As diferenças entre o limite do cartão de crédito de uma pessoa ou outra é um tópico que sempre vem à tona. Para entender por que cada pessoa recebe um valor diferente dentro de uma mesma instituição financeira é importante entender também como funciona o limite do cartão de crédito e o que é levado em consideração na hora de fornecer uma quantia pré-aprovada para cada cliente.
Descubra, abaixo, porque cada pessoa tem um limite do cartão de crédito diferente.
Como funciona o limite do cartão de crédito?
Primeiro é preciso entender o funcionamento do cartão. Ele é um tipo de empréstimo que dura, geralmente, um mês. A instituição financeira te empresta um dinheiro que é dela, e você pode utilizar esse valor para efetuar compras (à vista ou parceladas).
No fim dos 30 dias, é necessário pagar por esses gastos. É importante realizar os pagamentos dentro do prazo, ou seja, até a data de vencimento da fatura. Em caso de atraso, serão cobrados juros e, dessa forma, o valor devido acaba crescendo.
Portanto, o limite do cartão de crédito é o valor máximo que a instituição financeira libera para o cliente usar na função crédito.
Por exemplo: se você tem R$ 500 de limite, pode usar essa quantia no seu cartão, sem precisar pagar juros, desde que o pagamento da fatura seja feito no prazo.
Como funciona o limite do cartão de crédito em compras parceladas?
Em compras parceladas, o valor total da transação feita no cartão de crédito é descontado do seu limite total.
Por exemplo: se você fez uma compra de R$ 300 e parcelou em três vezes de R$ 100, é a quantia total de R$ 300 que será cobrada do seu limite.. Em outras palavras, quem tem um limite de R$ 500 e faz uma compra de R$ 300, fica com R$ 200 disponível no cartão.
O valor será restabelecido conforme os pagamentos forem efetuados mensalmente.
Aproveite e assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre limite de cartão de crédito.
Quer dicas de como aumentar o limite do seu cartão de crédito? Confira as principais aqui.
Por que cada pessoa recebe um limite do cartão de crédito diferente?
Basicamente porque a instituição financeira precisa ter confiança de que a pessoa para quem ela está emprestando dinheiro é capaz de manter os pagamentos em dia.
Existem alguns fatores que diminuem esse grau de confiança e dificultam o acesso ao cartão:
- Nome negativado: Ter o nome negativado (ou “nome sujo”, como também é chamado) significa que o cliente foi apontado em uma ou mais listas de proteção ao crédito – como as do Serasa, Boa Vista e outros birôs de crédito brasileiros. Isso acontece, por exemplo, se houver atraso no pagamento de contas – aluguel, água, luz e etc – ou inadimplência de uma dívida;
- Comprovação de renda: Esse não é o principal fator considerado pelas instituições financeiras e bancos na hora de aumentar o limite. No entanto, é importante ter em mente que, para ter um limite maior, é preciso demonstrar que você vai conseguir pagar as faturas;
- Histórico de dívidas: Quem já teve o nome sujo irá encontrar mais dificuldade para conseguir um aumento de limite, mesmo que a dívida já tenha sido quitada. Isso acontece porque o sistema dos bancos e instituições financeiras pode levar em conta o histórico da pessoa e essa confiança precisa ser reconstruída.
Todos esses fatores indicam quanto a instituição pode confiar no cliente que deseja ter crédito. É por isso que uma pessoa que ganhe menos do que você pode ter um cartão com limite maior. A junção dos fatores da análise de crédito é que vai tomar essa decisão de acordo com os algoritmos.
Como o banco calcula o limite do cartão de crédito?
Os fatores que interferem na decisão das instituições financeiras de aumentarem ou diminuírem o limite do cartão de crédito de uma pessoa podem ser resumidos pelo score de crédito, uma pontuação que reflete a relação que uma pessoa tem com crédito. Existem diversos scores de crédito no mercado e uma delas é o NuScore, o score próprio que está sendo testado pelo Nubank.
O NuScore resume o comportamento com crédito dos clientes do Nu com base em informações obtidas dentro e fora da instituição. O objetivo é garantir maior transparência sobre a análise que determina o limite do cartão de crédito de cada cliente e contribuir para a adoção de comportamentos financeiros mais saudáveis.
Como funciona a pontuação do NuScore?
A pontuação do NuScore vai de 0 a 1.000 e, quanto mais pontos, melhor é o seu perfil financeiro, de acordo com os critérios considerados pelo Nubank. Os clientes podem acompanhar a evolução e o histórico de pontuação diretamente pelo aplicativo. Mas não só isso: o Nubank indica os comportamentos que influenciam no NuScore todo mês para, assim, os clientes entenderem o que atrapalha e ajuda a manter um bom score dentro do Nu.
Clique aqui e conheça todos os detalhes sobre o NuScore.
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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
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