Se você é um servidor público e quer pedir um empréstimo consignado, seja para resolver alguma emergência financeira ou realizar um sonho, é importante lembrar que vai ter de passar pela autorização consignatária, uma etapa obrigatória. Pelo aplicativo SouGov, os trabalhadores podem gerar, consultar e cancelar as autorizações.
Abaixo, saiba como fazer isso.
O que é autorização consignatária?
A autorização consignatária é a liberação que o servidor público dá à instituição financeira onde deseja contratar o empréstimo. Lembrando que no caso do empréstimo consignado, as parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento.
Isso só é possível por conta da relação entre a instituição financeira e o órgão pagador do servidor – e a autorização consignatária permite que as negociações aconteçam. Todo o processo pode ser feito no site ou aplicativo do SouGov.
Em resumo: Significa permitir que a instituição financeira consulte a sua margem, ou seja, a instituição consegue oferecer propostas com base na sua disponibilidade real de margem consignada.
Vale dizer que a autorização tem validade de 30 dias.
Como acessar o SouGov?
É possível acessar pelo site e pelo aplicativo. Quem optar pelo site, deve acessar o SouGov Web. Se você prefere o app, precisa fazer o download na App Store ou Play Store.
Em ambas opções o usuário terá que fazer o login, seguindo os passos a seguir:
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Acesse o SouGov com o CPF e senha cadastrados no sistema gov.br ou com o certificado digital, banco ou QR Code.
Como fazer a autorização consignatária no SouGov?
Para realizar a autorização consignatária, basta fazer o seguinte:
- Abra o aplicativo SouGov, faça login na plataforma e clique em “AutoAtendimento” – caso possua mais de um vínculo com a Administração Pública, o servidor deve selecionar aquele em que deseja contratar o empréstimo;
- Depois, clique em Consignação;
- Em seguida, selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
- Clique em “Autorizar Consignatário”;
- Na tela seguinte, selecione o tipo de consignação e toque na alternativa escolhida;
- Selecione o Consignatário – que é a instituição financeira onde pretende contratar o empréstimo consignado;
- Clique em “Autorizar”;
- E, por último, em “Confirmar”.
Depois sisso, uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela e um e-mail será enviado ao titular, com todas as informações da autorização e do consignatário.
Como consultar a autorização consignatária pelo SouGov?
A consulta da autorização consignatária pode ser feita a qualquer momento nas plataformas SouGov. Veja o passo a passo:
- Faça login no aplicativo SouGov e vá em “AutoAtendimento”;
- Clique em “Consignação”;
- Selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
- E depois em “Consultar Autorização de Consignatário”.
Como cancelar a autorização de empréstimo consignado pelo SouGov?
A autorização consignatária é válida por 30 dias. Após esse prazo, ela é automaticamente cancelada. Caso o servidor queira cancelar antes disso, é só fazer assim:
- Faça o login no SouGov e vá em “AutoAtendimento”;
- Clique em “Consignação”;
- Selecionar a opção “Empréstimo Consignado”;
- E, em seguida, em “Cancelar Autorização de Consignatário”;
- Se o trabalhador possuir mais de uma autorização, deve selecionar a que deseja cancelar e clicar em “Confirmar”;
- Pronto! Uma mensagem de confirmação do cancelamento deve aparecer na tela.
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Com o NuConsignado, servidores públicos federais que possuem margem consignável e que desejam ter mais controle sobre as suas finanças, resolver pendências ou realizar um sonho, podem ter acesso a empréstimo consignado com menor taxa de juros e de forma segura, na hora que precisar.
Pelo aplicativo é possível simular, contratar, pagar, antecipar parcelas e até mesmo quitar o seu empréstimo. Tudo no seu tempo, sem intermediários em quem você não confia e nem condições confusas.
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