Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Como funciona o comparti...

Como funciona o compartilhamento de dados no Open Finance?

Com o Open Finance, os clientes podem autorizar o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre diferentes instituições. Saiba detalhes.



ilustração em fundo branco, com círculos, triângulos e quadrados coloridos se conectando

Após a conclusão da segunda fase do Open Finance, em agosto de 2021, o compartilhamento de dados entre bancos tornou-se uma realidade. Isso significa que os clientes podem compartilhar suas informações pessoais com diferentes instituições financeiras.

Antes, se você resolvesse trocar de banco, teria que construir um relacionamento e um histórico do zero. Por meio do Open Finance, é possível dividir suas informações facilmente e, assim, receber ofertas e produtos mais adequados ao seu perfil.

Entenda, a seguir, quais dados podem ser compartilhados no Open Finance.

O que é o compartilhamento de dados no Open Finance?

O compartilhamento de dados entre instituições permite que os clientes escolham levar as suas informações pessoais e financeiras de uma empresa para outra. Esse processo envolve a autorização do cliente, autenticação por meio de senha e confirmação. Tudo acontece de forma digital – por aplicativo ou internet banking.


Ou seja, quem decide compartilhar ou não seus dados são as próprias pessoas. As instituições financeiras não podem fazer isso por conta própria, a não ser para atender a solicitação de um cliente.

Como funciona a autorização de compartilhamento de dados?

Inicialmente, o cliente deve solicitar o compartilhamento à instituição que vai receber os dados. A partir daí, essa instituição é responsável por entrar em contato com o banco em que o cliente já tem uma conta (e, portanto, possui seus dados armazenados) para verificar se há autorização para receber as informações.

Por exemplo: você tem conta no Banco A e quer fazer um empréstimo, mas a opção oferecida tem juros bem altos. Então, você resolve pesquisar e descobre que o Banco B pode ter condições melhores. Porém, você não tem uma conta no Banco B.

O Open Finance permite que o seu histórico financeiro, enquanto cliente do Banco A, seja acessado pelo Banco B. Tendo acesso aos seus dados, a instituição pode avaliar o seu perfil e fazer uma proposta de crédito. 

Por meio do aplicativo, o Banco A pede sua autorização para compartilhar os dados.

Quais dados podem ser compartilhados no Open Finance?

Pelo aplicativo da instituição ou pelo internet banking, devem ser especificadas informações como a identificação da instituição que vai receber os dados, e o período de validade do consentimento (que pode ser de até 1 ano).

Além disso, é possível verificar os dados que serão compartilhados, como:

  • Nome;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Renda;
  • Tempo de relacionamento
  • Entre outros.

Vale ressaltar que a autorização de compartilhamento pode ser cancelada a qualquer momento.

É seguro compartilhar meus dados no Open Finance?

Sim! As instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas, segundo o Banco Central.

O Open Finance não prevê que os dados se tornem públicos, mas que as pessoas tenham controle para levá-los para as instituições que desejarem. Isso se dá por meio de APIs, uma tecnologia que permite que essa “conversa” aconteça de forma mais simples e barata. No entanto, é sempre importante ficar atento e tomar alguns cuidados para evitar fraudes:

  • Tudo é feito direto pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira: se desconfiar de algum e-mail com relação ao compartilhamento dos seus dados, não clique. Entre em contato com a sua instituição financeira por meio de canais oficiais de atendimento;
  • Lembre-se que você precisa autorizar o compartilhamento das informações: e o período de duração é de até 12 meses – após o prazo estipulado pelo cliente, o compartilhamento de dados para aquela finalidade específica é finalizado e, se quiser, será necessário autorizar novamente;
  • Empresas nunca pedem que os usuários forneçam suas senhas via e-mail ou mensagem: bancos, instituições financeiras e operadoras de cartão não podem pedir esse dado, nem o número completo do seu cartão;

Se você solicitou uma mudança de senha ou algum tipo de alteração de cadastro, é comum que enviem um e-mail de confirmação com um link: desconfie caso receba um e-mail desses sem ter realizado nenhuma ação na sua conta ou plataforma.

Leia também: 

Phishing: o que é e como funciona esse tipo de golpe

4 vantagens do Open Finance para os clientes e instituições

Open Finance: como visualizar o seu saldo de outro banco no app do Nubank?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.61 / 5

Você já votou neste post