Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Chargeback no Tap to Pay...

Chargeback no Tap to Pay do Nubank: como funciona a contestação de venda e como evitar?

Fez uma venda com o Tap to Pay do Nubank e ainda não recebeu o pagamento? Pode ser que a transação tenha sido contestada. Entenda o processo e saiba o que fazer.



Sobre uma mesa com um capacete e um óculos de bicicleta, a mão de uma pessoa branca aproxima o Cartão Ultravioleta ao celular, que está na mão de uma pessoa negra, com o App NuTap do Nubank aberto, aguardando o pagamento.

A conta PJ do Nubank nasceu com a missão de livrar empreendedores, autônomos e donos de pequenos negócios de burocracias financeiras e tornar a rotina da empresa mais prática –  e o Tap to Pay do Nubank contribui nessa jornada. O valor das vendas caem direito na sua conta PJ do Nubank em um dia útil. 

Mas, se nesse período você não receber o valor, pode ser que a transação tenha sido contestada, e um pedido de chargeback tenha sido feito. A seguir, entenda como funciona a contestação de vendas e saiba como resolver o pagamento. 

O que é chargeback?

Chargeback é, em tradução livre do inglês, “estorno”, e se refere ao cancelamento de uma compra feita por um cartão, seja de crédito ou débito. Isso acontece quando o consumidor não concorda ou não reconhece uma compra que está na sua fatura e abre um processo junto a operadora do cartão para pedir a devolução do valor. 

Esse recurso é comum e costuma ser acionado em diferentes situações, como nos casos de fraudes ou quando o valor da compra é cobrado mais de uma vez, mas também pode ocorrer caso algum termo da venda seja descumprido. 

Quando isso acontece, o vendedor é notificado para apresentar contraprovas sobre essa  contestação. Neste momento, ele deve entregar os documentos e comprovantes necessários que ajudem a identificar que o trabalho foi mesmo realizado ou o produto entregue em boas condições. 

Essa análise é importante pois, a partir dela, fica decidido quem deve pagar pelo produto ou serviço. Durante o processo, o valor é descontado do vendedor, que pode recebê-lo de volta caso ganhe a disputa.

Como é o processo de chargeback do Tap to Pay do Nubank?

Se uma venda realizada usando o Tap to Pay do Nubank for contestada, a primeira coisa a fazer é organizar todos os comprovantes que te ajudem a defender que o seu produto ou serviço foi entregue dentro dos critérios estabelecidos antes da venda. 

Informações como o nome do comprador, o item ou serviço comprado, a estimativa de entrega e a confirmação de entrega são alguns exemplos de informações comprobatórias. O ideal é manter um arquivo dessas informações por, em média, 120 dias. Esse costuma ser o prazo máximo para que um consumidor realize uma contestação. 

Também vale ressaltar que, após ser notificado sobre a contestação, você terá até quatro dias corridos para organizar os documentos que sustentam a sua defesa. Eles devem ser enviados no formato PDF ou jpeg, pelo próprio aplicativo do Nubank, logado na sua conta PJ, na área de cobranças. 

Após a entrega dos documentos, nós encaminharemos tudo ao emissor do cartão (Mastercard), que irá analisar e definir quem ganhou a disputa. Essa definição pode levar cerca de 100 dias. Se o seu negócio ganhar, o valor retorna ao saldo da sua conta. Caso contrário, o dinheiro voltará ao bolso do consumidor. 

O Tap to Pay do Nubank é seguro? Entenda como funciona a proteção de dados na maquininha no app do Nubank

Como evitar um chargeback?

Apesar de ser um processo comum, que auxilia no combate a fraudes, o chargeback deve ser evitado. Alguns cuidados importantes podem ser tomados para evitar contestações e perdas financeiras. 

O primeiro deles é deixar o seu e-mail na conta PJ do Nubank sempre atualizado. É por meio dele que nós entraremos em contato caso um pedido de contestação seja aberto ou se alguma movimentação atípica for identificada. 

Também é importante cuidar das informações do seu negócio e dos seus clientes. Armazenar e catalogar os comprovantes de venda pode agilizar sua resposta à contestação. Com essas informações organizadas, fica mais fácil comprovar que a venda ou prestação de serviço foi legítima e que não houve um problema que justifique a devolução do dinheiro. 

Outro modo de garantir um pós vendas tranquilo é fazendo um acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Você pode enviar um pedido de avaliação do seu produto ou serviço, questionando o cliente sobre a experiência de compra. Desse modo, é mais fácil identificar se algo saiu do padrão, além de reforçar a relação de confiança com os consumidores.  

Leia mais sobre o Tap to Pay do Nubank: 

Tap to Pay: tudo sobre a maquininha de cartão no app do Nubank

Tap to Pay no iPhone: aceite pagamentos por aproximação sem maquininha usando o iPhone e a conta PJ do Nubank

Tap to Pay: confira os valores das taxas e as vantagens de receber pagamentos de cartão no app do Nubank  

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 5 / 5

Você já votou neste post