Parece história de ficção científica, mas é real: tudo o que você faz com as suas finanças está sendo monitorado. Os pagamentos atrasados, as compras no cartão de crédito, empréstimos e dívidas influenciam diretamente o seu perfil financeiro, que pode ser avaliado por algumas instituições financeiras e birôs de crédito por meio do score de crédito. O score da Serasa é uma das metodologias que existem no mercado e uma das mais conhecidas pelos consumidores.
Assim como alguns scores de crédito do mercado, a metodologia da pontuação da Serasa utiliza dados compartilhados pelos próprios consumidores para criar uma pontuação que reflete a relação deles com crédito. Saiba mais abaixo.
Relembre o que é score de crédito e como ele funciona no vídeo:
Como funciona o score de crédito da Serasa?
A Serasa é um birô de crédito. Ou seja, ela é uma empresa que reúne dados de histórico de crédito das pessoas com o objetivo de ajudar as empresas e instituições financeiras a decidir se oferecem ou não crédito, e também para que os consumidores possam se organizar melhor financeiramente.
A partir desses dados, ela criou o Score Serasa, que resume o comportamento das pessoas com crédito por meio de uma pontuação, que vai de 0 a 1.000, e indica basicamente a capacidade de pagamento de uma pessoa. Quanto mais próximo de 1.000, menos chances ela tem de se endividar.
Para ter essa pontuação, os usuários devem autorizar o compartilhamento de informações bancárias pelo site ou aplicativo do Score Serasa. Esses dados se juntam aos que a instituição já tem sobre a pessoa para gerar uma pontuação final mais precisa.
Segundo a instituição, essa tecnologia fornece relatórios atualizados sobre o saldo disponível em contas, investimentos, financiamento e histórico de cheque especial. A Serasa reforça que o sistema é seguro e a conexão acontece apenas com o consentimento do consumidor.
Quais são as faixas de classificação do Score Serasa?
O score de crédito da Serasa possui 4 faixas de classificação de crédito:
De 0 a 300 (Muito baixo)
Essa faixa indica grande probabilidade de inadimplência, portanto a chance de obter crédito é considerada muito baixa.
De 301 a 500 (Baixo)
Essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência e, consequentemente, baixa chance de obter crédito.
De 501 a 700 (Bom)
Essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e, consequentemente, boa chance de conseguir crédito.
De 701 a 1.000 (Excelente)
Essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, altas chances de obter crédito.
Quais informações são consideradas para a formação do Score Serasa?
Para chegar à pontuação de um consumidor, a Serasa leva em conta alguns fatores, como:
Conexão bancária: extrato da conta corrente, o salário e a renda, histórico e limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços contratados.
Compromisso com crédito: informações do Cadastro Positivo referentes aos créditos contratados.
Registro de dívidas e pendências: pendências no seu nome, dívidas e pagamento de dívidas.
Consultas ao CPF: consultas realizadas por empresas no seu Score.
Evolução financeira: informações sobre seu tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas.
Como consultar o Score Serasa?
A consulta ao Score Serasa é gratuita e pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor, a partir de um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.
Como aumentar o score de crédito da Serasa?
Para garantir uma boa pontuação, o Serasa recomenda as seguintes práticas:
- Sempre manter as contas em dia, seja as contas de casa, como luz, água, internet, seja a fatura do cartão de crédito;
- Evitar a todo custo cair na inadimplência, o famoso nome sujo;
- Manter os dados na instituição sempre atualizados.
O Score Serasa é o único score de crédito do mercado?
Não. A Serasa é uma das muitas instituições que oferecem esse tipo de pontuação de crédito. Até empresas podem ter o próprio score de crédito. É o caso do Nubank, por exemplo, que está testando o NuScore, ferramenta que ajuda os clientes do Nu a terem uma vida financeira mais saudável.
Qual a diferença entre o NuScore e o Score Serasa?
O score de crédito da Serasa, assim como parte dos scores de crédito do mercado, tem o objetivo de analisar a capacidade de pagamento de uma pessoa. Ou seja, ele avalia as chances de alguém se endividar e o potencial dela de conseguir honrar com o pagamento de uma dívida. Essas informações são usadas por diversas instituições para aprovar um cartão de crédito, um empréstimo, uma compra a prazo.
Já o NuScore, o score de crédito do Nubank, é uma ferramenta que tem a missão de dar mais transparência aos clientes do Nu sobre os comportamentos que influenciam a análise de crédito feitas internamente. O objetivo é ajudar os clientes a construir melhores hábitos financeiros e criar um histórico de crédito saudável e sólido.
Importante reforçar que os resultados do NuScore não influenciam os scores de outras instituições, porém o Nubank utiliza as informações de mercado para contribuir com as avaliações internas. O acesso aos dados internos e de terceiros feito pelo Nubank respeita todas as regras de proteção de dados e de privacidade.
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