Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Autorização de acesso do...

Autorização de acesso do Imposto de Renda: o que é e quem pode usar?

A nova funcionalidade permite que uma pessoa tenha acesso aos serviços da plataforma Meu Imposto de Renda de outro contribuinte. Esta é uma das novidades da Receita Federal para a temporada do Imposto de Renda. Saiba como utilizar.



Vem aí a temporada 2023 da declaração do Imposto de Renda e uma das principais novidades anunciadas pela Receita Federal para este ano é a autorização de acesso. Com essa funcionalidade, uma pessoa  pode ser autorizada  a acessar a declaração de outro contribuinte pela plataforma  Meu Imposto de Renda.

Quer saber mais sobre o que como funciona a ferramenta e quem pode utilizá-la? Então, confira os detalhes no texto abaixo. 

Importante: as informações abaixo são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que é autorização de acesso do Imposto de Renda?

Como o nome já diz, é uma permissão para uma pessoa  ter acesso aos serviços da plataforma Meu Imposto de Renda de outro contribuinte. Com essa permissão, um CPF pode acessar os dados da declaração pré-preenchida de outro CPF. Até então, só o titular do CPF e um procurador, de pessoa física ou jurídica, mediante procuração eletrônica, podiam entrar na plataforma.

Agora, com a autorização, outra pessoa tem acesso a todos os serviços disponíveis no programa Meu Imposto de Renda e poderá declarar, retificar, ver pendências, gerar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e imprimir declarações e recibos, entre outros. 

Aquele que for autorizar alguém pode definir o prazo de acesso, que é de no máximo seis meses e pode ser revogado a qualquer momento. 

A funcionalidade só está disponível na versão de aplicativo para smartphones e tablets da plataforma  e no formato de preenchimento da declaração online, pelo site do Portal e-CAC.

Quem pode utilizar a ferramenta? 

Segundo a Receita Federal, o público alvo da novidade são os dependentes do contribuinte titular e grupos familiares que fazem as declarações informalmente. Um contribuinte pode liberar apenas um CPF para acessar seus dados, mas ele pode ser autorizado por até cinco pessoas. 

Vale lembrar que a permissão só pode ser realizada para contribuintes com conta gov.br nos níveis de segurança prata e ouro – tanto para quem autoriza quanto para quem será autorizado. 

A autorização não é válida para CNPJs e a procuração eletrônica continua valendo para pessoas físicas e jurídicas, sem a necessidade de ter uma conta gov.br, limite de datas, número de pessoas ou de serviços. 

Como autorizar outra pessoa para ter acesso? 

Para autorizar outro CPF a acessar a sua declaração pré-preenchida do IR, basta entrar na página principal do aplicativo Meu Imposto de Renda, programa para computador ou site, e ir até a aba “Serviços do IRPF”. Ali, você vai encontrar o campo “Autorização de Acesso” e é só seguir as etapas indicadas. 

Como este ano a declaração pré-preenchida será disponibilizada ao contribuinte desde o primeiro dia do prazo para a declaração – 15 de março –, a autorização pode ser feita logo no início. É possível baixar o app de 2023 a partir do primeiro dia da temporada de declaração. 

O período de envio da declaração do Imposto de Renda 2024 até às 23h59 do dia 31 de maio. 

Leia mais sobre o Imposto de Renda 2024:

Calendário do IR 2024: datas de declaração e restituição 

Imposto de Renda 2024: confira o que mudou 

Atenção: o texto acima é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.09 / 5

Você já votou neste post