Se você é um servidor público federal e quer pedir um empréstimo consignado, seja para resolver alguma emergência financeira ou realizar um sonho, é importante lembrar que vai ter de passar pela autorização consignatária, uma etapa obrigatória. Pelo aplicativo SouGov.br, é possível fazer isso.
Entenda como gerar, consultar e cancelar empréstimo consignado pelo app.
O que é autorização consignatária?
A autorização consignatária é a liberação que o servidor público dá à instituição financeira para que ela consulte a margem consignável dele e, assim, avalie a concessão de empréstimo consignado.
Nessa modalidade de crédito, as parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento. Isso só é possível por conta da relação entre a instituição financeira e o órgão pagador do servidor – e a autorização consignatária permite que as negociações aconteçam. Todo o processo pode ser feito no site ou aplicativo do SouGov.br, que é dedicado aos servidores públicos federais cadastrados no SIAPE, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do governo.
A autorização consignatária tem validade de 30 dias. Ou seja, a instituição financeira tem 30 dias para avaliar a concessão do empréstimo. No Nubank, os clientes que são servidores SIAPE não precisam de tudo isso para contratar um empréstimo consignado. Com a autorização feita, basta entrar no aplicativo, ir na área de Empréstimos e seguir as orientações que aparecem na tela. Com o empréstimo consignado do Nubank, você tem mais controle sobre as suas finanças, resolve pendências ou realiza um sonho que estava parado.
Como acessar o SouGov.br?
É possível acessar pelo site e pelo aplicativo. Quem optar pelo site, deve acessar o SouGov.br Web. Se você preferir o app, precisa fazer o download na App Store ou Play Store.
Em ambas opções, o usuário terá que fazer o login, seguindo as orientações:
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Insira o seu CPF e a senha cadastrados no sistema gov.br ou com o certificado digital, banco ou QR Code.
Ainda não tem uma senha Gov.br? Saiba como criar uma aqui.
Como autorizar empréstimo consignado pelo SouGov.br?
Para realizar a autorização consignatária, basta fazer o seguinte:
- Abra o aplicativo SouGov.br, faça login na plataforma e clique em “AutoAtendimento” – caso possua mais de um vínculo com a Administração Pública, o servidor deve selecionar aquele em que deseja contratar o empréstimo;
- Depois, clique em Consignação;
- Em seguida, selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
- Clique em “Autorizar Consignatário”;
- Na tela seguinte, selecione o tipo de consignação e toque na alternativa escolhida;
- Selecione o Consignatário – que é a instituição financeira onde pretende contratar o empréstimo consignado;
- Clique em “Autorizar”;
- E, por último, em “Confirmar”.
Depois disso, uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela e um e-mail será enviado ao titular, com todas as informações da autorização e do consignatário.
Como consultar a autorização consignatária pelo SouGov.br?
A consulta da autorização consignatária pode ser feita a qualquer momento nas plataformas SouGov.br:
- Faça login no aplicativo SouGov.br e vá em “AutoAtendimento”;
- Clique em “Consignação”;
- Selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
- E depois em “Consultar Autorização de Consignatário”.
Caso queira consultar mais informações, clique na setinha ao lado de “Utilizadas”.
Como cancelar a autorização de empréstimo consignado pelo SouGov.br?
A autorização consignatária é válida por 30 dias. Após esse prazo, ela é automaticamente cancelada. Caso o servidor queira cancelar antes disso, é só fazer assim:
- Faça o login no SouGov.br e vá em “AutoAtendimento”;
- Clique em “Consignação”;
- Selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
- E, em seguida, clique em “Cancelar Autorização de Consignatário”;
- Se o trabalhador possuir mais de uma autorização, deve selecionar a que deseja cancelar e clicar em “Confirmar”;
- Pronto! Uma mensagem de confirmação do cancelamento deve aparecer na tela.
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