Além dos já conhecidos cartões de crédito e débito, existe um terceiro tipo que, nos últimos anos, vem ganhando espaço e gosto das pessoas: o cartão pré-pago.
Segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o volume movimentado com esse tipo de cartão de crédito aumentou 66% em 2018 em relação a 2017, chegando a R$ 11 bilhões.
Mas o que é exatamente um cartão pré-pago?
Cartão pré-pago: o que é?
Um cartão pré-pago é como um cartão que possui a função débito, mas que precisa ser recarregado com determinado valor. Todas as transações feitas nele consomem o saldo depositado até que ele acabe – depois, é só carregá-lo novamente.
Na prática, o cartão pré-pago funciona como um celular pré-pago: o uso é limitado ao valor que for depositado nele.
Esse tipo de cartão foi regulamentado pelo Banco Central como uma modalidade de pagamento em 2014. Normalmente, as tarifas cobradas pelo cartão pré-pago são mais baixas do que as dos cartões de crédito que cobram anuidade.
Conheça o cartão de crédito Nubank: sem anuidade e sem tarifas escondidas.
Como funciona?
O cartão pré-pago costuma ser usado em compras presenciais, ao pagar a assinatura de serviços de streaming e até compras na internet. Mas, na prática, ele funciona como cartão de débito, já que é necessário ter saldo para poder usá-lo.
Vale dizer: apesar de ser usado como cartão de crédito no momento da compra, o cartão pré pago não permite parcelar transações.
O saldo e extrato de compras do cartão podem ser consultados no aplicativo ou site da instituição que o oferece. É importante sempre ficar de olho no saldo se o cartão pré-pago é um meio de pagamento que você usa com frequência – afinal, pode acontecer de o saldo disponível não ser suficiente para aquela compra que você pretende fazer.
Como recarregar cartão pré-pago?
Depende da instituição financeira onde você contratou o seu cartão, mas, no geral, as existem diferentes maneiras de recarregar o cartão:
Débito em conta
Algumas instituições permitem que a recarga seja feita com débito em conta – ou seja, o saldo que você deseja depositar no cartão pré-pago será descontado do que você tem disponível em conta. Vale somente verificar se a conta deve ser da mesma instituição ou de outra.
Boleto bancário
Geralmente, através do aplicativo de seu cartão pré-pago, é possível gerar um boleto no valor que você deseja recarregá-lo. Ele pode ser pago em lotéricas, aplicativo de bancos ou até em caixas eletrônicos.
Vale lembrar: essa possibilidade, tal como os lugares onde é possível pagar o boleto, depende da instituição financeira que oferece o cartão.
Saldo
Quem possui um cartão pré-pago ligado a uma conta normalmente também pode carregá-lo a partir do saldo disponível nela. É diferente do débito online: no primeiro caso, ele pode ser recorrente (programado todo o mês ou toda a semana, por exemplo) e não necessariamente é de uma conta vinculada ao cartão.
Depósito
Normalmente, a possibilidade de recarregar somente através de depósito vale para depósitos identificados, aqueles feitos pessoalmente no caixa, colocando o CPF do portador do cartão. Mas, novamente: isso pode variar de banco para banco.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}