Acumular pontos no cartão e receber em troca produtos, serviços e descontos é o sonho de muita gente. Mesmo com características específicas, todos os programas de pontuação têm uma lógica parecida: fazendo compras usando o cartão, você acumula pontos que podem ser convertidos em benefícios.
Os programas de pontos geralmente são oferecidos por bandeiras e operadoras de cartão de crédito e também pelos bancos. Vale dizer que esses programas são diferentes dos de milhas. Na maioria das vezes, os programas de pontuação de cartão têm parceria com programas de milhas de alguma companhia aérea e podem ser convertidos.
Em 2019, de todas as milhas acumuladas no cartão de crédito dos brasileiros, 43,6 bilhões delas venceram e não puderam ser utilizadas, segundo o Banco Central. Por isso, vale ficar atento. Afinal, não adianta acumular e não utilizar os benefícios a tempo, né?
Como funciona um programa de pontuação de cartão de crédito?
Mas, para ter pontos para resgatar, é preciso acumular primeiro. Abaixo, saiba como fazer isso.
Como faço para acumular pontos no cartão de crédito?
No segundo trimestre de 2022, foram mais de 189 milhões de cadastros em programas de fidelidade, de acordo com os dados da Abemf (Associação Brasileira de Empresas de Mercado de Fidelização). Esse número é 8,4% maior que no segundo trimestre do ano anterior, em 2021.
Quer começar a juntar pontos no seu cartão de crédito? Ou você já tem um programa de benefícios e quer aumentar sua pontuação? As dicas a seguir podem te ajudar a acumular pontos no seu cartão. Confira:
1. Do começo: cadastre-se em um programa de benefícios
Para começar a acumular pontos, você precisa primeiro se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão. O processo costuma ser feito pela internet, no site do seu banco ou instituição, ou pelo telefone.
Assim que seu cadastro estiver certo, suas compras feitas no crédito começam a se converter em pontos. A quantidade de pontos vai variar de acordo com o tipo de cartão que você possui e o banco. Existem cartões black, por exemplo, que rendem mais pontos por real gasto, mas também custam um valor em anuidade. É preciso fazer as contas do que vale mais a pena pro seu perfil de gastos.
2. Sempre que possível, pague no crédito
Antes de mais nada, é necessário se organizar financeiramente para não se enrolar. Afinal, a fatura sempre chega. Porém, você precisa lembrar que programas de pontos só funcionam para gastos realizados com cartão de crédito. Tente concentrar seus gastos nessa modalidade, se programando para pagar tudo de uma só vez quando fechar a fatura, em vez de pagar picado usando o débito.
3. Preste atenção nas comunicações de promoção
Fique atento às informações que receber do programa (seja por e-mail ou mensagem, etc) e visite o site da instituição sempre que possível. Se cadastrar na newsletter também pode ser uma boa. Isso pode te ajudar a ficar sabendo das ações em períodos promocionais.
Às vezes é possível acumular 50%, 100% ou até mais de bônus transferindo em época de Black Friday, por exemplo. Ou seja, a quantidade de pontos pode chegar a dobrar em um dia.
4. Saiba a moeda que seu cartão utiliza no programa de pontos
A maioria das operadoras de cartão oferece pontos a cada dólar ou real gasto. Dessa forma, caso o seu cartão te dê um ponto a cada dólar gasto, isso significa que você vai precisar gastar em torno de R$5 no cartão de crédito. Vale ressaltar que esse valor é o do dólar atualmente, em fevereiro de 2023.
5. Compre online em lojas parceiras
Se estiver precisando adquirir qualquer produto, dê preferência a compras pela internet, nas lojas parceiras do programa de fidelidade utilizado.
Usar a função shopping no aplicativo do Nu, por exemplo, dá vantagens especiais na hora de comprar os produtos de algumas das maiores lojas do Brasil. Quem inicia o processo de compra dentro do app tem direito a ofertas em categorias específicas de produtos, descontos e cashback.
O Nubank possui algum programa de pontos?
O Nubank Ultravioleta, o nosso cartão premium, tem 1% de cashback em todas as compras no crédito – ele é instantâneo e o dinheiro que não for movimentado cresce a 200% do CDI.
Esse cashback não expira nunca e pode ser usado de várias formas: para investir, guardar para uma viagem, trocar por pontos, gastar em um restaurante… Ou todas essas coisas juntas. Saiba como abaixo:
Transferir o cashback para a conta do Nubank:
- Na área de cashback, clique em “Usar cashback”;
- Na tela seguinte, selecione “Resgatar para a conta”;
- Digite o valor que você deseja resgatar e confirme;
- Insira a sua senha de 4 dígitos;
- Pronto! O dinheiro vai direto para a sua conta do Nubank.
Transformar o cashback em milhas Smiles:
- Clique em “Trocar por milhas”;
- Digite quantas milhas deseja enviar para a Smiles e confirme;
- Insira sua senha de 4 dígitos e pronto!
Vale lembrar que é necessário ter conta na Smiles com o mesmo CPF cadastrado.
Cashback Nubank Ultravioleta: clientes conseguem acompanhar o crescimento do dinheiro pelo app
Leia também:
Como acumular milhas mais rápido? 5 dicas que vão te ajudar
Nubank e Smiles: como transferir pontos e curtir suas milhas
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.