Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Atrasei minha fatura. E ...

Atrasei minha fatura. E agora?

Saiba o que fazer quando não conseguir pagar a conta do seu cartão de crédito até a data de vencimento.



Quer consumir este conteúdo no formato de áudio? A gente lê para você! Aperte o play abaixo.

Com as dezenas de tarefas do dia-a-dia, esquecer de pagar a fatura do cartão de crédito não é tão incomum assim. Da mesma forma, vencimentos que caem em feriados e fins de semana podem causar confusão e imprevistos podem comprometer o orçamento mensal.

Caso você não efetue o pagamento até a data de vencimento da sua fatura, juros e encargos serão cobrados de acordo com os dias em que ela ficou em atraso, segundo a regulamentação do Banco Central.

Mas, calma! Há formas de resolver essa pendência. Abaixo, indicamos os caminhos a seguir para não ficar inadimplente.

1. Gerar um novo boleto

Se você não efetuou o pagamento do total da fatura até o vencimento, mas tem o dinheiro para quitá-la, a solução é simples: basta gerar outro boleto e a data de vencimento será atualizada – lembrando que os juros são cobrados considerando os dias em que ela ficou em atraso.

2. Pagar o mínimo da fatura

É importante ficar atento ao contrato da operadora do seu cartão de crédito. Algumas empresas exigem que o cliente pague o total da fatura até a data de vencimento. Outras permitem pagar o valor mínimo. Se optar por este caso, a quantia restante será financiada pelo rotativo, com juros. No entanto, a porcentagem é menor do que os juros cobrados de mora (que ocorrem quando o cliente não paga nenhum valor).

No vídeo abaixo, entenda melhor no que implica pagar o mínimo da fatura:

3. Parcelar o valor

Quando o cliente não consegue pagar o valor integral e atrasa a fatura, ele pode entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão e fazer um parcelamento. Assim, a quantia total é dividida em algumas vezes e pode ser paga mensalmente (conforme acordado com a empresa). Neste caso, há a cobrança de encargos, que deve ser menor do que os juros de mora e que o rotativo.

Ao parcelar a fatura, o usuário regulariza a situação com a empresa de cartão de crédito, pois, uma vez que existe um parcelamento, o cliente já não fica mais em atraso.

Lembre-se: vencimentos que caem em fins de semana e feriados passam, automaticamente, para o próximo dia útil e podem ser pagos normalmente, em caixas eletrônicos, casas lotéricas e pelo internet banking do banco instalado no celular.

É preciso sempre ter em mente que atrasos no pagamento do cartão de crédito podem levar ao envio das informações aos órgãos de proteção ao crédito, ao bloqueio e até cancelamento do cartão.

No fim das contas, o ideal é sempre buscar regularizar a situação o mais rápido possível. Às vezes, as circunstâncias nos impedem de cumprir o cenário ideal, mas, com as informações em mãos, é possível escolher a opção mais adequada.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.63 / 5

Você já votou neste post