É só virar o ano que começa a contagem regressiva para o Carnaval. Se você pretende se jogar na folia em 2024, não deixe de lado o cuidado com a sua segurança, incluindo bens pessoais como o seu smartphone. Saber como proteger o celular no Carnaval pode valer a pena para manter seus dados seguros em situações de riscos, como roubo, perda ou furto do aparelho.
No último Carnaval de São Paulo, em 2023, mais de 3 mil celulares foram roubados em meio aos blocos. Por isso, é importante garantir que seu dispositivo e as informações que ele carrega estejam seguros.
Abaixo, você encontra algumas dicas para proteger o celular no Carnaval.
Como proteger o celular no Carnaval?
Ative o bloqueio de tela
Seja uma senha numérica, autenticação biométrica ou qualquer outro padrão, é muito importante que seu celular exija alguma “chave” para ser desbloqueado. Preferencialmente, alguma que só você tenha acesso e conheça. Esse é o primeiro passo para proteger seus dados, informações e o dispositivo no geral.
Diminua o tempo do bloqueio automático
A grande maioria dos smartphones tem a função de bloqueio automático, que é aquela em que, depois de alguns segundos sem mexer no celular, a tela é bloqueada automaticamente. Uma dica para proteger o celular no Carnaval é configurá-lo para que ele fique o menor tempo possível desbloqueado.
Use a Proteção de Acesso ao App do Nubank
Se você é cliente Nubank, a nossa recomendação é que mantenha a Proteção de Acesso ao App sempre ativa.
Com ela ligada, toda vez que você abrir o app do Nubank será necessário inserir o método de desbloqueio utilizado em seu aparelho – pode ser reconhecimento facial, biometria, validação por senha ou qualquer outro recurso que você utilize para desbloquear o celular.
A ferramenta ajuda a manter a integridade das suas informações, especialmente se o seu celular for roubado durante o uso, com a tela desbloqueada.
Ative o Modo Rua do Nubank
Antes de ir pra folia, ative o Modo Rua do Nubank no seu app. A ferramenta é uma camada extra de segurança no app que te protege contra roubos e furtos. Com ele, você pode limitar o valor de transferências via Pix, TED e pagamento de boletos sempre que estiver fora de casa. Para usá-lo, basta definir quais são as suas redes Wi-Fi seguras e quanto dinheiro você pretende transacionar quando estiver fora delas.
Depois de ativado, sempre que você estiver fora de uma dessas redes seguras, o Modo Rua vai bloquear transferências que excederem o limite definido por você. Para realizar transações acima desse limite, é só fazer um reconhecimento facial com teste de prova de vida dentro do app.
Proteja suas senhas
Idealmente, nenhuma senha deve ser repetida – você deve usar uma para o celular, uma para suas redes sociais, uma para seu banco, e assim em diante. Por um único motivo: se você usa uma mesma senha e ela é descoberta, fica fácil ter acesso a cada informação de seu dispositivo.
Outra dica em relação às senhas é de estabelecer uma extra para acessar todo e qualquer aplicativo do seu celular, mesmo o WhatsApp. Essa é uma camada extra de segurança que você cria.
Por fim, o mais importante é não deixar nenhuma senha anotada em seu dispositivo, seja no bloco de notas ou qualquer outro aplicativo. Isso dá abertura para que criminosos se passem por você e autentifiquem serviços, dificultando que a situação se resolva rapidamente.
Mantenha sua geolocalização ativada
É comum que as pessoas desativem o serviço de geolocalização do celular no dia a dia para economizar bateria, mas essa ferramenta pode ser útil em caso de perda do aparelho. Com a geolocalização ativada, caso você perca seu celular, fica mais fácil encontrá-lo e bloqueá-lo através de serviços como o Encontre meu iPhone, de dispositivos iOS, e Encontre meu Android.
Desative a prévia de mensagens
Em alguns aplicativos, a configuração padrão é de mostrar uma prévia das mensagens recebidas nas notificações de sua chegada. Com isso, qualquer pessoa que estiver com seu celular pode ler as mensagens recebidas.
Uma boa prática para proteger seu celular no Carnaval é desativar essa função em todos os aplicativos de mensagem e redes sociais que você usar.
Desative a função de preenchimento automático de senha
Por mais que a função de preenchimento automático de senha (também chamada de autofill), seja prática, ela pode comprometer a segurança de alguns serviços e redes sociais que você possui no seu celular. Afinal, ela permite que outras pessoas consigam fazer o login em seus perfis e serviços.
Por isso, desativar essa função pode criar uma camada de segurança a mais em seu dispositivo.
Faça backup de todos os dados e fotos antes de sair de casa
Garanta que todos os dados mais importantes e fotos do seu celular estão constantemente armazenados em algum serviço de nuvem ou dispositivo seguro. Assim, caso seu celular seja furtado, você não precisa se preocupar em perdê-los na hora de bloquear o dispositivo.
Troque o seu e-mail de recuperação de senhas
Sabe quando você esquece sua senha e usa o e-mail para recuperá-la? Um criminoso pode fazer a mesma coisa para controlar seus dados, caso esse e-mail de recuperação esteja conectado ao aparelho.
Perdi meu celular, e agora?
Se algo acontecer com o seu dispositivo, você deve avisar sua instituição financeira o mais rápido possível, além de abrir um boletim de ocorrência para denunciar o que aconteceu.
Se você é cliente do Nubank, pode reportar um roubo ou furto de celular com a plataforma Me Roubaram. Por lá, você avisa o Nubank sobre o problema e recebe o suporte necessário para bloquear seu cartão de crédito e desvincular sua conta do aparelho o mais rápido possível. Para abrir um registro, siga o passo a passo:
- Entre no Me Roubaram;
- Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em “Esqueci minha senha” para alterá-la);
- Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;
- Na sequência, você terá a opção de bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho imediatamente;
- Pronto: ao finalizar o processo, nossa equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger.
Mas lembre-se: mesmo após abrir um registro, ainda será necessário contatar o time de atendimento do Nubank. Você pode fazer isso por telefone, nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).
Além disso, você pode consultar a página nubank.com.br/seguranca para conferir orientações claras sobre o que fazer em casos de golpe, fraude, roubo, furto e outras situações.
Leia também:
Me Roubaram: como bloquear seu cartão e deslogar sua conta Nubank em casos de roubo, furto e perda
Segurança digital: tudo que você precisa saber
Modo Rua: como funciona a ferramenta do Nubank que te protege contra roubos e furtos de celular
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.