Mais de 613 milhões de transações foram feitas por Pix só em maio de 2021, de acordo com dados levantados pelo Banco Central. Ainda assim, algumas dúvidas ainda são comuns a respeito da disponibilidade do meio de pagamentos – afinal, o Pix tem horário limite?
Não, o Pix não tem horário limite – e sim, se você fizer um Pix às três da manhã de um sábado, ele deve cair quase imediatamente.
As transferências e pagamentos por Pix são instantâneas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.
Essa vantagem em relação a outros meios (como DOCs e TEDs) é um dos motivos da popularização rápida: dados analisados pelo Data Nubank mostram que 49% de todas as transferências via Pix foram feitas fora do horário comercial de bancos.
Veja mais:
Como fazer pagamentos usando o Pix? Veja o passo a passo
“Pix, pra quê te quero?”: um estudo do Data Nubank
6 perrengues que você não passa mais depois do Pix
Qual o horário de funcionamento do Pix?
Diferente de outros meios de pagamento, como transferências do tipo TED e DOC, o Pix não tem horário limite. Ou seja, ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.
Com isso, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem enviar e receber dinheiro em tempo real a qualquer momento.
OK, não tem limite de horário, mas o Pix tem limite de valor?
Apesar de não ter um limite de horário ou de transferências realizadas nesta modalidade, o Pix pode ter um limite diário de valor de acordo com cada instituição. Dentre outros motivos, isso acontece para aumentar a segurança das suas transações e evitar movimentações que estejam fora do seu padrão usual.
Vale dizer que esses limites não podem ser mais baixos do que os que já existem para transferências do tipo TED e DOC e nem aos praticados em cartões de débito, no caso de pagamentos via QR Code. Para saber o seu limite diário para transferências Pix, entre em contato com o seu banco ou consulte os aplicativos e internet banking das instituições onde você tem conta.
Mas não é só a instituição financeira que pode colocar esse limite: no Nubank, por exemplo, a função Meu Limite Pix permite que os próprios clientes estabeleçam um valor máximo a ser transferido por dia usando este meio de pagamento.
Entenda como funciona e de que maneira fazer esse ajuste diretamente pelo app.
O Pix continua sendo gratuito?
Segundo o Banco Central, o Pix deve ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais – os MEIs – ao fazer uma transferência ou pagamento nessa modalidade por meio de canais digitais (como internet banking e aplicativos). A gratuidade também é mantida nos casos de recebimento de Pix via transferências.
Em outras situações, o Pix pode ser cobrado – confira as regras aqui. Por isso é importante se atentar às condições informadas pelo seu banco e checar quais são as exceções.
No Nubank não temos letras miúdas: aqui o Pix é gratuito para pessoas físicas e jurídicas tanto para a realização de pagamentos quanto transferências.
Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.