Você planeja seu futuro, sonha em conquistar suas coisas, talvez em chegar mais tranquilo na velhice. Quando começa a dar os primeiros passos para chegar lá, já desanima: no meio do caminho para realizar tudo isso tem um monte de dívidas. Esse é o cenário para a maioria dos brasileiros, já que 71% da população estava endividada em agosto de 2021, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
Para retomar o controle da vida financeira e voltar a sonhar, é preciso sair do vermelho. E não é só para diminuir a ansiedade. Ao quitar as dívidas, você evita gastar seu dinheiro com juros, impede que o nome fique sujo e tenha dificuldade de acessar crédito, e que perca a organização do orçamento. Esses são elementos muito importantes para conseguir alcançar seus objetivos.
Encarar o endividamento, porém, não é fácil. Mas é importante não fechar os olhos para as dívidas, quando elas existem, porque isso só faz a bola de neve crescer e, uma hora ou outra, ela pode te afetar.
Para ajudar a organizar sua vida financeira, veja abaixo uma calculadora que pode dar um caminho para sair do vermelho. Com apenas seis perguntas ela sugere algumas soluções para o seu contexto. Com uma visão mais clara do problema dá pra montar um plano e quitar as dívidas. Vamos lá?
As informações fornecidas a seguir servem para fins de cálculo estimado da sua situação financeira e de sugestões educativas. Nenhum dado será armazenado pelo Nubank ou usado para outras finalidades, e não influenciam na sua relação comercial com o Nubank.