Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que é o relatório mens...

O que é o relatório mensal de receitas do MEI?

Esse documento é utilizado para acompanhar a vida financeira do seu negócio ao longo de um ano, e passa a fazer parte da rotina das empresas após a formalização. Entenda mais sobre ele.



Imagem de uma calculadora e uma caneta apoiadas sobre um caderno com anotações

“Virei MEI, e agora?”. É comum não saber exatamente o que fazer logo após formalizar o seu negócio, afinal, são muitas as obrigações jurídicas e financeiras de uma empresa. Uma dessas responsabilidades é justamente o preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas do MEI (microempreendedor individual). 

O nome é um pouco auto explicativo: o relatório é um documento que deve ser preenchido mensalmente com toda a quantia financeira movimentada pelo seu negócio ao longo de um mês. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o faturamento que a empresa teve ao longo de um ano. 

Apesar de não precisar ser entregue a nenhum órgão do governo, ter esse balanço organizado também é muito útil na hora de preencher a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que é uma espécie de “imposto de renda” da empresa. Ele também poderá ajudar em uma eventual prestação de contas. 

A seguir, você descobre como preencher esse relatório e por que ele é tão importante. 

Como fazer o relatório mensal de receitas do MEI?

O processo é simples e pode ser feito manualmente ou digitalmente, seguindo este exemplo de relatório. Você deve informar seu CNPJ, sua razão social e o mês de apuração das informações. 

Logo abaixo, existem três categorias: comércio, indústria e prestação de serviço. Você irá preencher de acordo com a área de atuação específica do seu negócio, podendo deixar o restante em branco. 

Depois disso, é hora de partir para os números: informe a receita bruta recebida ao longo do mês sem a emissão de nota fiscal. Depois, repita o processo, mas incluindo os valores com a emissão de nota fiscal. Ao final, você deve somar as duas receitas para saber qual é a apuração bruta total do mês. 

Feito isso, basta assinar e preencher a data. O relatório deve ser feito sempre até o dia 20 de cada mês, com base nas transações que foram feitas no mês anterior. Simples, não é?

Onde enviar o relatório mensal de receitas do MEI?

Apesar de ter uma data de entrega específica, o relatório mensal não precisa ser enviado a nenhum órgão. No entanto, você deve guardá-lo pelo período mínimo de cinco anos, junto com as suas notas fiscais e outros documentos que comprovem as transações realizadas pela sua empresa. 

Esse processo dá mais segurança a você e a empresa. Caso você seja convidado a prestar qualquer tipo de conta, ter essas informações organizadas e armazenadas pode agilizar o processo. 

Além disso, o relatório também facilitará o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), já que ela é a soma de todos os relatórios preenchidos ao longo de um ano. 

Leia também:

MEI: conheça todos os compromissos burocráticos desse tipo de empresa

MEI: veja como aumentar o nível de segurança da sua conta gov.br

Como fazer a Declaração Anual Simplificada pelo app MEI

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.29 / 5

Você já votou neste post