Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Passagens aéreas na Blac...

Passagens aéreas na Black Friday: 9 dicas para encontrar boas ofertas sem perrengues

Até dá para encontrar passagens aéreas baratas na Black Friday, mas é preciso ser flexível sobre as datas da viagem e tomar cuidados para não cair em ciladas.



Ilustração com fundo branco mostra a ponta de um foguete subindo. O fogo do foguete é roxo.

Para quem tem planos de viajar nos próximos meses, a Black Friday pode ser uma oportunidade para encontrar passagens aéreas baratas. Mas antes de tentar garimpar boas ofertas, é preciso ter em mãos uma média ou alguma referência de preço.

Depois disso, é hora de pesquisar. E, segundo Lidiane Costa, consultora de viagens e autora do blog Partiu Viajar, é importante ter calma. Ela já visitou 38 países e planejou viagens para mais de 200 famílias, e afirma que é preciso ter paciência para não acabar comprando na empolgação.

Confira, abaixo, nove dicas para você encontrar boas ofertas de passagens aéreas na Black Friday sem passar perrengues. 

Veja aqui como ter uma referência de preços mesmo sem ter feito uma pesquisa com antecedência.

1. Aproveite os programas de pontos ou milhas

Se você já fez alguma viagem de avião na vida, é possível que esteja cadastrado em algum programa de pontos sem saber. Antes do dia da Black Friday, entre nos sites das companhias aéreas e verifique se você tem algum cadastro. Os principais sites que agregam pacotes e passagens também já têm os próprios programas de fidelidade que garantem mais descontos para quem faz alguma compra. 

A primeira coisa que o gestor de comunidades Rafael Onori, de 37 anos, faz na hora de comprar passagens aéreas é consultar suas milhas. Embora ele viaje muito a trabalho, a maioria das viagens que fez nos últimos dois anos foram a passeio. Em 2021, foram seis viagens e, em 2022, já foram nove.

Além de garantir passagens mais baratas, esses programas podem oferecer benefícios que ajudam a reduzir o valor final da viagem. 

“Por viajar demais, tenho benefícios das companhias aéreas e em uma delas, inclusive, já sou cliente com um bom nível de pontos e consigo acesso a área VIP, alimentação, despachar mais de uma bagagem sem nenhum custo adicional”, conta Rafael. 

Você pode ter cadastro num programa de pontos e nem sabe.

2. Cheque os benefícios do seu cartão de crédito 

O seu cartão de crédito pode oferecer vantagens que facilitam a viagem e que garantem descontos. Busque as informações sobre eles antes da Black Friday. 

“Este ano de 2022, comprei todas as minhas passagens usando milhas, inclusive viagem internacional”, conta Lidiane Costa. 

Entenda aqui como funciona um programa de pontuação de cartão de crédito

3. Pesquise os preços em vários lugares diferentes

No dia da Black Friday, a dica é pesquisar. Lembre-se de que você tem alguns preços médios ou de referência em mãos para saber se esses valores são realmente promocionais. Se de fato forem, calma. 

Faça a busca em mais de um site de companhia aérea e também nos sites de terceiros, especializados em compras de passagens e hospedagem, para garantir que achou o menor preço. 

4. Acesse apenas os sites confiáveis 

Ofertas imperdíveis de empresas que você nunca ouviu falar podem ser ciladas. Na hora de fazer a pesquisa, acesse os sites conhecidos de passagens e hospedagem, digitando o endereço deles direto no seu navegador. Assim, você reduz as chances de cair num site falso. 

“Em caso de dúvida, jogue no Google o nome do site, pesquise no Reclame Aqui. Hoje a própria internet nos dá ferramentas para evitar esses golpes”, diz a consultora Lidiane Costa.

“Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação –observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes”, recomenda o Procon-SP, em nota.

Também é recomendável consultar a lista “Evite esses Sites”, que traz sites que tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Na lista, há sites que ainda estão no ar. 

Cuidado com os sites que você acessa.

5. De olho nos juros e nas taxas

O consumidor pode tomar um susto na hora de fechar a compra. No caso das passagens aéreas pode ocorrer a cobrança de taxas que só vão aparecer no momento do pagamento. 

Além disso, dependendo do site, o parcelamento pode ter juros, que tornam a promoção menos atrativa ou até desvantajosa em relação a outros preços pesquisados. É preciso fazer as comparações, considerando os valores do fechamento da compra.

6. Para pagar ainda mais barato, é preciso ser flexível 

“Aprendi que o pulo do gato é ter disciplina na pesquisa das passagens e flexibilidade de destinos e datas. Sempre consigo bons valores, pois pesquiso com antecedência e tenho essa flexibilidade de destinos e meses ou dias.”

Lidiane Costa

Essa flexibilidade também vale para os tipos de voos: aqueles sem bagagem a despachar ou que acontecem de madrugada, por exemplo, saem mais em conta.

Essa dica é um misto de vantagem com cuidados. Muitas vezes, na empolgação, o consumidor compra uma passagem aérea na Black Friday sem atentar para algumas mensagens que podem estar no rodapé da oferta. 

É comum que essas promoções tenham alguma restrição de período, horário, destino, escolha de assento e quantidade de bagagem gratuita, para ficar em alguns exemplos. Por isso, cuidado na hora de fechar a compra e verifique todas as condições. 

Abaixo, ouça o podcast Semanada para ter uma Black Friday de paz e tranquilidade. 

7. Crie alertas de preços

Muitos sites especializados têm funções para avisar os consumidores cadastrados quando o preço de uma passagem cair. Dá tempo de criar os alertas para os destinos que planeja ir antes de a Black Friday começar. Assim, você será avisado por e-mail ou SMS sobre essa queda nos preços.  

Mas atenção! Crie esses alertas apenas em sites confiáveis e conhecidos. 

Veja aqui como saber se um site é seguro

8. Utilize a aba anônima

“Eu sempre busco naquele esquema de janela anônima para tentar dar uma enganada no algoritmo”, afirma Rafael Onori. A tática faz sentido. Quando você faz uma busca de preços em vários sites sem estar na janela anônima, o algoritmo da rede te apresenta várias páginas relacionadas ao destino e também empresas com algum tipo de oferta, seja de passagem, hospedagem ou mesmo passeios. 

Acontece que essas ofertas nem sempre são as melhores. Ao buscar na janela anônima e também em aparelhos diferentes –como no celular e também no computador –há mais chances de encontrar aquilo que o algoritmo “escondeu” de você. 

9. Cuidado na hora de pagar

O barato pode sair caro se os cuidados com o pagamento não forem adotados. No caso do boleto bancário, o Procon-SP recomenda que o consumidor confira todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data e CNPJ da empresa, por exemplo. 

Se o pagamento for via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido antes de a transação ser confirmada.

Já quando os pagamentos forem com cartão de crédito, a recomendação é criar um cartão virtual. O cartão virtual é como um segundo cartão de crédito ou débito. Ele tem número, data de validade e código de segurança (CVV) diferentes do cartão físico, mas está conectado ao mesmo limite e fatura do seu cartão. 

Além de proteger os dados do seu cartão físico, em caso de qualquer incidente de vazamento ou exposição de dados, a vantagem do cartão virtual é que você pode mantê-lo bloqueado quando não estiver usando ou deletá-lo após realizar suas compras, dando ainda mais segurança para seu dinheiro.  

No vídeo abaixo, entenda melhor como funciona um cartão virtual.

Leia também 

Passagens aéreas na Black Friday: como saber se elas estão baratas?

Black Friday: 4 goles e ciladas para não cair

Promoções Black Friday: como saber se realmente valem a pena?

Como planejar uma viagem sem gastar todo o seu dinheiro?

Quanto custa viajar? Aprenda a calcular as despesas de sua próxima viagem

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.11 / 5

Você já votou neste post