa (apesar do nome). Ele é justamente o oposto.
Entender as informações do contrato antes de contratar um seguro é fundamental para tomar a melhor decisão. Abaixo, veja o que quer dizer prêmio do seguro e outras informações sobre ele.
Como funciona um seguro?
Um seguro é um contrato feito entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora. Esse documento estabelece que alguém, um bem material, patrimônio ou algum outro objeto – chamado de segurado – possui cobertura contra determinados riscos.
Em outras palavras, a pessoa ou empresa que contratou o seguro recebe uma indenização caso algum dos riscos contra os quais ela possui cobertura acontecer.
O que isso quer dizer, na prática?
Por exemplo, no caso de roubo ou furto de imóvel, que normalmente acaba gerando grande perda financeira, o proprietário pode contratar um seguro que pode indenizá-lo em determinado valor. É uma forma de prevenir eventuais prejuízos.
O que é prêmio do seguro?
O prêmio é o valor que você paga para ter direito à cobertura do seguro que contratou. Ou seja, para ter direito a indenização, é necessário fazer o pagamento de um valor específico, definido no momento da contratação. Esse pagamento é o prêmio.
Somente depois do pagamento do prêmio (que pode ser mensal, anual ou único) é que o contrato de seguro passa a valer.
Em palavras simples: o prêmio é o preço do seguro. Esse nome pouco intuitivo é um dos muitos exemplos que mostram o quanto a indústria de seguros ainda é burocrática. Como o prêmio é normalmente associado a algo bom, as pessoas tendem a não perceber que um prêmio do seguro significa, na verdade, o quanto elas terão que pagar por ele.
Como é calculado o prêmio do seguro?
O valor do prêmio do seguro depende de alguns fatores. Alguns deles são o tipo de seguro, a cobertura oferecida pela apólice e o perfil de risco do segurado (que inclui idade, local de residência e pedidos de indenização já feitas).
Lembrando que a apólice nada mais é do que o contrato do seu seguro, onde são especificados todos os detalhes de sua cobertura, vigência, cláusulas e condições.
Geralmente, quanto maior a cobertura e o risco, maior será o prêmio (o custo para o cliente). Em casos de seguro de vida, por exemplo, se o contrato cobrir poucas circunstâncias de falecimento e o contratante for um jovem saudável, a seguradora acaba tendo menos chances de pagar uma indenização. Portanto, o prêmio deve ser menor.
Já se a apólice tiver uma cobertura ampla e o contratante for alguém com perfil de risco ou com condições de saúde ruins, as chances de a seguradora pagar uma indenização são maiores e, por isso, o prêmio poderá ser maior.
e o seguro for de automóvel, a seguradora leva em conta fatores como o valor do carro, índice de roubo do modelo, estilo (modelos mais novos e esportivos costumam ser mais leves e correr mais e, por isso, tem maior chance de colisão).
No entanto, existem situações em que o prêmio do seguro é fixo – ou seja, não é influenciado pelo perfil do titular – costuma ser o caso do seguro para aparelhos eletrônicos. É importante sempre verificar essas informações com a seguradora antes de contratar.
O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?
O atraso ou não pagamento do prêmio pode fazer com que o seguro seja suspenso, ou até mesmo cancelado. Se isso acontecer, o titular não terá direito à indenização caso aconteça algum dos incidentes cobertos.
Lembre-se que a apólice (contrato) precisa especificar quais são as condições para que o seguro seja suspenso ou cancelado.
Qual a diferença entre prêmio e indenização?
Prêmio e indenização podem soar iguais, mas, no mercado de seguros, são opostos: o prêmio é o que o cliente paga. A indenização é o que ele recebe.
Ou seja, o prêmio é o preço pago pelo seguro, aquele valor que uma pessoa deve desembolsar para poder contratá-lo. A indenização, por outro lado, é o pagamento do benefício quando o seguro é acionado e o segurado tem uma cobertura para aquele acontecimento. Em outras palavras, é o pagamento feito pela seguradora ao cliente (titular do seguro).
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