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Como funciona o Complian...

Como funciona o Compliance no Nubank?

Conheça o trabalho da área de Compliance, responsável por proteger o Nubank de riscos de conduta e regulatórios.



Como funciona o Compliance no Nubank?

O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de devolver o controle das pessoas sobre seu dinheiro e desburocratizar os serviços financeiros. Desenvolver produtos e serviços fáceis de usar e estimular a inovação em todos os nossos times sempre fez parte do nosso cotidiano.

Mas a gente sabe: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Como continuar inovando todos os dias e desafiar o status quo de maneira sustentável? É aí que entra o papel da área de Compliance.

Compliance pode ser definido como um conjunto de práticas e procedimentos que tem como objetivo garantir que a empresa e seus colaboradores sigam as leis, regulamentações e normas internas. 

Abaixo, entenda melhor como funciona essa atuação dentro do Nubank e de que maneira o Compliance trabalha para proteger a empresa de riscos de conduta e regulatórios.

O que é Compliance?

Compliance vem do verbo “to comply” que, em tradução direta do inglês, significa cumprir e agir em conformidade com um conjunto de regras. 

No mundo corporativo, o Compliance é responsável por uma série de atividades que as empresas implementam para estar em conformidade com regulamentos internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis que tenham a ver com seu ramo de atuação. 

Como o Nubank se protege de riscos?

No Nubank, todas as áreas são responsáveis por mapear os possíveis riscos do negócio e desenvolver soluções para evitar que eles se concretizem. Por isso, trabalhamos com um esquema de linhas de defesa, que funciona assim:

  • Primeira linha de defesa: aqui estão as áreas donas dos riscos relacionados aos seus negócios. Do Marketing à Engenharia, todos os times do Nubank precisam avaliar os riscos das iniciativas desenvolvidas na empresa;
  • Segunda linha de defesa: é composta pelos times de Risco, Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, responsáveis por auxiliar a primeira linha a gerenciar seus riscos e construir políticas, procedimentos e treinamentos relacionados à defesa do Nubank;
  • Terceira linha de defesa: é composta pelo time de Auditoria Interna, responsável por auditar os processos do Nubank de maneira contínua. 

Como a área de Compliance trabalha?

O Compliance é responsável por proteger o Nubank de riscos de conduta e regulatórios, mantendo a agilidade em toda a empresa para que as equipes possam inovar constantemente e o Nubank possa crescer de maneira sustentável.

Por aqui, o Compliance se divide em 3 times: Ética, Compliance Regulatório e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Entenda a atuação de cada um deles:

Ética

O time de Ética é guardião das diretrizes de conduta do Nubank e de sua reputação ética. A principal responsabilidade deste time é garantir que o Nubank seja uma empresa ética, segura e transparente para seus clientes, funcionários, investidores e fornecedores. 

Entre as responsabilidades deste time estão:

  • Construção de Códigos e Políticas Internas com diretrizes de conduta e integridade;
  • Treinamento, monitoramento e teste de diretrizes;
  • Gerenciamento do Canal de Denúncias Anônimas do Nubank para mitigar eventuais violações a essas diretrizes.

Compliance Regulatório

O time de Compliance Regulatório é quem monitora a conformidade do Nubank em relação aos órgãos reguladores e autorreguladores. Esse trabalho envolve:

  • Rastrear a implementação de novas regulações;
  • Atuar de forma a prevenir e detectar práticas indevidas que possam resultar em descumprimento de normas;
  • Testar as principais normas, políticas e procedimentos aplicáveis, para identificar oportunidades complementares a demais áreas de segunda e terceira linhas de defesa;
  • Aplicar treinamentos, fazendo o controle de revisão e aprovação de políticas e procedimentos de temas regulatórios;
  • Avaliar novos produtos e funcionalidades;
  • Coordenar inspeções e consultas de reguladores;
  • Monitorar a correção de não conformidades, ajudando nossos produtos a serem adequados para os nossos clientes e mitigando o risco regulatório de penalidades para o Nubank.

Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Conhecido como time de AML (Anti-Money Laundering), essa equipe agrega valor ao Nubank por meio da implementação de um programa global de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo, garantindo que a companhia e seus principais stakeholders se comprometam a aderir e cumprir com o programa e questões regulatórias.

Como é trabalhar com Compliance no Nubank?

Janine Heineman, Compliance Director:

Tem sido uma experiência incrível trabalhar no Nubank e ter tido o privilégio de guiar o crescimento da função de Compliance aqui. Em quase 4 anos, pudemos construir uma cultura de fazer a coisa certa, trazendo conscientização de Compliance para os Nubankers e, ao mesmo tempo, contribuindo para viabilizar inovações das áreas de negócios e seus diversos projetos, alinhado com o conceito de “targeted friction”.

Buscamos um “Compliance Humanizado”, que é parceiro das áreas, aprende com os erros e demonstra razoabilidade. Nosso Compliance equilibra a necessidade de cumprir com requerimentos regulatórios e políticas internas com uma abordagem baseada em risco, utilizando dados para a tomada de decisões e tecnologia para escalar os processos.

Marcos Junior, analista de Compliance:

Trabalhar no Compliance do Nubank é saber que todos os dias eu posso, de alguma forma, contribuir um pouco para que os Nubankers consigam se sentir seguros e à vontade em um ambiente saudável, podendo contar conosco caso precisem de ajuda em relação a uma situação desconfortável de violação às nossas diretrizes do Código de Conduta. Construímos uma empresa mais forte e que, a partir de um ambiente de trabalho leve, pode focar em seus clientes.

O bacana do nosso time é que ele é formado por pessoas com diferentes backgrounds e experiências. A ideia de construir um time multidisciplinar nos ajuda a levar o Compliance para lugares que não foram imaginados antes e transmitir mensagens de formas diferentes e que atinjam lugares que antes eram difíceis de se alcançar.

Leia também:

Como é ser Consumer Insights no Nubank?

Como é ser um Financial Analyst no Nubank?

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