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Caí em um golpe financei...

Caí em um golpe financeiro. O que fazer?

Qualquer pessoa está sujeita a ser vítima de uma fraude. Saiba o que fazer caso aconteça com você e confira como não cair em golpes financeiros.



em um fundo preto, ilustração de uma mão segurando um ícone de segurança, com detalhes roxos.

Anúncios de ofertas imperdíveis, propostas de quitação de dívida por um valor muito abaixo do devido, amigo pedindo dinheiro pelo WhatsApp. Exemplos de tentativa de fraude é o que não faltam – afinal, surge uma nova ideia a cada dia. Talvez você já tenha vivenciado algo parecido com isso. Mas como diferenciar situações confiáveis de crimes? Como não cair em golpes financeiros? O que fazer caso você caia em um?

Seja pela falta de atenção ou até de conhecimento diante de algumas situações, nem sempre é fácil perceber uma tentativa maliciosa para conseguir informações pessoais e até mesmo dinheiro. 

Aliás, cada vez mais gente vem sendo atacada por fraudes desse tipo. De acordo com dados do The 2023 NICE Actimize Fraud Insights Report, que analisa o cenário bancário e de pagamentos, e revela as ameaças mais urgentes e os padrões que impactam instituições financeiras, de 2021 para 2022, tentativas de transações fraudulentas aumentaram em 92%, sendo que os valores de tentativa de fraude dispararam em 146%. 

Abaixo, entenda por que as pessoas caem tanto em fraudes e como não cair em golpes financeiros.

Por que as pessoas caem tanto em golpes?

Porque, com o avanço da tecnologia nos serviços financeiros, as operações bancárias estão tão rápidas quanto mensagens instantâneas, e o excesso de estímulos em canais diferentes (e-mail, aplicativos de conversas e redes sociais) deixa as pessoas mais vulneráveis a ataques. 

Outro motivo é a situação financeira das pessoas. Quanto maior o endividamento e o desemprego, maior é a quantidade de ataques. A psicologia econômica já provou que quando o orçamento está desorganizado, as pessoas tendem a buscar soluções rápidas, quase milagrosas, para os seus problemas financeiros. Por isso, elas ficam mais suscetíveis a cair em golpes. 

Como lidar com um golpe financeiro?

Se você percebeu que caiu em um golpe financeiro, é importante agir rapidamente. Confira dicas de “primeiros socorros” para algumas situações: 

Contate a instituição financeira

Busque contato imediato com a instituição financeira pela qual a operação foi feita e explique o ocorrido – depois que um pagamento ou transferência é confirmado, não é possível evitar que o valor chegue à conta de destino, mas às vezes ainda existe a possibilidade de contestar a transação junto ao banco recebedor;

Faça a denúncia da conta

Denuncie a conta fraudulenta para a instituição financeira que recebeu o valor, pois assim as equipes responsáveis poderão iniciar as investigações mesmo antes da comunicação interbancária;

Registre um boletim de ocorrência

Faça um boletim de ocorrência informando sobre o golpe e fornecendo o máximo de detalhes possível. Muitas vezes este documento é solicitado para que o processo de contestação seja efetivamente iniciado. (saiba aqui como fazer um boletim de ocorrência);

Redefina suas senhas

Redefina suas senhas, especialmente se tiver sofrido uma invasão de conta. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para garantir mais uma camada de segurança para as suas contas e aplicativos;

Peça um cartão novo

Peça uma nova via do cartão físico se a numeração dele tiver sido exposta. Caso a exposição tenha sido do cartão virtual, também é importante excluir e gerar um novo – no Nubank é possível fazer isso diretamente pelo app (saiba como clicando aqui);

Se você desconhece alguma compra online feita com seu cartão, entre em contato com a área de atendimento ao cliente do seu banco para contestar o lançamento. Confira como fazer isso pelo aplicativo do Nubank.

Mesmo com essas ações, vale lembrar que cada instituição tem procedimentos específicos para lidar com assuntos relacionados a golpes e fraudes em geral. Por isso, é importante se informar sobre quais medidas podem ser tomadas pelo seu banco com o objetivo de reter, recuperar ou ressarcir o dinheiro perdido. 

Qualquer pessoa está sujeita a cair em golpes, mas muitas não reportam por acharem que nada pode ser feito. Tomar essas medidas é a melhor forma de se proteger de mais danos e impedir que os golpistas façam mais vítimas no futuro.

Aproveite e assista (e compartilhe com amigos e familiares) ao vídeo abaixo para evitar cair no golpe da falsa central de atendimento:

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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