O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser controlados pelo aplicativo, como é o caso do nosso cartão. Mas sabemos que imprevistos podem acontecer e que talvez você precise bloquear ou até mesmo cancelar o seu cartão do Nubank.
Também existe a possibilidade de tanto o bloqueio como o cancelamento serem feitos pelo próprio Nubank, a depender do caso. Abaixo, entenda a diferença entre o bloqueio e o cancelamento do cartão e saiba quando isso pode ocorrer.
Bloqueio e cancelamento do cartão Nubank: qual a diferença?
Bloqueio e cancelamento do cartão não são a mesma coisa.
Quando o bloqueio é feito por você ou pelo Nubank (por questões de segurança), existe a possibilidade de desbloqueá-lo e voltar a usar o cartão normalmente. Ou seja, o bloqueio é algo temporário e o mesmo cartão ainda pode voltar a ser utilizado.
No caso do cancelamento feito pelo cliente, não há mais possibilidade de ter o cartão de volta. Portanto o cancelamento do cartão Nubank é irreversível.Se o cancelamento for feito por causa de perda, roubo ou dano no cartão, o Nubank emite uma nova via para você.
O cancelamento do cartão também pode ser realizado pelo próprio Nu, mediante comunicação por e-mail (aí depende de cada situação especificamente).
O Nubank pode bloquear o meu cartão?
Sim, nós bloqueamos cartões com o objetivo de proteger os nossos clientes. Nossas Defesas Inteligentes alertam quando uma transação de risco é realizada, como no caso de compras em sites suspeitos ou que tenham um valor fora do padrão que o cliente costuma gastar.
Por exemplo, se as suas operações geralmente não ultrapassam os R$ 1 mil e houver uma tentativa de compra no valor de R$ 15 mil, seremos avisados e o bloqueio preventivo pode acontecer.
Se isso ocorrer, uma tela irá aparecer no seu aplicativo perguntando se você reconhece as últimas compras. Caso a resposta seja SIM, basta selecionar essa opção e seu cartão será desbloqueado na mesma hora.
Mas se você não reconhecer as últimas transações, clique em NÃO. Assim, você será direcionado para o chat, onde um de nossos atendentes vai analisar a situação. Se for comprovado que não é o cliente que está realizando a compra, o cartão será cancelado (você não irá sair no prejuízo e emitiremos uma nova via).
Se a transação suspeita ocorrer no cartão virtual, é possível apagá-lo no próprio aplicativo e gerar um novo.
Lembre-se de que é possível criar cartões virtuais que expiram automaticamente depois de 24 horas. Assim, você não precisa se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo de sites não tão confiáveis ou daqueles em que fará apenas uma compra específica (sem ser recorrente).
Em caso de dívidas não pagas, também pode haver o bloqueio judicial. Ele acontece quando há a determinação do bloqueio de bens e valores que existem na conta bancária de uma pessoa, e se dá por meio de um processo judicial
Mas vale dizer que, antes que o bloqueio da conta do Nubank seja realizado, o devedor recebe uma notificação para resolver sua inadimplência e, caso isso não ocorra, é feito um levantamento dos seus bens e dos valores em sua conta para que possam ser penhorados com o intuito de abater a dívida.
Saiba mais aqui: Bloqueio judicial: o que é e como evitar?
E se eu mesmo quiser bloquear meu cartão do Nubank?
Você pode bloquear o seu cartão de crédito ou débito caso tenha feito uma compra em um site duvidoso ou esteja em algum evento público, por exemplo, e queira evitar fraude.
Se você precisar bloquear o seu cartão ou prefere mantê-lo assim quando não estiver usando, é possível fazer isso diretamente pelo app. Você pode bloquear tanto o cartão físico quanto o virtual. Confira abaixo como fazer isso:
Como bloquear um cartão virtual do Nubank?
- Na tela inicial do aplicativo, basta clicar em “Meus cartões”;
- Toque no cartão virtual que deseja bloquear;
- Insira sua senha de 4 dígitos;
- Depois, toque em “Bloquear” e, novamente em “Bloquear”;
- Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!
Como bloquear o cartão físico do Nubank?
- Na tela inicial do app, toque em “Meus cartões”;
- Toque no campo de cartão físico;
- Insira sua senha de 4 dígitos;
- Depois, toque em “Bloquear” e, novamente em “Bloquear”;
- Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!
Para desbloquear, é só seguir o mesmo caminho, porém, clicando na opção “Desbloquear”.
Posso cancelar o cartão do Nubank?
O cancelamento do cartão Nubank só pode ser feito caso você entre em contato com o nosso time de atendimento, por meio de um de nossos canais oficiais.
Lembrando que esse processo é irreversível. Ou seja, se você optar por não ter mais o nosso cartão de crédito, ele será cancelado e você não poderá voltar a tê-lo.
Por que meu cartão Nubank foi cancelado?
Nenhum cancelamento do cartão Nubank é feito de forma automática. Tratamos cada situação individualmente e com o máximo de transparência possível, comunicando o cliente com antecedência, como está previsto em nosso contrato.
Quando o usuário atrasa o pagamento da fatura por um longo período, o cartão de crédito pode ser cancelado. Porém, faremos de tudo para te ajudar a quitar esse débito da melhor maneira. Mas não se preocupe: o contato é feito diversas vezes antes de tomarmos qualquer decisão.
Leia também:
Meus limites Nubank: saiba como consultar no app
Posso ter dois cartões Nubank? Descubra quando isso é possível
Tipos de cartão Nubank: confira as opções que temos para você
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}