O nome “conta digital” geralmente é usado para falar sobre contas que podem ser controladas pela internet. Hoje como a maioria das contas já oferece acesso por meio de sites e aplicativos instalados no celular, fica confuso entender se existe alguma diferença entre uma conta digital e uma conta corrente tradicional.
Entre as principais diferenças entre conta corrente e conta digital está a questão da burocracia.
Para abrir uma conta corrente é preciso se deslocar até uma agência bancária e levar seus documentos. Já para ser cliente de uma conta digital, todo o procedimento pode ser feito online. Ou seja, o usuário pode fazer o cadastro sem sair de casa.
Conta corrente
A conta corrente é uma opção que o cliente tem de movimentar o dinheiro do dia-a-dia, como o salário, por exemplo. Ela pode ser gratuita ou apresentar taxas de manutenção. E também pode ser individual ou conjunta.
Muitas dessas contas permitem saques e depósitos, mas é preciso sempre checar se são cobradas algumas taxas ou tarifas.
Para abrir a conta corrente, o cliente precisa ir até uma agência e levar documentos como carteira de trabalho e comprovante de renda.
Com uma conta corrente é possível:
- Usar o internet banking para checar extrato, transferir dinheiro e pagar boletos;
- Ir até uma agência local ou caixa eletrônico quando for realizar saques e depósitos;
- Fazer compras com um cartão de crédito ou débito conectado à conta;
- Utilizar cheques.
Conta digital
As contas digitais surgiram das fintechs – startups que possuem foco em tecnologias financeiras e procuram eliminar a burocracia dos processos bancários.
Além de facilitar o acesso das pessoas aos serviços financeiros. Tais contas costumam ser gratuitas e, no geral, o que mais as diferencia do restante das contas é a possibilidade de serem abertas ou fechadas totalmente pela internet, sem que o cliente precise ir pessoalmente até uma agência.
É importante lembrar que as contas digitais podem ter diferentes modalidades – elas podem ser contas de pagamento, por exemplo.
Ao abrir uma conta digital, o cliente tem um número de agência e de conta, permitindo realizar Pix, TEDs e DOCs normalmente.
O processo para abrir uma conta digital é basicamente o mesmo:
- É preciso ter um smartphone e fazer download do aplicativo;
- Enviar uma cópia dos documentos solicitados;
- Fazer uma selfie segurando o documento com foto;
- Cadastrar as informações pessoais;
- E assinar de forma digital.
Lembrando que para abrir uma ou outra é necessário ter 18 anos ou mais. No caso de conta corrente, quem tem entre 16 e 18 anos de idade precisa estar acompanhado dos responsáveis legais para abrir uma conta.
Quer uma conta digital sem taxas de manutenção e com rendimento maior do que a poupança? Conheça a conta do Nubank.