O Nubank deu acesso a produtos financeiros para 3,8 milhões de brasileiros desbancarizados. A informação vem de um estudo conduzido pela empresa de consultoria BSD Consulting, que será divulgado na íntegra em breve, e constatou que 11% dos clientes Nu nunca haviam tido um produto bancário antes.
A pesquisa, encomendada pelo próprio Nubank, quis entender o impacto social que tivemos na sociedade brasileira desde que nascemos, em 2013.
A inclusão destas quase 4 milhões de pessoas foi um dos destaques, mas também chamou atenção o papel do Nubank em aumentar a educação e bem-estar financeiro de seus clientes:
- 67% afirmam que conseguiram economizar dinheiro com a ajuda dos produtos do Nubank – o equivalente a mais de 23 milhões de brasileiros;
- 36% acreditam que conhecem mais sobre o sistema bancário hoje do que antes de se juntarem ao Nu;
- 95% dos clientes Nubank têm metas financeiras hoje, contra 62% no passado.
Esses números são mais do que dados soltos: eles mostram a importância do Nubank para melhorar a relação das pessoas com o seu dinheiro.
“A principal missão do Nubank é justamente combater as complexidades do sistema financeiro para devolver o controle de volta às pessoas. Esse estudo mostra que temos tido sucesso em fazer isso.” – Cristina Junqueira, cofundadora.
No momento da pesquisa, a empresa acumulava cerca de 35 milhões de clientes. Hoje, são mais de 40 milhões.
A importância da educação financeira
O aumento da organização financeira entre os clientes também é muito relevante. Se hoje quase 7 em cada 10 pessoas afirmam que conseguiram economizar graças aos produtos do Nubank, isso demonstra o quanto desenvolver produtos práticos e fáceis de usar faz diferença para as finanças pessoais.
“Estamos ajudando a melhorar a vida das pessoas. Oferecer serviços transparentes e funcionalidades práticas realmente transforma o dia a dia dos clientes”, disse Cristina.
O Nubank também vem investindo muito em outras iniciativas para aproximar as pessoas do mundo financeiro. Em 2020, nosso blog de educação financeira foi lido por cerca de 50 milhões de pessoas.
Veja mais sobre o impacto socioambiental do Nubank
Economia em tarifas abusivas
A missão do Nubank de desburocratizar os serviços financeiros começou com três pilares: desenvolver produtos fáceis de usar, fornecer um excelente atendimento aos clientes e não cobrar tarifas abusivas.
Desde sua criação, o Nubank já poupou mais de R$ 21 bilhões das pessoas em tarifas.
Esse cálculo é feito com base em algumas tarifas comuns dos bancos tradicionais que nunca existiram no Nu – especialmente a anuidade do cartão de crédito e os pacotes de serviços de contas.
Hoje os brasileiros podem finalmente fazer transferências gratuitas pelo Pix, por exemplo, mas isso já era uma realidade no Nubank desde 2017: fazer TED pela conta do Nubank sempre foi grátis, enquanto os bancos tradicionais chegavam a cobrar mais de R$ 19 por cada transferência.
A gente fica muito feliz de ver esses resultados – e sabe que está no caminho certo ao mostrar que é possível prover serviços justos sem cobranças abusivas.