Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

CBDC: o que é, como func...

CBDC: o que é, como funciona e o que tem a ver com o Drex?

Sigla para Central Bank Digital Currency, as CBDCs são moedas digitais emitidas por bancos centrais que funcionam como uma versão virtual do dinheiro de um país.



CBDC: fotografia de luzes retas roxas e rosa no fundo preto. Créditos da imagem: Pawel Czerwinsk

Em agosto de 2023, o Banco Central agitou o mundo financeiro ao anunciar o novo nome da moeda digital oficial do Brasil, o Drex – anteriormente chamado de Real digital. Essa extensão do dinheiro físico, conforme afirmou a instituição, é uma espécie de CBDC, o que deixou muita gente se perguntando o que é isso, afinal. É uma criptomoeda? Tem a ver com bitcoin

Se você também tem dúvidas, entenda tudo sobre CBDC abaixo.

O que é CBDC?

CBDC é a sigla para Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital Emitida por Banco Central, em tradução livre. Basicamente, é uma versão virtual da moeda de um país, usada para realizar compras, estipular o valor de um produto, guardar para o futuro, entre outras finalidades.

Atualmente, boa parte das transações já é feita na forma digital. A diferença é que, hoje, a única forma de muitos bancos centrais emitirem dinheiro é por meio de notas e moedas em espécie.

Com a criação de uma CBDC, também é possível emitir moedas no formato virtual, colocando em circulação moedas que nunca foram impressas.

Além do Brasil, países como Estados Unidos, Coreia do Sul e Suécia também estudam criar suas moedas digitais emitidas por bancos centrais.

CBDC é uma criptomoeda?

Não exatamente. Uma moeda digital emitida por banco central, como o próprio nome já diz, é regulada pela autoridade monetária de um país. Ou seja: todas as decisões sobre a CBDC são centralizadas em uma instituição responsável por regular o sistema financeiro de uma nação.

criptomoedas, como o bitcoin, são emitidas e distribuídas de forma descentralizada, e não por um governo ou banco central específico. Quem regula o sistema é a própria rede de usuários, não uma instituição.

Outra diferença importante é que, enquanto criptomoedas são tratadas geralmente como ativos financeiros, as CBDCs funcionam como o dinheiro tradicional, usadas para tarefas do dia a dia, como pagar contas, transferir para outras pessoas e guardar.

Hoje em dia, por exemplo, não é possível pagar qualquer coisa usando o bitcoin. Com uma CBDC, por outro lado, isso seria possível.

Quais são os tipos de CBDC?

Basicamente, existem dois tipos de CBDC: de atacado e de varejo. 

CBDC de atacado

A CBDC de atacado funciona somente para bancos comerciais e câmaras de compensação para transações no mercado interbancário (ou seja, entre instituições financeiras). O objetivo é tornar mais eficientes os pagamentos entre instituições nacionais ou internacionais, que podem ser bastante caros e demorados nos moldes atuais.

CBDC de varejo

A CBDC de varejo, por outro lado, tem como foco o consumidor final. O objetivo é funcionar como uma alternativa ao dinheiro físico para as pessoas e aumentar a inclusão financeira da população – já que, dependendo de suas regras, permitiria transações completamente digitais por pessoas que não têm contas em instituições financeiras.

O que uma CBDC tem a ver com o Drex?

Desde que criou um grupo para estudar as moedas digitais emitidas por bancos centrais pelo mundo, em 2020, o Banco Central vem flertando com a ideia de criar uma CBDC brasileira. Agora, com o anúncio do Drex, isso já é uma realidade. Segundo a instituição, ele é uma espécie de CBDC.

Isso porque o Drex é uma representação das notas de real que você guarda na carteira, exceto por só existir no ambiente virtual. Ou seja: a CBDC brasileira é mais ou menos como as notas de real que você guarda na carteira, exceto que só existiria no ambiente virtual. A ideia é que seria uma nova forma de ter dinheiro e fazer transações.

Relembre o que é o Drex

Com o mesmo valor do papel-moeda, o Drex será uma extensão do dinheiro físico. Na prática, as pessoas terão acesso ao Drex por meio de contas digitais em instituições financeiras, aplicativos e plataformas de pagamento. No mesmo ambiente, será possível fazer a conversão de moeda física em digital, viabilizar transações, pagamentos e recebimentos. 

Já existem países com CBDC?

Sim. O CBDC Tracker, estudo feito pelo Atlantic Council, mostrou que já são 11 países no mundo que lançaram uma moeda digital emitida por bancos centrais, entre eles a Jamaica e a Nigéria. 

Um dos países mais avançados na fase de desenvolvimento é a China, que disponibilizou um piloto para mais de 260 milhões de pessoas. O yuan digital, inclusive, foi utilizado por atletas estrangeiros durante as Olimpíadas de Pequim, movimentando o equivalente a U$300 mil nos testes. 

No Brasil, o Drex está em fase de testes e deve ser lançado para o público geral até o fim de 2024.

Leia mais sobre Drex e moedas digitais:

O fim do dinheiro físico está próximo mesmo?

Drex e Nubank: entenda a participação do Nu nos testes da moeda digital brasileira oficial

O que é criptomoeda? Entenda de uma vez

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.