Quem faz compras internacionais com cartão de crédito – seja em transações presenciais ou online – já pode ter se deparado com uma cobrança com a sigla BRL na fatura. O BRL nada mais é do que uma projeção do valor em Reais usada pelos estabelecimentos que vendem produtos.
Ela aparece nos próprios sites e pode confundir os clientes, que acreditam que o valor exibido já está em Reais.
No entanto, o BRL é apenas uma estimativa de quanto o preço dos produtos anunciados custaria na moeda brasileira.
O que é BRL: por que ele é diferente do Real?
O BRL é diferente porque cada site pode usar uma cotação específica para estimar o preço do produto em Reais – mas essa estimativa nem sempre bate com a cotação usada pelos bancos e operadoras.
A partir do momento que o consumidor usa seu cartão de crédito, os estabelecimentos têm até 7 dias para realizar o processamento da compra. Só depois que esse processamento for realizado, é possível saber o total a ser pago pelo produto.
Vale lembrar que todos os bancos e operadoras no Brasil precisam usar o valor do dólar do dia do processamento da compra na hora de converter gastos feitos no exterior. Isso evita que o cliente fique exposto às variações de preço do dólar ao longo do mês. Ainda assim, pode haver confusão no pagamento da fatura caso o cliente tenha verificado o preço do produto em BRL.
Evite confusões em compras internacionais
Para facilitar a vida na hora de conferir os valores na fatura e evitar surpresas, o ideal é que as compras internacionais sejam feitas na moeda original do produto.
Ou seja: se for comprar algo, escolha conferir o preço na moeda em que a mercadoria for vendida (como Dólar ou Euro, por exemplo).
AConta Global Ultravioleta pode facilitar essa conversão e organização de gastos na fatura do cartão. Com ela, os clientes Nubank Ultravioleta têm acesso a uma Conta Global com câmbio instantâneo para dólar, euro e mais de 40 moedas, sem a necessidade de baixar outro aplicativo ou abrir uma conta diferente, tornando os pagamentos mais fáceis.
O saldo em moeda estrangeira fica separado dos valores em reais. Dessa forma, você tem maior controle dos seus recursos em outra moeda, sem precisar administrar mais de um aplicativo, e consegue planejar melhor a compra de moeda para as suas viagens internacionais, aproveitando momentos de queda na cotação.
Fique atento pois a conversão de moeda internacional para BRL pode ser feita automaticamente por alguns sites. Se isso acontecer, é possível tentar desabilitar essa opção nas configurações do site ou buscar outras opções de verificação de preço.
O mesmo vale para algumas ferramentas de pagamento online, que permitem realizar a compra na moeda internacional listada pelo vendedor, ao invés de BRL.
Esse cuidado quanto ao preço também é importante porque alguns cartões de crédito podem negar transações em BRL.
Outro custos em compras internacionais com cartão de crédito
Além das variações da moeda, vale ficar atento a alguns outros itens que aparecem na fatura sempre que um consumidor realiza compras internacionais com o cartão de crédito:
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): ele é um imposto obrigatório, cobrado pelo Governo Federal. Em 2025, o IOF é 3,38% para compras feitas no exterior com cartão de crédito.
- Taxas de operação: cobradas pelos bancos ou operadoras para cobrir custos adicionais com as transações internacionais.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}