Desde a fundação do Nubank, em 2013, a segurança dos nossos clientes sempre foi uma prioridade. Além de garantir que suas informações e seu dinheiro estão seguros com a gente, investimos também em tecnologias que te protegem de ameaças externas, como o Alô Protegido, um novo recurso de segurança criado para prevenir tentativas de golpe e fraude que acontecem por telefone.
Sabe quando você recebe uma ligação que parece o Nubank, mas não é o Nubank? Agora, com o Alô Protegido, antes mesmo de te incomodarem com esse tipo de chamada, o próprio app irá bloquear a ligação automaticamente. Essa defesa é destinada principalmente ao golpe da falsa central de atendimento, em que os criminosos usam o telefone do Nubank para “camuflar” a origem da chamada. Ou seja: se alguém usar o número do Nubank de forma indevida para tentar te enganar, você sequer receberá a ligação.
Além do benefício de bloqueio inteligente, que cria uma barreira automática contra números suspeitos, o Alô Protegido também garante que você tenha suporte ágil e verificado caso precise de ajuda do time de atendimento Nu.
Importante: o Alô Protegido não permite que o conteúdo das suas conversas sejam gravados e ouvidos pelo Nubank. Não se preocupe: todos os dados coletados são anonimizados e utilizados apenas para melhorar a sua experiência e segurança dentro do aplicativo.
Com o Alô Protegido ativado no seu app Nubank, você se protege de ligações falsas e evita cair no golpe da falsa central de atendimento.
Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes
Está no celular agora? Ative já o Alô Protegido no seu app do Nubank:
Como ativar o Alô Protegido no app do Nubank?
Para ativar o Alô Protegido no seu app do Nubank, basta seguir o passo a passo:
- Abra o app e toque no seu ícone de perfil, no canto superior esquerdo da tela;
- Acesse o menu “Segurança” e clique na opção “Alô Protegido”;
- Clique no botão de ativação e, depois, clique em “Permitir” para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo app do Nu;
- Confirme o seu número de telefone para validar a proteção;
- Pronto! Agora é só aproveitar os benefícios da função Alô Protegido nas suas ligações.
Importante: para ativar a função Alô Protegido não é necessário baixar nenhum aplicativo adicional ou instalar qualquer outro programa além do próprio app do Nubank. Caso alguém te peça para baixar algo, tome cuidado: é golpe!
Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: é golpe
Por enquanto, a função Alô Protegido está disponível apenas para celulares Android. Como em todos os nossos lançamentos, o produto será liberado de forma gradual e, em breve, estará disponível para toda a base de clientes do Nubank, incluindo aqueles com dispositivos iOS. Assim que isso acontecer, te avisaremos pelo app e aqui no blog.
O que são as permissões solicitadas no Alô Protegido?
Para que a proteção de chamadas funcione, nosso app precisa consultar dados de chamadas que ficam armazenados no seu telefone, mas que por motivos de segurança só podem ser consultados com a sua permissão.
Existem várias categorias de permissão, mas o Alô Protegido precisa apenas de duas para funcionar, sendo elas:
- Permissão de telefone: permite o bloqueio automático de números suspeitos e ligações de falsas centrais;
- Permissão do registro de chamadas: permite que identifiquemos ligações recebidas ou realizadas para números suspeitos.
Reforçando: suas conversas não são gravadas ou ouvidas pelo Nubank. Todos os dados coletados são anonimizados e utilizados apenas para aumentar a sua experiência e segurança dentro do aplicativo.
Como identificar uma ligação falsa?
O Alô Protegido é uma camada extra de proteção para o seu dinheiro e suas informações, mas ainda é muito importante que você saiba identificar os sinais de uma ligação falsa. Conheça alguns deles abaixo:
- Durante uma chamada falsa, os criminosos vão despertar o seu senso de urgência para te fazer agir por impulso. Se você suspeitar que há algo de errado, desligue a chamada e procure você mesmo por um dos nossos canais de atendimento (confira abaixo);
- Se alguém te pedir para baixar um app ou instalar qualquer outro programa, desligue a chamada. O mesmo vale caso te peçam para clicar em algum link que você desconhece;
- Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas e, em geral, as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas;
- Desconfie de ligações em que um suposto funcionário te liga exigindo um Pix ou outra transação financeira para cancelar alguma operação. Nenhum banco vai te pedir por isso;
- Se você acredita que a sua conta bancária foi invadida, consulte os últimos dispositivos onde ela esteve conectada. Assim, você confirma se ela foi acessada de um aparelho celular ou computador que você não conhece e pode desconectá-la desse aparelho.
Quais são os canais de atendimento oficiais do Nubank?
Se você deseja falar com o Nubank, pode nos procurar em um dos nossos canais de atendimento oficiais como chat no app e telefone. Nosso telefone é 4020 0185, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 591 2117 para demais localidades.
Leia mais:
Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular
Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro