Itens na promoção e enfeites natalinos. É esse o clima do comércio nas cidades brasileiras no fim de ano. Afinal, Black Friday e Natal estão logo aí. Em 2024, a Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro.
De acordo com um estudo do Google, 61% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday deste ano para realizarem compras. Portanto, esse pode ser um bom momento para os comerciantes chamarem a atenção dos clientes para seus produtos e serviços e aumentarem as vendas.
Abaixo, confira algumas estratégias do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para aproveitar a data.
1. Fidelize os clientes
Pode ser que a Black Friday seja o primeiro contato do consumidor com a sua empresa. Por isso, o planejamento da sua ação precisa ser bem elaborado. É preciso organizar as ideias, pensar nos produtos que irão entrar em promoção e também no desconto que será aplicado em cada item.
Lembre-se que conquistar novos clientes é importante, mas manter os clientes atuais é ainda melhor. A fidelização de clientes é um dos pilares para o sucesso do seu negócio, especialmente em momentos de grande concorrência, como a Black Friday.
Você pode aproveitar essa base de clientes para fazer pré-vendas, por exemplo. Enviar um e-mail ou uma mensagem nas redes sociais com uma oferta antecipada pode ser uma boa ideia. Além de aumentar as vendas, a ação também tende a criar um vínculo ainda mais forte com o consumidor.
2. Disponibilize ofertas atraentes
A Black Friday é considerada uma ótima oportunidade de os consumidores comprarem aquele item que tanto desejam com um preço especial – e que cabe no bolso. Para que a loja não dê um desconto muito desproporcional se comparado a outros competidores, é importante fazer uma análise dos preços praticados pelos concorrentes.
Vale pesquisar em sites, aplicativos e lojas físicas das empresas que vendem a mesma categoria de produtos que o seu. Com isso, fica mais fácil definir os preços do seu estabelecimento e oferecer descontos mais atrativos do que os dos concorrentes.
Considere, por exemplo, criar promoções direcionadas exclusivamente para novos clientes, como um desconto especial na primeira compra ou um pacote promocional com produtos populares. Outra alternativa é oferecer frete grátis. Isso pode acabar sendo um incentivo para que as pessoas escolham sua loja em vez da concorrência.
3. Engaje nas redes sociais
As redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o seu público. Por isso, é importante investir em postagens nos canais oficiais da sua marca e estimular o engajamento das pessoas.
Você pode investir, por exemplo, em posts patrocinados, que costumam atrair quem ainda não segue a página da sua empresa. Ao ver as publicações de determinado produto, aumentam as chances de o consumidor efetuar a compra.
O Instagram é uma ferramenta indispensável para impulsionar suas vendas na Black Friday. Você pode criar vídeos curtos e destacar produtos que estarão em promoção, alertar sobre a escassez de itens e criar um senso de urgência.
Por fim, as lives de vendas são uma tendência focada em apresentar e vender seus produtos. Experimente esse formato para engajar os clientes, apresentar produtos e criar um ambiente de compra empolgante e interativo.
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4. Integre ambientes
A integração entre o ambiente físico e o digital é essencial para o sucesso na Black Friday. Se você possui uma loja física, use suas plataformas online para direcionar o tráfego para o seu estabelecimento. Caso o seu negócio seja focado em vendas online, ofereça a opção de retirada na loja, especialmente para aqueles clientes que desejam economizar no frete.
Uma boa estratégia é criar campanhas de marketing que unam as duas frentes. Por exemplo, um cliente que comprar online pode receber um cupom de desconto para utilizar na loja física, e vice-versa. Essa integração não só aumenta as vendas em ambos canais, como também pode melhorar a experiência do cliente.
5. Disponibilize diversas formas de pagamento e descontos progressivos
Não adianta ter o estoque cheio, promoções nas redes e um atendimento preparado sem oferecer meios de pagamento variados. Se você quer mesmo vender mais na Black Friday, é preciso dar alternativas aos clientes. Ou seja, além do cartão de crédito, ofereça descontos para pagamento por meio de Pix, boleto, cartão de débito, carteiras digitais, cartão virtual, entre outras. Assim, você evita que o consumidor desista de comprar na loja por não possuir o meio de pagamento preferido por ele.
As ofertas válidas por tempo limitado, por exemplo, são uma maneira de gerar urgência e incentivar as compras. Já os descontos progressivos são uma ótima maneira de aumentar o ticket médio das vendas. A ideia é a seguinte: quanto mais o cliente compra, maior o desconto que ele recebe. Por exemplo, 10% de desconto para compras acima de R$ 200, 15% para compras acima de R$ 400 e assim por diante.
Assista o vídeo abaixo e saiba como se preparar para a Black Friday:
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