Alguns momentos são grandes marcos da vida financeira: o pontapé inicial no próprio negócio, a quitação de uma dívida, a reforma de uma casa. Nesses casos, contratar um empréstimo pode ser uma alternativa – e mais da metade dos brasileiros prefere esse caminho, segundo uma pesquisa do Grupo Globo. Entre as modalidades disponíveis do mercado existe o empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido em inglês como home equity.
A seguir, conheça mais detalhes sobre como funciona o empréstimo com garantia de imóvel e se ele vale a pena ser contratado.
Primeiro, o que é um empréstimo com garantia de imóvel?
De maneira geral, um empréstimo com garantia é um empréstimo em que a instituição financeira que concede o crédito usa algum bem de quem contrata como garantia do pagamento. Isso significa que caso o pagamento das parcelas do empréstimo não seja realizado, aquele bem pode ser tomado.
Como existe uma garantia de pagamento, nessa modalidade de crédito, os juros e as condições tendem a ser melhores.
No empréstimo com garantia de imóvel, o bem usado como garantia do pagamento do empréstimo é um imóvel.
Mas existem outros bens que podem ser colocados como garantia nessa modalidade. No Nubank, por exemplo, é possível usar os investimentos que você tem com o Nu como garantia para obter melhores condições de empréstimo.
Pelo aplicativo, você tem todas as informações e pode ter o controle de todas as etapas do seu empréstimo – desde simular, contratar, adiantar parcelas e acompanhar o andamento do seu empréstimo.
Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?
Ao optar pelo empréstimo com garantia de imóvel, a casa, apartamento ou ponto comercial de quem solicita o crédito é usado como garantia para liberação do valor pela instituição.
Além das etapas de análise de crédito, existe um processo de avaliação do valor do imóvel, que pode ser realizado pela própria instituição ou por uma empresa terceirizada.
A propriedade passa a estar sob responsabilidade do banco durante o período de pagamento, por meio de uma operação chamada de alienação fiduciária. Esse processo é regido pelos artigos 22 a 33 da Lei nº 9.514/97.
Mas não se preocupe: você continua usufruindo do imóvel normalmente, seja para alugar ou morar. Durante um empréstimo com garantia de imóvel, só não é permitido vendê-lo ou trocá-lo enquanto a dívida não é quitada.
Ao fim do pagamento do empréstimo, o imóvel volta para o seu nome.
Empréstimo com garantia por alienação fiduciária: entenda como funciona essa modalidade.
Imóveis terceiros podem ser usados no empréstimo com garantia de imóvel?
Essa é uma alternativa possível, mas depende das regras da instituição financeira em que você solicitar o empréstimo com garantia de imóvel.
Para seguir com esse processo, você deve passar pela análise de crédito e o proprietário do imóvel também precisa se envolver na solicitação, encaminhando a matrícula do imóvel e todas as informações complementares relacionadas ao bem que ficará em garantia.
E se algo acontecer com o imóvel durante o contrato?
Se algum imprevisto acontecer com imóvel no período de contratação do empréstimo, como danos por roubo, furto ou desastres naturais, o pagamento do crédito pode ser negociado.
Cada instituição possui diferentes possibilidades de negociação e esse acordo também vai depender do fato do imóvel ter um seguro ou não.
Como retirar a alienação fiduciária do imóvel?
A retirada da alienação fiduciária do imóvel é responsabilidade da instituição financeira que ofereceu o empréstimo com garantia de imóvel. Assim, após o pagamento completo da dívida, a mesma fica responsável por providenciar as informações da quitação.
A partir deste momento, o processo de retirada é feito automaticamente.
Quais são as taxas de juros do empréstimo com garantia de imóvel?
Geralmente, as taxas de juros ficam próximas de 1% ao mês (ou 12% ao ano) e os bancos emprestam até 60% do valor do imóvel, segundo a média divulgada pelo Banco Central do Brasil.
Como o imóvel está sendo usado como garantia, o risco de inadimplência do cliente cai e, por isso, é possível obter melhores condições de juros, prazos e parcelamento.
Por que o empréstimo com garantia de imóvel é vantajoso?
Quem contrata um empréstimo com garantia de imóvel, tem a vantagem de poder pagar taxas mais baixas e em prazos mais longos. Além disso, ele tende a custar menos para as pessoas, já que, por conta da garantia de imóvel, o risco que o banco assume ao conceder crédito é bem menor – e, por isso, a instituição pode cobrar menos juros.
Vale lembrar: todos os detalhes e informações precisam estar no contrato do empréstimo. Por isso, é importante ler os termos com cuidado.
Leia mais:
Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?
Empréstimo com garantia de veículo: o que é e como funciona?
Cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}