O mundo dos negócios é recheado de siglas e termos em inglês, e entendê-las é essencial na hora de colocar as ideias no papel e começar a empreender. A sigla B2C (Business to Consumer) é um exemplo disso.
B2C pode ser a definição de como será o modelo do negócio e a resposta de uma das mais importantes perguntas no empreendedorismo: quem vai ser o cliente? Definir um público alvo e conhecê-lo a fundo é quase uma parada obrigatória na jornada do planejamento de um novo negócio.
Entenda, abaixo, o que é e como funciona o modelo de negócio B2C.
O que significa B2C?
B2C é o termo utilizado para o modelo de negócio em que uma empresa vende seu produto ou serviço para o consumidor final – ou seja, o cliente é a pessoa física. A sigla B2C quer dizer Business to Consumer, ou “da empresa para o consumidor”, em tradução livre do inglês.
Um supermercado, uma loja de sapatos, de eletrodomésticos ou até mesmo a clínica odontológica: todas essas empresas atuam no ramo B2C, pois oferecem seu produto ou serviço diretamente ao cliente final que irá consumi-lo.
O que difere na prática o modelo B2C do B2B?
Na prática, e de forma objetiva, o que difere o modelo B2C do B2B é o cliente final. Enquanto no modelo B2B uma empresa oferece produtos ou serviços a uma outra empresa, no modelo B2C os consumidores finais são as pessoas físicas.
Vendas B2C
Responda rápido: Vender a R$ 0,99 é melhor do que a R$ 1? Há anos existem estudos que explicam como o supermercado te induz a gastar mais usando diferentes estratégias de marketing e vendas B2C – desde a ordem dos produtos na prateleira até a tática de preços terminados em 0,99 ao invés de 1.
Quando falamos em B2C, o preço médio dos produtos tende a ser mais baixo, e para ver o volume de vendas crescer, é preciso que as empresas adotem estratégias que naveguem por outras áreas de conhecimento como a neurociência, o comportamento do consumidor etc.
Por outro lado, em um modelo B2B, em que uma empresa vende para outra empresa, o valor do produto ou serviço tende a ser bem mais alto – como empresas que prestam serviço de segurança patrimonial ou de armazenamento, por exemplo. Ou seja, as estratégias comerciais para cada modelo de negócio são bem diferentes.
Comunicação B2C
A comunicação B2C tem o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível dentro do público-alvo da empresa. Comerciais de TV, marcas que patrocinam filmes, séries e reality shows são exemplos de ações de comunicação e marketing focadas no modelo de negócios B2C – além dos tradicionais outdoors de rua, é claro.
O mercado B2C é altamente competitivo, o que pede ações mistas de preço, marketing e comunicação para saltar os olhos do cliente. Sempre em tom de convencimento, as comunicações B2C precisam ressaltar fortemente os benefícios do produto ou serviço e criar conexões com os clientes, seja fisicamente ou no ambiente digital, como as redes sociais.
Entenda o seu cliente
A base de qualquer negócio é o cliente e todos os esforços devem ser direcionados para entender cada vez mais o seu comportamento, seus gostos e o que mais gera valor e impacto positivo em seu dia a dia.
Antes de colocar as ideias no papel e mergulhar a fundo no planejamento de um novo negócio, escolha o modelo que mais tem a ver com o seu produto ou serviço e ofereça a melhor experiência possível para os clientes.
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