Anúncios de ofertas imperdíveis, propostas de quitação de dívida por um valor muito abaixo do devido, amigo pedindo dinheiro pelo WhatsApp. Exemplos de tentativa de fraude é o que não faltam – afinal, surge uma nova ideia a cada dia. Talvez você já tenha vivenciado algo parecido com isso. Mas como diferenciar situações confiáveis de crimes? Como não cair em golpes financeiros? O que fazer caso você caia em um?
Seja pela falta de atenção ou até de conhecimento diante de algumas situações, nem sempre é fácil perceber uma tentativa maliciosa para conseguir informações pessoais e até mesmo dinheiro.
Aliás, cada vez mais gente vem sendo atacada por fraudes desse tipo. De acordo com dados do The 2023 NICE Actimize Fraud Insights Report, que analisa o cenário bancário e de pagamentos, e revela as ameaças mais urgentes e os padrões que impactam instituições financeiras, de 2021 para 2022, tentativas de transações fraudulentas aumentaram em 92%, sendo que os valores de tentativa de fraude dispararam em 146%.
Abaixo, entenda por que as pessoas caem tanto em fraudes e como não cair em golpes financeiros.
Por que as pessoas caem tanto em golpes?
Porque, com o avanço da tecnologia nos serviços financeiros, as operações bancárias estão tão rápidas quanto mensagens instantâneas, e o excesso de estímulos em canais diferentes (e-mail, aplicativos de conversas e redes sociais) deixa as pessoas mais vulneráveis a ataques.
Outro motivo é a situação financeira das pessoas. Quanto maior o endividamento e o desemprego, maior é a quantidade de ataques. A psicologia econômica já provou que quando o orçamento está desorganizado, as pessoas tendem a buscar soluções rápidas, quase milagrosas, para os seus problemas financeiros. Por isso, elas ficam mais suscetíveis a cair em golpes.
Como lidar com um golpe financeiro?
Se você percebeu que caiu em um golpe financeiro, é importante agir rapidamente. Confira dicas de “primeiros socorros” para algumas situações:
Contate a instituição financeira
Busque contato imediato com a instituição financeira pela qual a operação foi feita e explique o ocorrido – depois que um pagamento ou transferência é confirmado, não é possível evitar que o valor chegue à conta de destino, mas às vezes ainda existe a possibilidade de contestar a transação junto ao banco recebedor;
Faça a denúncia da conta
Denuncie a conta fraudulenta para a instituição financeira que recebeu o valor, pois assim as equipes responsáveis poderão iniciar as investigações mesmo antes da comunicação interbancária;
Registre um boletim de ocorrência
Faça um boletim de ocorrência informando sobre o golpe e fornecendo o máximo de detalhes possível. Muitas vezes este documento é solicitado para que o processo de contestação seja efetivamente iniciado. (saiba aqui como fazer um boletim de ocorrência);
Redefina suas senhas
Redefina suas senhas, especialmente se tiver sofrido uma invasão de conta. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para garantir mais uma camada de segurança para as suas contas e aplicativos;
Peça um cartão novo
Peça uma nova via do cartão físico se a numeração dele tiver sido exposta. Caso a exposição tenha sido do cartão virtual, também é importante excluir e gerar um novo – no Nubank é possível fazer isso diretamente pelo app (saiba como clicando aqui);
Se você desconhece alguma compra online feita com seu cartão, entre em contato com a área de atendimento ao cliente do seu banco para contestar o lançamento. Confira como fazer isso pelo aplicativo do Nubank.
Mesmo com essas ações, vale lembrar que cada instituição tem procedimentos específicos para lidar com assuntos relacionados a golpes e fraudes em geral. Por isso, é importante se informar sobre quais medidas podem ser tomadas pelo seu banco com o objetivo de reter, recuperar ou ressarcir o dinheiro perdido.
Qualquer pessoa está sujeita a cair em golpes, mas muitas não reportam por acharem que nada pode ser feito. Tomar essas medidas é a melhor forma de se proteger de mais danos e impedir que os golpistas façam mais vítimas no futuro.
Aproveite e assista (e compartilhe com amigos e familiares) ao vídeo abaixo para evitar cair no golpe da falsa central de atendimento:
Leia também
Como funciona o Alerta de Golpe do app do Nubank?
Golpe do cartão de crédito: quais são os tipos mais comuns e como evitar?
O que é o golpe da falsa central de atendimento?
Quer saber mais sobre golpes na internet? Clique aqui e saiba tudo sobre segurança digital.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.