Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Como fazer compras onlin...

Como fazer compras online com segurança?

Os golpistas estão se sofisticando e o simples ato de fazer compras online pode virar uma dor de cabeça sem alguns cuidados. Mas é possível comprar com segurança e proteger suas informações.



Já faz tempo que as compras online são uma realidade. E opções não faltam: de e-commerces (plataformas de lojas virtuais) a aplicativos de entrega, os brasileiros já adotaram as compras pela internet como parte da rotina. Entre a população adulta, mais da metade (55%) diz preferir compras online a físicas, e o Brasil é o segundo país do mundo a valorizar o comércio eletrônico, segundo dados da YouGov Global Profiles, empresa de pesquisa em e-commerce.

A preferência pelo comércio eletrônico não é só dos consumidores, mas também dos golpistas. Com o crescimento das compras online, aumentou também o número de golpes e de sites falsos na internet.

De acordo com a empresa de segurança PSafe, três a cada cinco brasileiros têm medo de comprar em lojas virtuais. Ainda que o ambiente digital possa causar algumas preocupações, especialmente com golpes, existem maneiras de fazer compras online com mais segurança.

Confira, abaixo, dicas de como fazer compras online com segurança.

Dicas para fazer compras online com segurança

Uma das principais preocupações ao comprar online é com sites falsos que buscam roubar dados financeiros e de identidade dos consumidores. Também há esquemas em que as pessoas realizam pagamentos para obter produtos que não existem.

Saiba como fazer compras online com segurança.

Abra o site da loja em uma aba separada

Recebeu uma promoção ou indicação de loja por um link? Não clique nele, não compre nada a partir dele e nem forneça nenhum dado. Muitas vezes, criminosos conseguem replicar o site de uma loja verdadeira de forma quase idêntica. Ou seja, a interface é perfeita, igualzinha à do negócio original, mas trata-se de um site falso que pode capturar suas informações.

Por isso, em vez de clicar no link, antes de fazer compras online digite o site oficial da loja em uma nova aba do seu navegador ou baixe o aplicativo oficial do e-commerce. Ao fazer isso, garanta que está baixando a partir das lojas oficiais dos sistemas operacionais do seu celular.

Saiba como identificar se um site é seguro.

Não confie nas lojas que aparecem na busca 

Uma tática comum dos golpistas é a compra de links patrocinados no Google para que o site falso criado por eles apareça nas primeiras posições do seu buscador. Essa tática coloca os links falsos no topo de respostas para a sua busca. 

Aqui vale as mesmas orientações anteriores: quer comprar de uma loja? Digite o endereço dela em uma nova aba ou baixe o aplicativo oficial. 

Outra forma de garantir que você está comprando em um site legítimo da loja é acessando ela a partir do Shopping do Nubank, no app do Nu. O Shopping tem mais de 200 marcas parceiras, de diferentes segmentos, para você comprar o que precisar, e com vantagens. 

Pelo Shopping do Nu no app, basta escolher a marca onde quer comprar que você será redirecionado para ela para fechar a compra. Assim, você tem a garantia de que está no site verdadeiro da marca e ainda pode conseguir uns bons descontos. 

Desconfie de promoções que parecem boas demais

Se aquela oferta parece boa demais para ser verdadeira, pode desconfiar. Os golpistas costumam usar táticas da engenharia social para fazer você querer comprar e, assim, entregar seus dados para sites falsos. Entre essas táticas estão ofertas muito atrativas e mensagens com senso de urgência, como prazo curto para acabar uma promoção que parece imperdível. 

Entenda o que é engenharia social e como se proteger

Verifique se a URL é criptografada antes de fazer compras online

Sites criptografados têm as letras https (HyperText Transfer Protocol Secure) no início do link e, em alguns navegadores, aparece um ícone de cadeado no início do endereço do site. Esses sinais confirmam que o tráfego das informações é criptografado (ou seja, os dados que você envia ou recebe do site têm uma camada de segurança), mas o ambiente não é necessariamente seguro. Por isso, considere também outros fatores para verificar se o site é verdadeiro. 

Saiba como identificar se um site é seguro

Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais

Mais uma vez: antes de fazer compras online, só confie em um aplicativo que você mesmo baixou da loja oficial do seu celular. E lembre-se de checar o nome do desenvolvedor desse app. A loja oficial para celulares com sistema operacional Android é a Play Store e, em caso de celulares da Apple com sistema iOS, a loja oficial é a App Store.

Cheque sempre as credenciais da loja antes de comprar online

Antes de comprar online, pesquise o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) do comércio para garantir que ele é real.

Pesquise a reputação da loja

Busque depoimentos e denúncias de outros clientes para descobrir se a loja já esteve envolvida em algum golpe ou fraude. É possível fazer isso em sites como o Reclame Aqui, o Procon, e o Consumidor.gov.

Cadastre uma senha forte e única

A maioria das pessoas costuma usar a mesma senha em todas as suas contas online. Isso é pouco seguro por um motivo muito simples: se ela for exposta em algum site com segurança comprometida, será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Por isso, evite usar senhas iguais, especialmente em e-commerces, onde costuma ser necessário colocar dados de cartão de crédito.

Criar uma senha forte é criar algo que só você saberia, e que é dificilmente decifrável. Na prática, uma senha forte é uma senha longa, com muitos caracteres misturados. Uma recomendação é que a sua senha seja uma frase que tenha um significado para você, e que só você poderia saber. 

Outra sugestão na hora de criar um cadastro em loja é ter um e-mail apenas para isso. Dessa forma, você não expõe o seu endereço de e-mail que usa para cadastro de contas de banco, de cartão etc. 

Confira dicas de como criar uma senha forte.

Dê preferência para o cartão virtual

Vários bancos e instituições financeiras oferecem a opção de gerar um cartão virtual. Ele é o mais recomendado para compras online – se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e gerar um novo, sem comprometer os dados do cartão físico.

No Nubank, além do cartão virtual tradicional, você também pode emitir um cartão virtual temporário para fazer uma compra específica caso desconfie da loja online. Em 24 horas ele desaparece e torna impossível que aconteça qualquer golpe com aqueles números.

Você também pode usar o NuPay, o meio de pagamento do Nubank. Com ele, ao comprar em uma loja virtual que ofereça o NuPay, na hora do pagamento, basta selecionar a opção “Comprar com Nubank”. Você será direcionado para seu aplicativo Nu para confirmar a compra com sua senha de 4 dígitos, sem precisar informar os dados do seu cartão.

Evite salvar seus dados na loja virtual

Deixar os dados do seu cartão de crédito salvos pode agilizar e facilitar a sua próxima compra, mas o recomendado é evitar. Afinal, é possível que, mesmo em lojas virtuais confiáveis, ocorram invasões, deixando as suas informações expostas.

Desconfie de depósitos para pessoas físicas:

Se optar por pagamento em boleto ou Pix, verifique o beneficiado: pesquise, descubra se a razão social bate com o nome fantasia e evite pagamentos a pessoas físicas.

Cuidado com compras via redes sociais e WhatsApp

Pequenos empreendedores costumam usar as redes sociais e o WhatsApp como plataforma de venda. E os golpistas também – eles costumam criar anúncios e até canais se passando por marcas conhecidas. Por isso, a atenção deve ser redobrada. Verifique o histórico de postagens da loja, cheque o CNPJ e busque referências antes de efetuar a compra online, principalmente se os valores forem altos. 

Atenção à entrega da compra da compra online

Sites confiáveis são claros quando se trata do valor do frete, tipo de pacote, formas e prazo para envio, como proceder caso o produto chegue danificado ou não seja entregue. Esses dados devem ser disponibilizados e vale sempre checá-los antes de finalizar a compra online. Assim, você garante que, se houver algum problema, a empresa deverá assumir a responsabilidade, conforme divulgado. 

Salve os comprovantes e comunicações

Durante o processo de compra e depois da confirmação do pagamento, salve toda a comunicação por e-mail ou chat realizado entre você e o site da loja. Caso alguma coisa dê errado no meio do caminho, com as conversas salvas, será possível provar o que foi acordado.

Lembre-se: compras online podem ser excelentes para comparar preços, encontrar promoções e fazer tudo sem sair de casa. Mas proteger sua vida online é muito importante – afinal, suas informações mais importantes estão armazenadas na internet.

Leia também:

Muito além do phishing: conheça os golpes de vishing e smishing

Tabela do Pix: como funciona e como se proteger desse golpe?

Golpe do SMS: como acontece e como evitar?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.27 / 5

Você já votou neste post